Formação de conjunto/banda acústico(a) para bar - Até quando só o violão é necessário?

    Autor Mensagem
    Montanha_
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Montanha_


    Fiz esse tópico aqui nesse fórum de violão porque imagino que seja o lugar que vou encontrar mais pessoas que compartilham mais experiências parecidas.

    Eu tenho um projeto de banda para tocar em bares e casas noturnas que vai com a proposta de músicas, em grande parte, com vibe acústica. A formação é: violão, guitarra, baixo e bateria.

    Só que algumas vezes bandas assim esbarram em bares menores, ou que não querem colocar uma banda fazendo um som tão "pesado" por diversos motivos. Aí vem a questão: trovadores solitários (um violão e uma voz) muitas vezes passam desapercebidos pelos bares. A partir disso, o que fazer para manter o "minimalismo" do som pra lugares menores só que mantendo um som atrativo e cheio para as pessoas?

    A dupla de violões talvez seja uma boa, mas daí penso na dupla de violão com guitarra, pra dar mais dinâmica. Ou então quem sabe, aumenta para um trio de violão, guitarra, e baixo. Ou será que o baixo não faria tanta diferença e um conjunto de bateria mais simples (chimbal, caixa, prato e bumbo, talvez um tom) seria melhor?

    O pessoal que já tocou, toca, ou mesmo os que têm experiência apenas como ouvintes, por favor dêem suas sugestões e considerações!

    André Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acho que seria legal violão, teclado e bateria cara!
    Mas uma bateria leve (Bumbo, caixa, 1 tom e 1 chimbal)

    Minha opinião!
    Abraços!

    teuabreu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O segredo é trabalhar os arranjos.

    Se tiver bem coeso, o instrumento que combinar agradará.

    lbotao
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: lbotao
    · votar


    cara, você primeiro disse que a banda completa era muito..
    depois vc reduziu pra 2 violões, depois colocou a guitarra, depois o baixo e depois colocou a batera!
    vc quer reduzir ou não? hehehe

    então... tenta fazer um lance de percussão, um cajon e um prato é uma boa, pode ter um meia lua ou um bongo também...
    tenta ver uns lances assim,
    http://www.youtube.com/watch?v=mzJNkgLNtn8&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=_V_DOMLVR7s&feature=SeriesPlayList&p=0B D69368AB943C89&index=35

    Smothie
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Até quando houver acustico no nome, enfim até quando voces acharam que o som ta muito xoxo

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Montanha_
    A formação é: violão, guitarra, baixo e bateria.
    bom, isso é uma banda completa né?

    trovadores solitários (um violão e uma voz) muitas vezes passam desapercebidos pelos bares.
    por que voce acha isso?
    eu acho que violão e voz funciona muito bem pra lugares pequenos.
    o grande desafio é como segurar os arranjos, tem que limpar, simplificar, fazer pirueta...
    e depende muitissimo do tipo de musica.

    A dupla de violões talvez seja uma boa, mas daí penso na dupla de violão com guitarra, pra dar mais dinâmica. Ou então quem sabe, aumenta para um trio de violão, guitarra, e baixo. Ou será que o baixo não faria tanta diferença e um conjunto de bateria mais simples (chimbal, caixa, prato e bumbo, talvez um tom) seria melhor?
    eu gosto de dois violões. acho que fica muito melhor pra segurar os arranjos, mas tem que ter muito entrosamento.

    um violao e guitarra tambem. fica mais blues/rock.

    uma bateria pequena funciona sim, mas começa a ficar banda de novo. pode ser ate bumbo-caixa-chimbau-prato só.
    outra coisa que eu acho que cai muito bem nessa escala é cajon.
    violao - guitarra - baixo - cajon vira uma banda "pocket"

    O pessoal que já tocou, toca, ou mesmo os que têm experiência apenas como ouvintes, por favor dêem suas sugestões e considerações!

    nunca toquei profissionalmente, mas toco em casa e em festas, acho que essas formações pequenas funcionam muito bem.

