Qual escala chorinho

    Autor Mensagem
    thomasmoura
    Veterano
    # nov/08


    Tem alguem que toca chorinho ou samba aqui no ofrum?

    Qual escala que se usa para improvisar e fazer frase nestes estilos?

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    thomasmoura

    Usa-se as escalas maior e menor que estiverem na música. Pode-se usar a escala cromática também, que é aquela em que se usa todos os doze sons. Em geral usa-se a escala maior, com notas de passagem entre os graus. Exemplo: Você está numa melodia, fazendo dó-ré-mi-sol, todas em semicolcheia (+/- rápidas). Podeligar cromaticamente o dó ao ré, com um dó# no meio, fazendo mais rápido os dois dós (bequadro e sustenido).

    A sua dúvida se deve provavelmente às constantes modulações que a harmonia do choro possui. O mais indicado é vocÊ se acostumar com as modulações e adiantá-las melodicamente, antecipando a assimilação do ouvido do ouvinte.

    Por exemplo: Você está em Dó, por um pequeno momento. Logo no próximo compasso, virá um Mi maior com sétima, para antecipar um Lá menor. E depois ainda ele modula para Sol maior, com um Ré maior com sétima. Como resolver uma improvisação com essa harmonia? Você deve prever que sua improvsação vai cair numa nota característica de modulação quando começar o próximo acorde.

    No exemplo, quando cair o Mi maior com sétima, caia com uma nota do acorde, usando em sua frase o sol# e o ré, ressaltando a sétima do acorde (ré) e a nota modulante (sol#), evitando porém a nota dó na passagem. Quando cair no Lá menor, caia numa nota do acorde também. No caso do Ré maior com sétima, desenvolva o fraseado de forma que você englobe a sétima também, e o fá#, que caracteriza a modulação com mais força, pois você ressalta o trítono dó-fá#, assim como quando você passa de Mi maior com sétima para Lá menor.

    Assim, você deve estruturar o seu improviso, ao invés de ficar só subindo e descendo escalas. Isso ajuda você a dar mais força para as modulações características do estilo. Claro que o ideal é você conseguir montar isso de cabeça, na hora, mas para começar vale sim estruturar e treinar em casa colocar isso em prática.

    ricre
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: ricre
    · votar


    Olá amigo, Esse tipo de estudo que vc quer! requer mais estudo aprofundado no assunto de Harmonia...Eu Indico esse estudo aqui abaixo...Ok :)


    www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/composicao_musical/ harmonia.htm

    Depois ouça esse mestre aqui.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual escala chorinho