Como interpretar uma cifra

    Autor Mensagem
    gtrlv
    Veterano
    # out/08 · Editado por: gtrlv


    Olá pessoal!

    Preciso praticar os acordes que estou estudando, com músicas fáceis, mas tem cifras que não entendo em que momento tocar. Vejam um exemplo:


    B................................A
    Demorei muito
    G........................................B
    Pra te encontar
    A....................................................G
    Agora eu quero só você
    B.........................A.....................................G
    Teu jeito todo especial de ser
    B................A......................................G
    Eu fico louco com você...



    Como devo "encaixar' estes acordes que estão mais afastados da letra e porquê eles aparecem assim?

    No momento, tocar por cifras (principalmente a batida, o ritmo) está sendo minha maior dificuldade (também a troca de acordes).

    Sempre uso as cifras do CifraClub, mas não encontrei uma explicação sobre interpretação das mesmas, lá.

    Atualmente estou estudando algumas sequências harmônicas (Am E, A E, Dm A7, D A7, E B7, Em B7, C G7 e G D7) e devo procurar músicas que as contenham e não sejam difíceis. Será que alguém poderia me indicar algumas?

    Desculpem pelo tamanho do post!

    Editado: tive que colocar os pontos entre as cifras, pra poder manter a distância original entre elas.

    Koisa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Caramba cara, nunca esperava isso de um membro do forum.. Mas tudo bem..

    Tipo, você tem noção de ritmo neh?? Exemplo, um ritmo:


    B, B, C, C, B

    Legenda= C= Cima, B= Baixo

    Isto seria um ritmo "rock", o porem dessa música, é que o ritmo é divido para dois acordes, mais ou menos assim, o ritmo que você tocava em um acorde, você vai tocar em dois acordes.. Exemplo:




    B, B



    C, C, B

    Veja se você entendeu, vai tentando ai..

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Koisa
    Caramba cara, nunca esperava isso de um membro do forum.. Mas tudo bem..

    Não entendi. Minha pergunda foi muito tosca? Até agora só tenho feito exercícios por partitura e, como estudo sozinho, fica mais difícil pegar esses detalhes. Só agora é que estou vendo sobre acompanhamento.

    Sim, entendo quanto ao B, B, C, C, B. Fiquei intrigado com a distância dos acordes no final das frases.

    Obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Tem um detalhe interessante sobre isso:

    Se você imprimir com uma fonte (letra) que não seja Courier ou Courier New, as cifras que são copiadas podem aparecer totalmente deslocadas do local em que deveriam estar, de acordo com a letra.

    Então é sempre legal selecionar letra e a cifra e verificar se está como Courier antes de imprimir ou visualizar na tela.

    Abs.

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MauricioBahia

    Legal, mas, nesse caso, ela aparece assim mesmo.
    VEJA.

    Koisa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gtrlv


    Ta certo uai.. É o que falei, divida o ritmo para dois acordes, de vez em quando o ritmo prevalece mais um pouco..

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Essa tablatura tá é muito estranha! Eu tô tentando visualizar aqui e não tá batendo com o ritmo da música não!

    Posso estar errado... Se eu fosse vc tentaria outra tablatura dessa música!

    obs. essa versão é do Fabio Jr. e não conheço. Estou me baseando na original, do Vinicius Cantuária.


    Abs

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Koisa

    Entendi.

    Na boa, o que vc quis dizer com nunca esperava isso de um membro do forum.. , pra eu não cometer mais tal besteira? :)

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MauricioBahia

    Legal, vou procurar outra.

    Valeu!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    pow, acho que se dane se tá no lugar certo ou não né? é só ouvir a música e prestar atenção na hora que muda o acorde. Cada um que me aparece...

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Johnny

    Eu concordo, mas eu acho legal ter a cifra redondinha. Até pra no caso de você precisar distribuir pra banda. Evita aquela velha exclamação: "Vc me deu a cifra errada!".

    Fora que, para quem tá começando, confunde muito.

    Abs.

    Alex Supertramp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O que ajuda bastante em compreender o ritmo é ler a cifra ouvindo a música... daí dá pra sentir bem a batida, as divisões e trocas de acordes.

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MauricioBahia
    Alex Supertramp

    Procuro ouvir a música, principalmente pra pegar a batida. Mas algumas vezes a cifra não ajuda. Tipo, tava vendo assim:

    C#m E B F#
    É só isso
    Não tem mais jeito
    Acabou, boa sorte

    Pra quem tá iniciando, confunde!

    Valeu!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gtrlv
    É verdade, para quem tá começando cifra confunde mesmo. Mas tenta fazer o que eu falei primeiro pega a sequencia dos acordes da música na cifra e depois presta bastante atenção no momento que muda os acordes, depois tenta pegar a batida.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vai tentando com músicas simples que logo vc pega o jeito.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/08
    · votar


    gtrlv

    o Johnny Favorite tah certo eh por ai msm!

    vc deve conhecer a musica e e treinar as trocas de acordes no tempo e depois encaixar a voz!

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Johnny Favorite
    japaubatuba


    Valeu! Pelo menos, agora eu sei que não preciso levar tão a sério a posição das cifras, pra tocar uma música (mas seria bem mais interessante se não fizessem como no último exemplo que citei)!

    Só tenho que treinar mais os ouvidos pra perceber o momento da troca dos acordes, o que nem sempre é fácil, de início!

    Obrigado a todos!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/08
    · votar


    gtrlv
    pois eh amigo as vezes (e nao sao poucas) as cifras estao posicionadas erradas!
    e conforme seu ouvido vai se educando vc vai comecar achar acordes errados em revistinhas! rsrsrsr e ate msm em algumas coisas daqui!
    eh isso ai bons estudos!

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    japaubatuba

    Valeu mesmo!

    []'s

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gtrlv
    Sim, entendo quanto ao B, B, C, C, B. Fiquei intrigado com a distância dos acordes no final das frases.

    é só voce colocar a cifra no lugar certo. Se voce quizer uma sequência harmonica para treinar isso eu te mando, é fácil e descomplicada.
    rosélioaraujo@oi.com.br
    Um abraço

    gtrlv
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Ah, quero sim! Vou entrar em contato, obrigado!

    O meu é gtrlv@yahoo.com.br

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como interpretar uma cifra