Taylor 214 Regulagem das cordas!?

    Autor Mensagem
    marcospastor
    Veterano
    # jun/09


    Estou com um Taylor 214 a 6 meses, um baita violão...mais ele está com as cordas 5mm de altura na 12.casa, eu to achando meio alta.

    Estou pensando em levar a um Luthier(Di Castelli em Curitiba) para além de uma regulagem completa baixar as cordas, minha dúvida é se eu abaixar muito as cordas o som da guita perca a qualidade.

    E pra qto devo mandar baixar(2mm ou 3mm)?!

    Abs

    Marcos
    Mandaguari/Pr

    MMJr
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    marcospastor

    A medida eh entre o topo do traste 12 ate a parte de baixo da corda....

    Nao existe um altura correta ou padrao...Pois depende do gosto de cada um e de acordo com o estilo que toca....
    Muitos fabricantes sugerem 3mm no mizao e 2mm na mizinha...

    Abaixo veja como o tensor (trussrod) funciona..Caso o braco do seu violao precise de um ajuste...

    http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/truss_rod_adjustment.pdf


    Valeu...

    Valeu...

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    marcospastor

    Como foi dito pelo MMJr é uma questão muito subjetiva.
    Além das características de cada instrumento, tem também o gosto dos musicos. Alguns preferem as cordas mais altas, mesmo que fique mais duro de tocar, outras pessoas nem se importam que trasteje um pouco, contanto que esteja com ação baixa!

    Acho que conversando com o luthier ele vai ser capaz de identificar o que é melhor pra vc!

    Abraços!

    marcospastor
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Valeu...

    É, o jeito é falar com o Luthier mesmo!

    Mais só por curiosidade, como é o ajuste(altura das cordas) dos seus instrumentos?

    Abs
    Marcos.

    MMJr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    marcospastor


    O braco do meu violao esta exatamente como a primeira ilustracao do site que eu citei no post acima....e as cordas em relacao ao traste 12 estao:
    Mizao - 2.8mm e mizinha 1.8mm....

    Valeu....

    marcospastor
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMJr

    Valeu pela informação! =D

    Fui medir a minha como vc citou, e está com 3mm no mizão no traste 12, só não medi o mizinho(depois posto a medida).

    Analisando bem, acho que as medidas do Taylor está na média, mesmo que o Luthier não conseguir baixar muito não tem problema o importante é ele ver se o instrumento está regulado de forma equilibrada.

    Abs
    Marcos.

    MMJr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    marcospastor

    Entao,,,
    E bom voce fazer uma visita a um Luthier ou tecnico em violao para tirar as duvidas....E melhor que ficar nesse "disse-me-disse" Aproveite e pergunte "tudo" . Depois posta o resultado aqui pra gente ver...

    Valeu....

    Kdu_Ctba
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    A regulagem varia bastante conforme a tensão das cordas e até a batida da mão direita, quanto mais forte a batida mais alta ficam as cordas, e quanto mais leve a corda, mais alta.
    Em geral, para violão aço, deixo a regulagem com 1,8 na mizinha e 2,3 no mizão, com uma corda 0,010. Dependendo do violão e do músico, dá pra deixar até mais baixo, tipo 1,5 na mizinha e 2,0mm no mizão.
    Já em violão nylon, aí sim, a regulagem começa em 3,0 mm na mizinha e 3,5 mm no mizão. Tenho um violão nylon que construí, que está com cordas de tensão medio alta, deixei com 2,5 e 3,0mm.

    marcospastor
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Valeu Kdu_Ctba

    Vou levar no Luthier e ver o que vai ser possivel fazer... depois posto o resultado!!!

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Taylor 214 Regulagem das cordas!?