coloquei aço no violão nylon faz um Mês

    Autor Mensagem
    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09


    olá pessoal !!
    bom estou aqui para comentar o que eu fiz nos ultimos dias com meu violão;
    Eu nunca gostei do som das cordas de nylon, ainda que pra tocar o que eu gosto não fica bom mesmo; ja cordas de aço seriam perfeitas, embora eu sempre tenha visto comentários sobre isso dizendo absurdos que não se pode fazer e tudo mais
    Notei que meu amigo tinha um di Goirgio antigo e "nylon".. perguntei a ele quando tempo ele havia trocado suas cordas e ele me respondeu que ja faziam 4 meses e o violão estava intato;
    Partindo daí, resolvi comprar cordas de aço para o meu que até o momento esta respondendo perfeitamente; tenho um GIANINI série estudo e ja estou no primeiro mes.. as cordas estão perfeitas exceto pela "sol" que meu afinador puxa demais e ela estourou.
    só queria comentar, abraço a todos !
    (cordas de aço em violão de marca boa "nylon" não pega nada)

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    alias; ja comprei a corda sol pela segunda vez e meu afinador estourou ela tambem; alguem sabe algum afinador bom para baixar ?
    eu estava usando o D'Acord, parecia ser bom !!! mais descobri que não depois se sentir que esticar cordas aço mão é nada parecido com nylon
    Alguem sabe um bom afinador para usar do pc :
    flwwwww

    DarkMakerX
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Não é que não se pode trocar nylon por aço, mas é que alguns violões não suportam as cordas de aço. Assim, o braço pode "entortar" e danificar o violão.
    Uso o AP Tuner, mas toco em meio tom abaixo porque minha sol também estourava

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ap tuner, hm; bom saber.. o que você faz para ficar meio tom abaixo ?
    o programa te da suporte ?

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    alguem pode me dizer porque a corda sol quebra ???
    ja comprei 3 vezes e o meu afinador "d'acord" afinava sempre as minhas cordas nylon; o que aconteece agora que ele ta quebrando a minha sól ?
    por favor, quem souber; tire minha dúvida
    abraços !

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    DarkMakerX são para você as perguntas;

    hpept
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    por acaso você está tentando afinar uma oitava acima? Porque não é normal estourar cordas na fase de afinação, especialmente o sol que deveria aguentar uma afinação de alguns tons acima (senão quebraria a cada bend).
    Outra razão poderia ser algum defeito no rastilho, tipo uma pequena aresta, que tem efeito cortante quando estica a corda. Controle que não tenha anda de diferente comparando com as outras cordas.

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    hpept Tento afinar de acordo com o afinador que eu tenho aqui no pc; uso o D'ACORD; você acha que ele pode estar puxando mais a corda ? você o conhece ?
    achei estranho mesmo, porque no primeiro jogo de cordas que comprei da "gianini - aço".. consegui afina-las de acordo com o afinador D'acord
    só depois que começaram a estourar ;/


    e tenho ctrz que não é no rastilho o problema, porque ela estoura la em cima antes da pestana sakas !?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    perguntei a ele quando tempo ele havia trocado suas cordas e ele me respondeu que ja faziam 4 meses e o violão estava intato;

    Os problemas ou defeitos no violão que vão aparecer com esssa troca de cordas, não vão aparecer com 4 ou 5 meses. É com o tempo que vão surgindo, aí quando voce percebe o violão não vale mais nada.

    Um abraço

    Bog
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    embora eu sempre tenha visto comentários sobre isso dizendo absurdos que não se pode fazer e tudo mais
    cordas de aço em violão de marca boa "nylon" não pega nada

    Deixa eu ver se entendi o teu raciocínio:

    "Coloquei cordas de aço no meu violão nylon da marca X, em N meses não tive problemas, logo não tem problema colocar cordas de aço em violões nylon da marca X"

    É isso?

    Porque se for, é estruturalmente equivalente a algo como:

    "Atravessei a rua X sem olhar N vezes, nunca fui atropelado, logo não tem problema atravessar a rua X sem olhar"

    Cuidado com a generalização a partir de poucas amostras! ;)

    MMJr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cuidado com a generalização a partir de poucas amostras! ;) (2)

    lindoso
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    os problemas podem n aparecer agora, mas com o tempo vc vai ver q cordas de aço soh se coloca em violoes de aço

    qdo o violao eh fabricado, e feito apenas para suportar cordas de nylon, senao problemas como inclinação de cavalete e braço empenado vao surgir

    assim como o violao aço eh feito para as cordas de aço, se vc colocar cordas de nylon em um de aço, o braço do violao tbm empenara pois as cordas de nylon nao dao a tensao suficiente q o violao aço foi feito pra suportar

    espero ter ajudado

    rodsom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins

    afine de ouvido ate aproximar do tom e use o afinador so pra dar o toque final. talvez vc esteja passando do tom, o q faz com q seu afinador nao consiga fazer a leitura. e outra coisa, se vc quer usar cordas de aço, troque seu violao por um proprio pra isso, mais reforçado, com braço mais estreito, etc.

