Faixa de preço de violão todo maciço de luthier

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao


    Andei pesquisando no fórum sobre violões de luthier, porém fiquei com algumas dúvidas.

    Em muitos tópicos as cifras chegam a R$4000 fácil fácil, mas este tipo de instrumento, na minha opinião, é coisa pra quem manja muito mesmo, pra quem sabe escolher a madeira certa pro timbre certo e etc.

    Há outros tópicos de pessoas perguntando se alguns violões de marca tops valem a pena, aí sempre vem um e fala: "pega um de luthier que vale muito mais a pena". Só que os violões tops de marca (considerando os feitos "em série") não pasam dos R$2000.

    Então fica a questão: é possível fazer um violão todo maciço com um luthier, por até R$2000? Em caso negativo, um violão de luthier só com o tampo maciço já tem condições de bater um todo maciço de marca?

    PS.: Este tópico é resultante de um princípio de GAS. No fim de semana passado eu me empolguei fazendo um arranjo pra Sapato Velho e comecei a viajar na possibilidade de me aprofundar no violão. Logo veio este violão na minha mente.

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Em um violão maciço a captação manda muito!
    Você pode escolher um violão que o agrade e pedir pro luthier fazer igual, ou parecido caso você queira mudar algo, ai escolhe uma captação boa, dependendo do que você pode pagar né.
    Não tenho tanta experiência em preços, mais acho que por R$ 2.000,00 não da pra colocar madeiras boas, captação, e ainda mais a mão de obra.
    Mas se você ta procurando um violão maçico top, não vai encontrar opr menos de R$ 2.000,00 não, o que eu pude comprar foi um caimbé que não é top, eu gosto do violão, acho ele agradavel de tocar e talz, mais ta longe de ser um top.
    Você vai comprar um godin por exemplo que é top, usado por uns R$ 3.000,00 ao menos na minha região é esse preço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mais uma discussão: laterais e fundo feitos em madeir maciça ajudam bastante na sonoridade do violão comparativamente ao tampo maciço? Ou a diferença é muito pequena?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up...

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    Você ta falando de um violão flat ou maciço?

    fabioche
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    não conheço profundamente o assunto, mas conversei algumas vezes com uns 3 luthiers. Precisamente Novaes, Saraiva e Walter Gabriel.

    O alto valor depende da madeira q vc escolhe (por exemplo, se vc quiser lateral e fundo em jacarandá, o preço eh be maior...), mas o que encarece mesmo eh a mão de obra. O violao do Novaes eh muito, mas muito caro. Coisa de 15 mil reais pra mais. O Saraiva fez um violão incrível pra um dos caras do Duofel, por uns 8, 9 mil reais. Já o Gabriel eh mais barato, tem os modelos mais caros, por uns 7, 8 mil, intermediários por uns 4 mil, e uns modelos flats por 1.500, 1.800.

    Eu por exemplo, tô procurando e pesquisando um flat nylon. Tava pensando em pegar um de marca, mas pensando melhor, em termos de nylon, acho q vale mais a pena pegar um com luthier. Se o orçamento permitir, vou fazer com o Saraiva. Caso contrário, pego um mais mediano com o Gabriel, com uma captação mais simples...

    Qto ao violão ser todo maciço fazer diferença, isso eu posso te responder, pq tenho um em casa pra falar. Eh como comparar um carro 1.0 com um carro com 300 cavalos de potência. Os dois te levam pro mesmo lugar, mas vc certamente vai sentir diferença entre andar com um Gol ou andar num Porsche...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    chegam a R$4000 fácil fácil


    Tem um luthier em Sabará MG, que o violão mais barato dele é R$ 4.800,00. E voce tem que esperar na fila. Ele demora de 6 a 8 meses para entregar.

    Um abraço

    qew
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Opiniões sobre o HMS 280

    "eu adorei meu violão"
    por joão de rio verde - SP :: 28/4/2009 22:12:21

    olha pessoal eu recomendo que comprem esse violão porque eu sou inteligente e toco muito este meu violão.


    HAUHAUHAUAUHAUHUAHAUHAU

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    willy_gingaê
    Você ta falando de um violão flat ou maciço?
    Não entendi a pergunta. Violão flat é o modelo de violão com a caixa de ressonância de espessura reduzida, como por exemplo a série Talent da Di Giorgio. Quando eu disse "violão todo maciço", me referi a violões clássicos (de espessura do tamhno "clássico", se eu não me engano 10 cm) que tenha o tampo, as laterais e o fundo em madeira maciça. Provavelmente devem existir violões flat totalmente maciços, mas estou interessado mesmo nos clássicos.

    qew
    Putz, estas opiniões nos sites da Eagle são ótimas!! HUAHUHAAUA!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    qew
    Esse aqui é o melhor de todos:

    eu sempre fui fã de rhapsody of fire (power metal) um dia eu vi um clip deles (unholy warcry)a guitarra do luca turilli neste video era da mesma cor da golden gmp 590 rd, la estava eu andando pelo centtro de tatui quando eu vejo este lindo modelo em uma loja!!! foi amor a primeira vista!!! eu trabalhei, suei vendi camera digital vendi cd's até que consegui dinheiro para obte-la, ja me ofereceram guitarras consideradas as melhores do mercado, por preços e parcelamentos irecusaveis, sim eu testei essas guitarras, modelos de guitarristas consagrados, mas nenhuma delas me deu um som tão bom e um prazer de tocar e beleza quanto a minha GOLDEN GMP 590 RD!!!!!!! obrigado golden pelo melhor dos instrumentos!!!! eu sou Djones Hessel guitarrista de uma banda de garagem power metal melodico, eu prometo que não pouparei esforços para evoluir e ser lembrado musicalmente, e no dia que eu subir nos palcos do wacken (alemanha) gods of metal (italia) rock n rio (brasil) palcos poderosos pra um musico que gosta de um som mais tecnnico e pesado, eu garanto pra vocêis, eu subirei nestes palcos com uma GOLDEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    MAIS UMA VEZ OBRIGADO
    Djones Hessel
    AISENGARDEN


    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mais um questionamento sobre as madeiras "maciças". Porque elas são tão mais caras? Na minha cabeça, arrumar uma placa de uns 3 mm de espessura dá no mesmo (ou até é mais difícil) que arrumar 3 placas de 1 mm e colar pra fazer um laminado...

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    Como te falei não entendo muito do assunto, mas sei que tem bastante diferença.
    Todos comentão sobre isso!
    Tem uma apostila que fala sobre as madeiras, peguei aqui no forum mesmo mas agora não sei onde foi, já faz muito tempo, mas da uma procurada!

    wppereira
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    Mais um questionamento sobre as madeiras "maciças". Porque elas são tão mais caras?

    São mais caras pq é mais difícil conseguir uma placa maciça sem defeitos (nós ou defeitos visuais) de uma árvore qualquer que pegar qualquer 3 placas quaisquer e colar.

    Kamus23
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tem aqui na minha cidade um Luthier que me falou que os violões deles são a partir de 800 reais...

    qew
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    eu garanto pra vocêis, eu subirei nestes palcos com uma GOLDEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    hahuahauauhauhauaha

    muito bom... haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faixa de preço de violão todo maciço de luthier