Meu deus,o radamés está me deixando louco!

    Autor Mensagem
    Bolo de laranja
    Veterano
    # dez/08


    ....O estudo n°1 está me fazendo sofrer.....o 2 nem tanto.

    Alguém mais?

    Abraço

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bolo de laranja

    Eu já tentei pegar umas coisas do Guerra Peixe, mas nunca tentei seriamente. Eu não conheço bem os estudos do Gnatalli, mas você vai tirar de letra...

    Se você já pegoiu bem o Estudo 1 do Heitor Villa-Lobos, minha recomendação é que você pegue o Estudo 9, pelo menos o começo, é muito simples, fácil e musical. O 8 também é muito bom e simles, não é a fritação do 2, ou a dificuldade do 3 ou 11. Continue no Villa-Lobos. Enfim, isso é você quem sabe, e seu professor, claro. Não faça nada que seu professor não aprovaria...

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pardal
    O Guerra tem coisa pra violão?

    Aliás, quais grandes compositores brasileiros da música erudita (ou beirando o erudito...), tem músicas voltadas espcecialmente pra violão?

    makumbator
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    TG Aoshi

    Lembro-me rapidamente do Gnatalli, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro e Guerra-peixe.

    Esses tenho certeza que tem material escrito especialmente para violão(ou seja, não são transcrições de outros instrumentos)



    O Santoro tem até site com a obra completa catalogada:


    http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/15_violao-crono.html

    Claro que esses que lembrei são do "1o time", mas evidentemente há muitos outros.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tenho procurado difundir a obra do Guerra-Peixe. Suas composições pra violão tem duas produções bem distintas. Algumas peças tem um forte caráter didático, e outras têm ambições maiores. O que acho mais rico nas suas peças didáticas é que ele consegue aliar facilidade com bom conteúdo musical e uso de elementos brasileiros. Em ordem de dificuldade, classifico a obra dele assim:

    1- Caderno de Marisa - peças muito simples, compostas pra uma namorada à época, que estava aprendendo a tocar violão.
    2- Peixinhos da Guiné - peça não-publicada do folclore do ES com arranjo do Guerra-Peixe.
    3- 6 Breves - seis pequenas suítes de pouca duração e bem divertidas. Estão no mesmo nível dos estudos 1 a 10 do Brouwer.
    4- 10 Lúdicas - peças que exploram ao máximo elementos pequenos, com vários efeitos sonoros muito belos. Ainda no nível dos estudos 1 a 10 do Brouwer, e alguns soam bons o suficiente pra tocar em qualquer lugar.
    5- 5 Prelúdios - composições com uma sonoridade muito particular, com harmonias muito ricas. O nível de dificuldade é menor que o do prelúdio 1 do Villa-Lobos.
    6- Suíte - primeira obra dodecafônica para violão de autor brasileiro, pretende unir a técnica serial com elementos da música brasileira. Pros dedos não é muito difícil, mas não recomendo pra quem não tem familiaridade com a música de Schoenberg e cia.
    7- Sonata - obra de maior porte do Guerra-Peixe, também a primeira sonata para violão escrita por um brasileiro.

    A obra do Santoro é bem curtinha, e uma integral não leva 15 minutos. São apenas quatro peças: dois prelúdios, um estudo e a fantasia sul-américa. O estudo tem trechos complicadíssimos, precisa já ser um músico profissional pra tentar. A fantasia sul-américa e os prelúdios são composições intricadas musicalmente, e conseguir tocar no violão as idéias da partitura exige bastante trabalho pros dedos. Não recomendo pra quem ainda não completou os 12 Estudos do Villa.

    Quanto aos compositores eruditos para violão, recomendo visitar o seguinte site: http://www.vcfz.blogspot.com . Nenhum lugar já reuniu tanta informação de qualidade sobre esse tema.

    Os estudos do Gnatalli estão agrupados por um critério musical, não por ordem de dificuldade. Se a idéia é tirar um tempo pra tocar todos os 10, talvez seja uma boa estudar fora da ordem em que foram publicados.

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    radamés
    Guerra Peixe
    Gnatalli
    Gnatalli, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro e Guerra-peixe.

    caramba, vou sair daki antes que eu enlouqueça...
    sou muito burro pra entender o que ta rolando aki =//

    iron 13
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    o q ta acontecendo nessa bagaça ?

    aff num tenho capacidade o suficiente pra posta ake =/

    antes ke perda o juizo to caindo fora !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu deus,o radamés está me deixando louco!