    O segredo é trabalhar os arranjos.
    concordo!

    pra mim depende muito do tipo de musica, dos arranjos, do entrosamento dos musicos. e tambem de quantas pessoas voce quer por lá.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/09
    · votar


    no caso de se tocar em lugares pequenos uma boa pedica tb é o caso da bateria e do violao apenas

    Montanha_
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    cara, você primeiro disse que a banda completa era muito..
    depois vc reduziu pra 2 violões, depois colocou a guitarra, depois o baixo e depois colocou a batera!
    vc quer reduzir ou não? hehehe

    Então, a questão não sou eu querendo reduzir, e sim os donos dos lugares, hehe!

    por que voce acha isso?
    eu acho que violão e voz funciona muito bem pra lugares pequenos.
    o grande desafio é como segurar os arranjos, tem que limpar, simplificar, fazer pirueta...
    e depende muitissimo do tipo de musica.


    Se o cara for um violonista bom mesmo, concordo que dá pra segurar muito bem as pontas sozinho! Especialmente em músicas de bossa nova, MPB, e outras que o violão por si só é bem completo.

    Eu já descartei bastante a idéia do baixo, acho que não seria tão necessário. E no caso da bateria vou contar o que aconteceu até esses dias comigo: estava eu andando por uma rua cheia de barzinhos, e ouvi um pouco do som que vinha de dentro e quando olhei só então percebi que havia um baterista tocando junto, com uma bateria simples e, claro, sem muito esporro (justamente pelo tipo de lugar querer um som mais sossegado).

    Acho que tô pendendo pra dupla de violão e guitarra... hehe

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Montanha_
    Aí vem a questão: trovadores solitários (um violão e uma voz) muitas vezes passam desapercebidos pelos bares. A partir disso, o que fazer para manter o "minimalismo" do som pra lugares menores só que mantendo um som atrativo e cheio para as pessoas?

    Eu acho que o elemento que vai fazer a diferença ente ser uma atração e ser uma música ambiente é a bateria. Com ela dificilmente há dispersão de público.

    Uma formação legal seria violão, baixolão, teclado (prioritariamente com sons de piano e órgão) e bateria (kits pequenos, tocando com aquelas baquetas de bambu). Caso seja estritamente necessária uma redução, um violão e guitarra (se for semi-acústica, melhor ainda) eu acho bem criativo e versátil, mais do que qualquer dupla de instrumentos.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Montanha_
    podia tb colocar um violão nylon e um de aço com pedais (chorus, delay)

    lbotao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    CAJON é o que há cara!

    Violão, Guitarra, Cajon

    com os arranjos certos, fica show de bola!
    abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Montanha_

    Quando eu tocava à noite (E já faz bem uns 20 anos) eu tirava a bateria e colocava percurssão (completa) As vezes não é o espaço fisico que é pequeno, mas lugares que pedem uma música um pouco mais suave. Lugar onde aquela "doida" que apereceu no fantástico chegar, ela possa sentir o seu som com gosto de morango, ou de pêssegos em calda, e cheiro de tulípas e rosas amarelas da *Escandinávia.

    *Falando nisso, onde fica a Escandinávia?

    Um abraço

    edu ROCK
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Montanha_

    Tem um barzinho aqui na minha cidade, que tem música ao vivo, e geralmente a formação das bandas é: violão, bateria e voz.
    De vez em quando rola de ter um segundo violão.
    E nesse bar em específico, eu nunca vi ninguém tocar sem bateria, ou mesmo com percussão.
    Imagino que seja até mesmo um exigência dos donos que a banda tenha bateria.

    Agora, algo que eu acho que influi bastante nessa escolha da formação da banda, é o estilo musical que você vai tocar.
    MPB fica ótimo só com violão e voz.
    Já um pop/rock, por exemplo, fica meio sem graça sem a bateria(na minha opinião).

    Então isso é uma das coisas que você tem que definir: o que exatamente vocês vão tocar.
    Depois de decidido isso, aí sim, você pensa na formação que seria mais adequada ao som que vocês vão fazer.

    Até mais.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    *Falando nisso, onde fica a Escandinávia?
    É a região que foi habitada pelos vikings. Fazem parte delas os países que têm a bandeira com "cruzinha": Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia...

    Montanha_
    Para te inspirar, procura ouvir os arranjos do Emmerson Nogueira, tanto dos discos dele (que têm arranjos mais simplificados) quanto do DVD/CD ao vivo (que tem arranjos de "banda"). Até fiz um review sobre o DVD, achei fantástico: http://albunsdecabeceira.blogspot.com/2009/07/emmerson-nogueira-ao-viv o-uma-aula-de.html.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formação de conjunto/banda acústico(a) para bar - Até quando só o violão é necessário?