Como identifico acordes?

    Autor Mensagem
    Gattuso
    Veterano
    # nov/08


    Ola galera


    Tipo, tava querendo tirar umas músicas no violão, mas como posso identificar os acordes numa música? Maiores e menores são mais fáceis, mas e aqueles que a MPB usa? Além disso, como posso identificar um acorde de um compasso sem o acorde ter sido tocado "inteiro"?


    Valeu pela atenção

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Primeiro treinar o ouvido para saber qual o grau da tonalidade que a música está pedindo naquele momento.

    Depois estudar o campo harmônico, aí você vai saber quais notas de tensão podem ser adicionadas ao acorde.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gattuso
    Tipo, tava querendo tirar umas músicas no violão, mas como posso identificar os acordes numa música?

    Aprenda a tocar acompanhando a cifra. Domine totalmente essa parte. Depois identificar os acordes de ouvido será mais fácil. Estude bastante os campos harmônicos, os acordes e suas inversões.
    Comece pelo básico, Ex: C G C C/7 F C Em Am Dm G C (Isso dá uma sequência harmônica) Faça o mesmo com os outros tons.
    Um abraço

    Gattuso
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    valeu pela ajuda galera


    Mas tipo, como eu identifico os acordes em compassos onde os acordes não são tocados inteiros? Muitas músicas de rock e jazz são assim.


    E outra: vcs podem me identificar músicas, de preferência de MPB (pode ser outros estilos) que me ajudem a ter essa maior percepção?

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gattuso

    Como eu já falei e foi complementado pelo
    Prof. Rosélio Araujo, você primeiro tem que se habituar com a sonoridade do campo harmônico.

    A gente "tira" as músicas por comparação. Comparamos aquilo que estamos ouvindo com aquilo que temos na nossa cabeça, que já ouvimos bastante.

    Se você ainda não tem referências, não vai ter com o que comparar (a não ser que você pegue o violão e vá experimentando )

    O melhor é você praticar muito para poder formar esta referência.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Continuando...

    O rock é bem mais fácil, já que ele geralmente fica em torno da sequência I IV V I.

    Já o MPB tem muitos acordes com tensões, você precisará de mais teoria.

    O Jazz então nem se fala. O jazz tem muita modulação, acordes de empréstimo modal, etc. Fora o jazz contemporâneo que tem um monte de músicas "atonais".

    Gattuso
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Saquei, é só com o tempo mesmo hehe


    Mas então, poderia indicar algumas músicas/artistas pra tocar e aumentar essa percepção?

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não dá pra te indicar uma música específica para treinar percepção. Toque bastante. Só isso.

    Escolha músicas no seu nível e depois vá escolhendo outras mais difíceis. Pegue um livro bom de teoria (Harmonia e Improvisação do Almir Chediak é excelente) para você ver tentar entender o que você tá tocando e depois "é só correr pro abraço".

    Se você é iniciante pegue umas músicas do Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, Kid Abelha.

    Gattuso
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu pela ajuda cara

    Tubaras
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    é bom conseguir uma escala de campo harmonico, uma teoria sobre notas naturais, bmois, sustenido etc... e tocar muito para adaptar-se, be que depende do instrumento

    Guitar_RdS
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    Essa da comparação não tinha ouvido falar, mas agora q vc citou é a mais pura verdade, a gente só compara com o q já conhecemos. Não só na música mas em "quase" tudo.
    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como identifico acordes?