Problema com meu dedo e pestana

    Autor Mensagem
    caiolopes
    Veterano
    # jan/09


    Bom galera, eu to aprendendo a tocar violão e já tenho uns 2 a 3 meses de aula, um dia por semana e 1 hr por dia. Treino uns 30 minutos todos os dias, e estou quase aprendendo a fazer pestanas, bom, na verdade eu sei um pouco mais de vez em vez elas falham... as duas pestanas que eu mais uso são: fá maior e si menor, no si menor eu to sem problemas, mais no fá maior, as vezes ele falha e a ultima corda (mizinha) fica geralmente abafada... A posição que eu uso é com o dedo 1 levemente curvado e bem perto do aste da casa, com mais ou menos meio centímetro sobrando pra cima do dedo 1. O polegar eu apoio no meio do acorde na parte de trás do braço (obvio) sem fazer muita força, colocando a força maior no anti-braço, e mesmo assim minha pestana de FÁ falha as vezes...

    O outro problema é que no meu dedo 1, perto da segunda falange (naquela região onde encosta na madeira na parte de baixo da pestana) tá dando um pequeno "calinho"... nao sei se é bem um problema, pois no meu pensamento o calinho só ajuda, pq faz o dedo ficar duro :P queria saber se isso é normal?

    PS: Se vcs puderem me indicar um exercício para treinar as pestanas eu ficaria muitoooo feliz! vlews abraços!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É normal que se formem calos tocando violão, guitarra, baixo, etc. Tenta sempre apertar com o máximo de força que tu conseguir a pestana, e bem rente ao traste, pra que a nota saia com claresa.

    Uma dica é treinar fazendo só a pestana, sem o resto do acorde, aí tu vai treinando até ele ficar limpinho e definido. Nem te esquenta que no início é meio chatinho de pegar, mas depois fica tranquilo. Enfim, espero que eu tenha ajudado.

    lindoso
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eh certo q tdo iniciante tenha a msma duvida, se vai fikar, precisa de treinamento, qto tempo, talz...

    qdo tu menos ve, tu ja fazendo tapping de cabeça pra baixo hsahsuahsuhsas

    isso eh questao de tempo
    tu vai axar uma posiçao q o dedo fike confortavel

    o ideal e q o dedo fike reto, mas axo q isso n vai te prejudicar em nada

    o fa eh realmente a pestana mais dificil, pois tu tem q colocar muita força pra conseguir um som limpo

    mas isso eh questao de pratica, n te preocupa

    em 2 meses, tu ja vai tar craque em pestanas, pode confiar
    eh soh praticar!



    vlw

    caiolopes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeus cara vo seguir seu conselho, e apertar com força pra que eu me acostume com ela, e seguindo a lógica, com o tempo eu vo me acostumar tanto com a força que nem vou perceber ao fazê-la...

    Brigadão e grande abraçoo!

    guitartube
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    caiolopes

    Ao contrário do que os colegas falaram, evite fazer força e procure um jeito confortável e vá variando (angulo, postura, posição, inclinação lateral, ....), até conseguir. Concentre-se relaxadamente para identificar o seu jeito de fazer corretamente.

    Boa sorte,
    flw!!!!!

    Nelton88
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tudo é treino..tocar um instrumento exige muito treino...é so fazer o que o Van_Lorienmanda e vc vai conseguir

    caiolopes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bom, eu estava fazendo força, mais daí percebi que apertar com muita força traz o mesmo resultado que apertar com uma força mediana, apertar muito forte só me traz lentidão no dedo 1 ao trocar de acorde... Consegui uma boa posição, com os dedos mais confortáveis (eu tenho dedos bem compridos, pq jogo basquete) com uma pequena rotação de uns 35 graus pra direita, aí a parte mais dura do dedo fica prendendo melhor as cordas... o problema agora é somente a mizinha que tem o som abafado, mais isso, como os colegas disseram passa com o tempo/treino.

    Brigadão galera, valeuss!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    caiolopes
    eu tenho dedos bem compridos, pq jogo basquete)

    Hammmmmmmmmmmmmmmm??????????????

    Strondell
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eh cara, em 1 mes vc ja vai ta beemm melhor em pestana!
    Faz esse exercício que falaram de treinar soh a pestana.
    Uma posição importante eh a do Si maior, por exemplo, que eh bem mais difícil do que o sí menor, pq os dedos ficam mais separados do indocador. Por isso, mesmo sendo chata, essa posição precisa ser treinada. Esse lance do mizinho sair abafado eh normal no começo mesmo. Às vezes, seu dedão talvez esteja um pouco fora do lugar, pois ele deve estar bem oposto ao indicador pra pestana sair mais fácil

    Abraçãooo!

    caiolopes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Você nao prestou atenção, pq eu disse que meus dedos são compridos, e é meio difícil achar uma posição que eles não fiquem muito grudados e desconfortáveis, mais já estou me acostumando com esse fator nas pestanas...

    Strondell
    Já estou treinando o exercício de colocar só a pestana, e consegui melhor a som da mizinha com um vídeo que eu vi que dá a dica de canalizar a força da pestana no meio do dedo 1, e tá melhorando bem...
    Brigadão galera! Abraços.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tem um exercicio que eu fiz e aprendi pestana realmente muito rapido, as veses a gurizada me fala da pestana e talz, e recomendo o exercicio e o pessoal diz que da certo, comigo surtil efeito.

    Seguinte, faça a pestana sem os outros dedos só o dedo 1, sem usar o 2 para ajudar a apertar as cordas, toque todas as cordas como se desse um acorde, pode usar a palheta se quiser, faça isso da casa 1 a 7 e volte, não pare de fazer por volta de 2 horas, sem forçar muito o dedo, depois de algum tempo é natural que voce fique um pouco entediado, recomendo que veja um filme bacana enquanto realiza o exercicio, faça-o reparando no soar das notas e buscando a posição de conforto e fluencia para voce.

    Espero ter ajudado,

    Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Problema com meu dedo e pestana