Dúvidas antes di iniciar

    Autor Mensagem
    William Terra
    Veterano
    # fev/09


    Olá galera do Cifra Club

    Esse é meu primeiro tópico aqui no fórum, e tenho uma série de dúvidas:

    1 - Quero aprender violão, pra depois aprender guitarra, supondo-se que eu aprenda "normalmente", quanto tempo de aula eu precisaria pra poder começar as aulas de guitarra?

    2 - Qual a média de preço por mês, para 3 aulas por semana, 1 hora cada aula? ( Acho que por mais que varie de acordo com o lugar não pode ser muito diferente)

    3 - Sou canhoto, sempre tive dúvida como isso funciona, as cordas são invertidas ou algo assim?

    4 - Pretendo comprar um violão também, é lógico, mas acho que vou fazer um mês de aulas e então só depois comprar, seria bom investir em um equipamento bom logo assim de cara?

    5 - Quando não estão conectados, quais as diferenças dos violões elétricos?

    6 - Cordas de nylon e aço, a diferença é só pra tocar ou o som também é influenciado?


    Desde já agradeço pela ajuda, abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Cara, usa a busca que tem tudo isso aí pra vc, em questão de segundos! Aprender, é questão de saber pesquisar também! ;-)
    Abs

    William Terra
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu dei uma pesquisada rápida e não achei muita coisa,
    mas vou me esforçar um pouco mais então.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    William Terra

    para as respostas 1 2 3 4 5 6

    se vc quer aprender a tocar guitarra o mais recomendado e ter uma guitarra e fazer aula de guitarra!

    qt a preco varia de regiao e de professor! aqui por ex uma hora por semana sai 60 reais

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    William Terra
    1-Não é necessário aprender violão para aprender guitarra, mas se você quiser começar vai depender de você e de sua capacidade de aprendizado (e dedicação), porque varia muito.

    2- Essa não tenho idéia XD

    3- Se você quiser aprender com a sua mão boa na batida é só inverter as cordas

    4- Se você tiver condições ($$)é bom comprar um equipo bom. Não precisa ser top de linha.

    5- Creio que nenhuma

    6- O som muda sim. Para começar, nylon dói menos os dedos, e é utilizado em certos estilos de música. Como você gosta de guitarra, o aço vai ser melhor. O som fica mais metálico e aberto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    1 - Quero aprender violão, pra depois aprender guitarra, supondo-se que eu aprenda "normalmente", quanto tempo de aula eu precisaria pra poder começar as aulas de guitarra?
    Esta não tem como escapar, tenho que soltar a resposta standard: depende. Em vez de pensar nesta transição entre violão e guitarra, vá direto pra guitarra. Mas seria legal se você tivesse um violão em mãos, para não ficar dependendo de plugar toda a parafernália pra estudar coisas elementares.

    2 - Qual a média de preço por mês, para 3 aulas por semana, 1 hora cada aula? ( Acho que por mais que varie de acordo com o lugar não pode ser muito diferente)
    Aqui em SP eu pagava R$55/mês (1h/semana).

    3 - Sou canhoto, sempre tive dúvida como isso funciona, as cordas são invertidas ou algo assim?
    Tanto no violão quanto na guitarra você deverá inverter as cordas. Ou seja, colocar a mizona no lugar da mizinha, a lá no lugar da si e a ré no lugar da sol. Caso você opte por comprar aqueles violões que vêm com cutaway (um corte na caixa acústica para facilitar o acesso às últimas casas, assim), procure uma versão para canhoto, senão vai dar na mesma do que comprar um violão sem o cutaway. Isso também vale para guitarras, pois algumas têm o cutaway de um lado só, então é melhor procurar uma versão canhota.

    4 - Pretendo comprar um violão também, é lógico, mas acho que vou fazer um mês de aulas e então só depois comprar, seria bom investir em um equipamento bom logo assim de cara?
    Não é porque você vai estudar guitarra que você deve desprezar o violão. É sempre legal ter um. Aí vai de você analisar o quanto gastar.

    5 - Quando não estão conectados, quais as diferenças dos violões elétricos?
    O som que sai nas caixas de som em que o violão está plugado é bem brilhante, em até certo ponto pior que o so acústico. Mas o som acústico está sempre presente, mesmo quando você pluga o violão em alguma caixa de som ou amplificador.

    6 - Cordas de nylon e aço, a diferença é só pra tocar ou o som também é influenciado?
    Já que você pretende ir pra guitarra, abraça o capeta logo e pega um violão com cordas de aço, pra já ir pegando os calos.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    William Terra

    1 - Comece logo pela guitarra, não existe tempo para o aprendizado, não se decepcione se o aprendizado for chato e demorado.

    2 - É difícil de ter algum professor que dê 2 aulas por semana, não adianta fazer 5 aulas e não estudar e nem praticar em sua casa.

    3 - Se você puder tocar normalmente como "destro" será muito bom futuramente, demora, mas compensa. É complicado de se encontrar instrumentos para canhoto, principalmente que agrade ao gosto.

    4 - É bom ter um instrumento, ou equipamento bom, teste de tudo que puder antes de comprar algo, mas não faça um gasto muito alto logo de cara. Não seria bom você fazer aulas sem ter um instrumento para treinar, nem que seja emprestado.

    5 - Os violões elétricos quando desplugados tem um som acústico, exeto os tipo "Flat", sem caixa de ressonância.

    6 - Existe diferença no som/timbre das cordas de aço e nylon.

    Pesquise bastante.
    Boa sorte.

    William Terra
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Muito Obrigado a todos que ajudaram, li mais um pouco e acho que vou começar com a guitarra mesmo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas antes di iniciar