Pardal Veterano |
# nov/08
· votar
thomasmoura
Usa-se as escalas maior e menor que estiverem na música. Pode-se usar a escala cromática também, que é aquela em que se usa todos os doze sons. Em geral usa-se a escala maior, com notas de passagem entre os graus. Exemplo: Você está numa melodia, fazendo dó-ré-mi-sol, todas em semicolcheia (+/- rápidas). Podeligar cromaticamente o dó ao ré, com um dó# no meio, fazendo mais rápido os dois dós (bequadro e sustenido).
A sua dúvida se deve provavelmente às constantes modulações que a harmonia do choro possui. O mais indicado é vocÊ se acostumar com as modulações e adiantá-las melodicamente, antecipando a assimilação do ouvido do ouvinte.
Por exemplo: Você está em Dó, por um pequeno momento. Logo no próximo compasso, virá um Mi maior com sétima, para antecipar um Lá menor. E depois ainda ele modula para Sol maior, com um Ré maior com sétima. Como resolver uma improvisação com essa harmonia? Você deve prever que sua improvsação vai cair numa nota característica de modulação quando começar o próximo acorde.
No exemplo, quando cair o Mi maior com sétima, caia com uma nota do acorde, usando em sua frase o sol# e o ré, ressaltando a sétima do acorde (ré) e a nota modulante (sol#), evitando porém a nota dó na passagem. Quando cair no Lá menor, caia numa nota do acorde também. No caso do Ré maior com sétima, desenvolva o fraseado de forma que você englobe a sétima também, e o fá#, que caracteriza a modulação com mais força, pois você ressalta o trítono dó-fá#, assim como quando você passa de Mi maior com sétima para Lá menor.
Assim, você deve estruturar o seu improviso, ao invés de ficar só subindo e descendo escalas. Isso ajuda você a dar mais força para as modulações características do estilo. Claro que o ideal é você conseguir montar isso de cabeça, na hora, mas para começar vale sim estruturar e treinar em casa colocar isso em prática.
|