    Strondell
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    cara, reforço o comentário d vc n botar cordas d aço no violão d nylon

    DarkMakerX
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Meio tom abaixo é afinar assim
    D#-A#-F#-C#-G#-D#
    ou
    Eb-Bb-Gb-Db-Ab-Eb (depende de como ele mostra em b ou em #)

    A afinação normal é E-B-G-D-A-E
    O afinador tem suporte para outras afinações, ou você só vê as notas e afina mesmo

    Quanto a estourar, você tem que ver se está colocando certo a corda na tarracha, e se ela está dura de girar. Também veja se o rastilho (a parte onde fica o nó ou as plumas ou as bolinhas das cordas) não está com alguma parte afiada, que possa arrebentaras cordas.
    Falando nisso, elas arrebentam em duas partes, ou se soltam?

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    DarkMakerX quebram na parte de cima, acima da pestana e proximo a taracha;
    então afinei algum tom abaixo do que estou acostumado... parece estar bom até agora (;

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Bog
    MMJr
    lindoso
    rodsom
    Strondell

    Bom pessoal, valeu mesmo!!!
    parece que o violão vai atender minhas expectativas até eu comprar o que eu quero e vi na loja; sempre que passo por lá, sento no banquinho e fico tocando ele.. caraleo é perfeito !
    um eagle com afinador e equalizador embutido e cordas em aço;
    amanhã to saindo lógo cedo pra mandar alguns cv's
    flw gáléra, continuem assim; sempre ajudando e obrigado de novo
    sempre que eu puder contribuir, estarei aqui !
    ;)

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Ri Martins
    (cordas de aço em violão de marca boa "nylon" não pega nada)

    Bem, estou com o nosso camarada Prof. Rosélio Araujo. Os problemas estruturais não vão aparecer tão cedo, e quando aparecerem poderão ser irreversíveis ou dispendiosos.
    Outros problemas são imediatos e se vc não os percebe, deve ser novato também no uso do instrumento. Violões de Nylon possuem construção diferente por conta entre outras coisas do padrão vibratório das cordas. As travessas são diferentes e portanto influenciam diretamente sobre o timbre do instrumento. A energia das cordas em vibração é transferida à caixa de ressonância do violão através do rastilho e do cavalete. Como estes componentes são diferentes entre violões construídos para nylon e para aço, a projeção e o volume do som produzido pelo violão também são afetados numa troca de cordas.
    Na minha opinião, o que vc fez não tem outro nome se não "gambiarra". Isso em nada vai lhe ajudar, pelo contrário vai prejudicar seu aprendizado uma vez que vc acabará se acostumando com um timbre ruim, que não corresponde a um instrumento construído especificamente para cordas de aço, e certamente ainda irá estragar seu equipo.
    Deixe seu violão antigo original e se não gosta dele, venda e compre aquele que originalmente melhor atende às suas expectativas, sem a necessidade de improvisos ou adaptações.
    Valeu!!!

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Penta_Blues
    estou providenciando isso.. para aprender da forma certa o mais rapido; lógo vou comprar o que eu quero e aprender como se deve...
    enquanto isso eu tenho que ficar na minha "ganbiarra"; haha
    abraço e obrigado !

    Leo-RJ
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins

    coloquei aço no violão nylon faz um mês

    Tira uma foto da lateral dele neste momento. Depois, quando o violão ficar arqueado, opte por usá-lo como arco-e-flecha ou, deixando apenas uma corda, usá-lo como berimbau!

    Brincadeira...

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    hahahahaha eu ri aqui !!!
    mais se fosse tirar uma foto dele agora, estaria perfeito;
    se fosse tirar uma foto do di giogio do meu amigo, estaria perfeito tambem penso eu
    (;

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o do meu amigo faz uns 5 ou 6 meses eu penso;

    MOKOCHOKK
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: MOKOCHOKK
    · votar


    o violão de aço tem uma alma, uma barra de ferro no interior do braço do violão para que ele não venha a empenar, pois tenha cuidado para o seu não virar berimbau

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ahh, obrigado !!! contanto que ele aguente mais uns 4 ou 5 meses até eu comprar o que eu quero; to feliz !!!

    quero uma caixa acustica pra tocar.. um microfone e um violão descente
    hahaha
    vlw ae pessoal !

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    PS:(cordas de aço em violão de marca boa "nylon" não pega nada)

    me exaltei-me ao dizer isso; é que não aconteceu nada por enquanto com o meu violão e com o do meu amigo que fez tambem JA uns seis meses...
    VLW PESSOAL !

    Koisa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    coloquei aço no violão nylon faz um Mês


    eu Ri Martins

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    iojasjioajio eu Ri AQUI

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a coloquei aço no violão nylon faz um Mês