Meu violão é Jumbo ou Folk?

    Autor Mensagem
    MOURA25
    Veterano
    # nov/08


    EU TENHO UM VIOLÃO EAGLE GL-36BK E GOSTARIA DE SALER QUE TIPO DE VIOLÃO ELE É, JUMBO OU FOLK?.
    SE ALGEM AÍ SOUBER ME AJUDE!!!!!

    Carina K
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    coloca uma foto dele aí!

    m4lcon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho que nem um nem outro! =d

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    É, não é nenhum dos dois. Hahah

    http://i262.photobucket.com/albums/ii89/RenatoLima/gl36_bk_zoom1.jpg

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cutway!

    Igor Grillo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MOURA25

    Jumbo/folk com Cutaway!!!

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MOURA25

    Nem folk nem jumbo. Teu violão é um flat cutway eletroacústico.

    Spike good
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pelo visto cada um falou uma coisa diferente...
    Vou complicar mais um pouco...
    Esse violão na minha opinião é: Folk, Flat e com Cutway.
    Resumindo...
    Cutway: Por possuir o corte para as notas mais agudas.
    Flat: Por possuir o corpo mais fino (estreito).
    Folk: Pelo simples fato de possuir a strutura de um violão para cordas de aço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eu tenho um.

    Como disse o albertoellobo.
    Nem folk nem jumbo. Teu violão é um flat cutway eletroacústico.

    Só que não é flat. O corpo tem 9,5cm até o tampo.

    http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =36

    Abs

    TioAle
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobre flat e cutway Spike good está correto, porém a nomenclatura FOLK não quer dizer necessariamente estrutura de corda de aço.

    existem vários tipos de construção do violão, já disse muito isso em vários tópicos por aqui podem procurar, não é somente o tamanho, ou a forma que o violão tem que diz sobre a sua construção a paleta interna é tanto quanto importante para saber exatamente a construção dele.

    esse EAGLE aparentemente ele tem uma construção NEX ou AUDITHORIUM, apenas conhecendo melhor ele para eu poder dar meu parecer, porém com certeza ele não é um FOLK (qdo digo FOLK digo dreadnought) pois esses tem menos "cintura" ele é mais reto.

    é claro que existem escolas, musicos, teorias, entre outros que chamam todo e qualquer violão de aço como FOLK, porém isso é extremamente simplório, não acho correto, pois limita-se a dizer todo violão de aço é folk, o que para a lutheria não é real, pois FOLK = DREADNOUGHT.

    já escrevi bastante, depois de muito tempo ausente!
    paz

    Spike good
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TioAle

    Olá, tudo beleza parceiro...
    Que bom você aqui de volta...
    é realmente essa questão de Folk e Dreadnought confunde muita gente, e eu mesmo acreditava que Folk e Dreadnought fosse a mesma coisa, mas depois de ler bastante sobre o assunto comecei a mudar os meus conceitos ou pré-conceitos.

    Já parou para refletir quem foi que definiu essa palavra "Folk"?
    FOLK é uma palavra tipicamente norte americana que traduzindo a grosso modo significaria "O Povo"...Uma referencia aos violões que eram fabricados naquele país e que tinham como principal característica as cordas de aço...o povo que tocava blues, country...
    A música folk...entende..

    Bom, o Dreadnought é folk? Sim, pois possui cordas de aço.
    É o único? Eu não acredito, na minha opinião outros modelos podem ser considerados Folks, se possuirem estrutura e cordas de aço...como é o caso do Audithorium como você mesmo citou.

    Mas você tem a sua opinião e isso é bom pois gera discusão e o conhecimento aumenta também...
    E eu cheguei à minha própria conclusão que por enquanto vou mantê-la, meio polêmica..hehehheehe..

    Abraços amigo.

    MOURA25
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu galera já deu pra ter uma noção do que é meu violão.

    TioAle
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: TioAle
    · votar


    Spike good
    é isso aí Spike, o que eu disse não é regra, é apenas uma nomenclatura utilizada, pelos luthiers que eu conheço, essa questão é a mesma coisa de discutir quem tá certo, o sistema de métricas britânico, (metros, litros, etc) ou o sistema americano (jardas, galões, etc).

    o importante é o conhecimento, se é sabido sobre as estruturas de violões de aço, suas diferenças e tal, não importa o nome, e sim o som!!! rs, pode chamar até formas huginho, zézinho e luizinho. rsrs

    paz!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu violão é Jumbo ou Folk?