Autor |
Mensagem |
Koisa Veterano |
# jul/09
Não sei se esse seria o nome certo a se dar, mas tipo, sabe aqueles acordes que são feitos abaixo da quinta casa, e que não se usa pestana, ou seja, não é feito pressão em todas as cordas, e mesmo com apenas 3 ou 4 cordas apertadas, e com as outras tocadas soltas, gera uma harmonia entre todas?? Exemplo:
A9
e0----------------------------------------------------- B0----------------------------------------------------- G-------6---------------------------------------------- D--------7--------------------------------------------- A--------7--------------------------------------------- E------5-----------------------------------------------
E (esse é o power chord de E tocado sem abafar as outras cordas, e mesmo assim gera um "som agradavel)
e0----------------------------------------------------- B0----------------------------------------------------- G------------9----------------------------------------- D------------9----------------------------------------- A---------7-------------------------------------------- E0-----------------------------------------------------
E tem mais algumas firulas de acorde A9 tradicional e E5, mas são somentes que me vem a mente que eu conheço, alguem sabe falar algo sobre o assunto??
|
ProfBardo Veterano |
# jul/09
· votar
Barbada, meu filho! Primeiro: Monte uma escala maior usando os intervalos de Tom+tom+semitom+tom+tom+tom+semitom, assim: Escala de Mi: Mi+Fá#+Sol#+Lá+Si+Dó#+Ré#+Mi - perceba que você gerou oito notas, uma escala maior completa. Agora, pegue a primeira, terceira e quinta notas da escala (vale pra qualquer escala que você montar assim): Mi+Sol#+Si e essas são as notas do acorde de Mi Maior. Até aqui, beleza? Agora vamos colocar essas notas no braço do instrumento: A primeira corda é Mi, que faz parte do acorde, então deixamos solta. A segunda corda é Si, que também fica solta. A terceira corda é sol, então vamos pressionar na primeira casa, que é o sol#. A quarta corda, ré, vamos pressionar o mi, na segunda casa. A quinta corda, lá, vamos usar o si, na segunda casa. E o Mizão deixamos solta tb. Aí temos o acorde assim:
e---0---- B---0---- G---1--- D---2--- A---2--- E---0--
Até aqui você pode dizer: blé, isso todo mundo já sabia! Agora analise a escala, sobraram algumas notas lá, e você pode vê-las de duas maneiras:
Mi+Fá#+Sol#+Lá+Si+Dó#+Ré#+Mi como Tônica+2+3+4+5+6+7+8
Mi+Sol#+Si+Ré#+Fá#+Lá+Dó# como Tônica+3+5+7+9+11+13 - é um acorde completo
Agora é só acrescentar a nota que eu quero, por exemplo, o C9 a que se referiu: Acorde de dó maior: Dó+Mi+Sol e a 9ª que é o Ré, basta acrescentar a nota ré na montagem do seu acorde, vai ficar assim:
e---0---- B---3---- (aqui está o ré) G---0--- D---2--- A---3--- E---0--
Para qualquer outro acorde (C11, C4, C13, C5+) é só acrescentar a nota em questão. Só no caso do C5+ que você altera a escala, aí são outros quinhentos, você tem que aumentar meio tom no quinto grau.
Espero ter sido útil! Um abraço!
|
Koisa Veterano |
# jul/09
· votar
ProfBardo
Ta cara, mas tem alguns acordes que são únicos, pois tem uma certa harmonia entre os timbres (agudo, grave) das cordas..
:S
|
kiki Moderador |
# jul/09
· votar
Koisa alguem sabe falar algo sobre o assunto?? nossa, fez uma pergunta bem, precisa hein?
se for usar tab, alinhe os numeros. nao precisa ser como o desenho do braço do violão.
e--0--0-------------------------------------------------- B--0--0-------------------------------------------------- G--6--8-------------------------------------------------- D--7--9-------------------------------------------------- A--7--9-------------------------------------------------- E--0--0--------------------------------------------------
ou use o esquema de uma linha só:
E 022100 A9/E 077600 A7M/9 006600
(nao sei se os nomes estao corretos, e é meio complicado nomear estes acordes)
eu tambem nunca ouvi nenhum nome pra isso...
tem um nome que é "acorde aberto", que é quando usa cordas soltas, mas não tenho certeza se é como voce disse. por exemplo, o G e o C comuns são abertos, acho.
um jeito de fazer uns desses é pegar o E, A e D e ir "andando":
A C/A D/A D G/D e--0--0---0----2--7------------------------------------------ B--2--5---7----3--8------------------------------------------ G--2--5---7----2--7------------------------------------------ D--2--5---7----0--0------------------------------------------ A--0--0---0------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
a idéa geralmente é dar sonoridades diferentes, por causa da proximidade dos sons, e explorando as caracteristicas dos instrumentos de cordas. no geral é estudar formação de acordes, e ir vendo as mãos dos musicos pra pegar umas "sacadas".
|
Koisa Veterano |
# jul/09
· votar
kiki tem um nome que é "acorde aberto", que é quando usa cordas soltas, mas não tenho certeza se é como voce disse
Eu acho que é isso mesmo, vlw, é que eu queria pegar algumas idéias, experiencias a mais, o Roger Lopes faz bastante nesse vídeo:
|