Autor |
Mensagem |
Gust4vo Veterano |
# mar/09
Tou aki querendo tirar uma duvida , é o seguinte eu toco violão apenas a 7 meses, ai agora to estudando as escalas pentas , ai to com uma duvida se tiver uma música em tom de Dó eu posso usar a penta de dó , ou tem a questao da relatividade ?
e qual escala soa melhor em sertanejos universitário ?
|
LeandroP Moderador |
# mar/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Gust4vo
Pode usar outras pentas também.
Se você inverter a escala pentatônica de Dó maior (C, D, E, G e A), ou seja, tocar a mesma escala partindo de qualquer uma das suas notas, você encontrará a pentatônica de Lá menor (A, C, D, E e G).
Então você percebe que a penta de Dó maior e Lá menor possuem uma relação. Elas são formadas pelas mesmas notas.
Outras pentatônicas também podem soar muito bem com o acorde Dó maior, como por exemplo a penta de de Mi menor (ou sua relativa Sol maior).
Penta Mi menor: E, G, A, B e G Penta G maior: G, A, B, D e E
O que mudou para esta outra pentatônica:
A gente pode afirmar que quase todas as notas são as mesmas. Neste segundo caso a nota Dó foi substituída pela nota Si. Ou seja, esta pentatônica soa muito bem quando o acorde Dó maior tem 7a maior (nota B) também: C7M
A nota Si por estar apenas um semitom da nota Dó também pode lhe servir de aproximação cromática à nota tônica, causando um efeito bem legal.
Estude intervalos, de modo que você possa entender a relação entre as escalas, acorde, harmonia. Intervalo é a chave pra tudo isso!
|
LeandroP Moderador |
# mar/09
· votar
e qual escala soa melhor em sertanejos universitário ?
Como seria um sertanejo universitário?
|
Kamus23 Veterano |
# mar/09
· votar
Como seria um sertanejo universitário?
Kamus23 explica:
Sertanejo universitario, é um sertanejo mela mela que os playboys da universidade escutam, está situado nas capitais, é chato de escutar, pois todas as musicas tem a mesma base, harmonia, e ate a letra não muda muito...
A diferença é que uns usam um chapeu e um violino, outros viola caipira, e alguns como o Victor apostam no solo de violão (que por sinal não é dos piores)
Sertanejo Universitario é moda, igual ao rock mela mela do Nx Zero e derivados...
Logo passa
|
LeandroP Moderador |
# mar/09
· votar
Kamus23
Ah, entendi! Então é um sertanejo urbano.
|
vitaoma Veterano |
# mar/09
· votar
EXATO
|