Autor |
Mensagem |
Dadin Veterano |
# nov/08
Já toca há quase um ano e meio, mas confesso, que só peguei gosto pra aprender mesmo há uns quatro ou cinco meses. Durante esse tempo aprendi algumas coisas: *Um pouco de como formar escalas maiores e menores. *Um pouco de teoria musical. *Uns sete ou mais ritmos. *Já sei fazer as cinco escalas pentatônica subindo e descendo bem rápido. *Já sei três modos gregos, decorados. *Consigo usar os quatro dedos da mão esquerda para solar sem nenhum problema. E abaixo algumas coisas que ainda estou tentando aprender: *Campos harmônicos. *O que resta de modos gregos. *As várias outras escalas que existem por aí. *Encaixar os solos nas escalas.
Fora isso, o que mais devo aprender? Estou tentando me dedicar o máximo possível, se puderem me ajudar. Queria saber se um de vocÊs também sabe quais passos seguiu um qualquer violonista ou guitarrista profissional porae... Valew
|
Pardal Veterano |
# nov/08
· votar
Dadin
Bem-vindo ao FCC!!!
Bom, sempre deve-se progredir no violão, no conhecimento, na técnica, na musicalidade.
Uma das coisas mais importantes, na minha opinião, é pesquisar muito. Eu vou tocar uma peça do Gaspar Sanz? Quem foi Gaspar Sanz? Qual a importância das obras dele e da obra que eu vou tocar, em específico? Essa pesquisa deve ser feita com qualquer autor, mas principalmente quando ele está muito distante da nossa realidade histórica.
Outra coisa: no hora da execução de uma peça clássica, perceba que as repetições não devem ser iguais às apresentações dos temas.
Tome o devido cuidado de abafar baixos que não devem continuar soando durante certo trecho musical. Na famosa "Greensleves", prime por abafar os lás e mis graves que ficam soando, or terem sido atacados em algum compasso. Assim você mantém a música limpa.
Preze pelo seu timbre. Explore timbres, procure alguém de que você goste do timbre e imite a unha e a pegada da pessoa. Isso sem dúvida ajuda muito, principalmente se ela puder dar aulas a você.
Numa peça de violão erudito, em geral as harmonias vêm simplificadas, tipo, um Ré maior às vezes vem apenas com ré e fá#, ou lá e fá# dentro de um contexto. Isso ocorre principalmente em Bach, que às vezes deixa a harmonia oculta em arpejos e cadências melódicas. Execute as harmonias da música, com os acordes completos, sem a melodia, para entender o caminho harmônico e seus desdobramentos, para uma interpretação mais eficiente.
Troque freqüentemente de cordas. Tipo, como um profissional toca em geral 4 a 6 horas por dia, mesmo com cordas muito boas, ele as troca com freqüência considerável. Eu troco a cada mês.
Preste atenção às diversas melodias que acontecem simultaneamente numa peça. Às vezes, vale a pena pensar no violão como um quarteto de cordas, em que cada nota é importante, principalmente ao executar peças do período clássico, como Sor ou Carcassi. Se a nota não fosse importante, o compositor não a teria escrito. Deixe a execução de tal forma eqüilibrada que você possa ouvir todas as vozes que estão acontecendo. Garanto: todas as notas escritas fazem parte de uma voz, ainda que seja voz de acompanhamento.
Ainda assim, deixe a meloida principal como melodia principal. Isso aonde a melodia principal estiver. Num Prelúdio no. 1 do Villa-Lobos, é evidente que você vai ressaltar a melodia que acontece nas cordas mais graves, enquanto ela estiver lá.
Polir bem as unhas ajuda muito. Muito mesmo. Como polir unhas? Vá numa loja de tintas, compre uma lixa d´água de gramatura 1200 ou mais, corte-a em pedaços (divida a lixa em 8 pedaços iguais), lixe um pedaço com outro, desgastando a lixa. O objetivo do poliemento não é diminuir a unha, mas retirar imperfeições e diferenças na finíssima superfície da ponta da unha. Imagine um papel, A, que está colocado perpendicular a um papel B, de tal forma que o papel B termina no contato com o papel A. A lixa é o papel A, sua unha o papel B. é nesse ponto que essa lixa irá trabalhar.
|
Dadin Veterano |
# nov/08
· votar
Valew pelas dicas Pardal, vc sabe muito. Estou seguindo esse caminho ae... Mas vou esperar por mais respostas, acho que esta não foi bem a resposta que eu queria, mas tudo bem, algumas dicas valew
|
Pardal Veterano |
# nov/08
· votar
Dadin
Imagino que você queria entender coisas como tríades, tétrades, assuntos de teoria musical. O melhor é você dar uma olhada (ou mesmo criar um tópico lá) no fórum de música erudita.
e eu não falei tudo que um violonista profissional precisa sabe realmente. Não iria caber aqui...
|
Luiz Almeida Veterano |
# nov/08
· votar
Quais são todas as coisas que um violonista profissional deve saber? Que nunca sabe o suficiente! Sempre estude mais e mais.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# nov/08
· votar
Dadin, tem muita coisa a se aprender, e dependendo do que você quer fazer sua formação será diferente. Um violonista cujo objetivo é acompanhar um grande cantor precisa ter uma formação diferente do violonista cujo objetivo é solar um concerto com uma orquestra.
No nível em que você está a tendência é andar com o olho tão vidrado pra frente que se tiver um buraco no chão você tropeça e cai. As primeiras coisas são negligenciadas, portanto.
Acho que, por agora, você tem de aprender o seguinte:
- ter uma postura ergonômica e confortável, que te ajude a tocar melhor e por mais tempo; - tirar um som bonito do violão; - ter o ritmo preciso, claro e dentro do estilo;
E, naturalmente, ter um bom professor pra te orientar. De preferência alguém que atua ou atuou na área que você mais gosta.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# nov/08
· votar
Luiz Almeida Quais são todas as coisas que um violonista profissional deve saber? Que nunca sabe o suficiente! Sempre estude mais e mais.
Essa é uma opinião, ou um conselho inteligente. Quando a gente pensa que sabe tudo, não estamos fazendo nada mais do que colocar limites à nossa capacidade de aprender. Um abraço
|
Dadin Veterano |
# nov/08
· votar
Valew, mas alguém podia ao menos fazer tipo uma lista de graus de coisas que se deve aprender, tipo uma receita, o que eu quero é mais ou menos assim: (eu deixei um x na frente dos que eu já sei, e +- nas que eu ainda não sei tudo a respeito)
1.Posição dos dedos. x 2.Acordes básicos. (ex: la, re, mi...) x 3.Ritmos básicos (ex: valsa, batidão...) x 4.Afinação com a corda la (440hrz) x 5.Como achar as notas no braço do viol.. x 6.Escalas cromáticas. x 7.Escalas diatônicas maiores. x 9.Escalas datônicas menores. +- 10.Como formar as tríades maiores. +- 11.Como formar as tríades menores. +- 12. Acordes mais difíceis (ex: G/B, Eb...) +- 13. Ritmos mais avançados. (ex: samba) x 14.As Escalas pentatônicas x 15.Como formar as escalas pentatônicas x 16. Os modos gregos. +- 17. Como formar os modos gregos. 18. Como encaixar os solos nas escalas. 19. Outras escalas universais.
E por aí vai...
Se alguem souber alguma coisa importante que está faltando por favor complete. Obrigado
|
Zandor Veterano |
# nov/08
· votar
Contraponto
|