Dúvidas sobre madeira

    Autor Mensagem
    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08


    Quais são os tipos de madeira dos violões nylon? Quais são as caracteristicas sonoras de cada uma? Qual a melhor para violões populares?

    Lucas Roman
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Putz tambem so novo na area ; ) se não ajudava fala com o pardal ele manja de tudo aheuaheuhauehaueaea talvez ele seje luthier ou muito bem informado mesmo

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Conheço pouco, deveria deixa pra outra pessoa responder. Mas lá vai.

    O tampo é a parte mais importante pro violão produzir som, ele vibra junto com a corda, então quanto mais flexível, maior o volume. Usam madeiras moles como o pinho e o cedro. Existem vários tipos de pinho usados: engelmann, o abeto (spruce). Em geral o cedro tem o som mais aberto e a resposta mais rápida que os vários tipos de pinho, mas o cedro precisa ser tocado muito e constantemente pra manter o som aberto, já o pinho está sempre no ponto.

    A lateral e o fundo são feitos de madeira dura para projetar o som para frente, e também alteram o timbre do instrumento. As principais madeiras são o Pau-ferro, o Mogno e o Jacarandá (principalmente o Jacarandá da Bahia, espécie muito diferente do da Índia, mas com o mesmo nome). Pau-ferro é uma madeira barata, Mogno mais ou menos cara e o Jacarandá é uma fortuna. Na verdade o Jacarandá é uma madeira muito boa pra fazer ferramentas também, porque tem boa pega e é muito resistente. Mas foi muito usada para produzir mobiliário (onde também é considerada excelente) o que levou a espécie a entrar na lista de ameaçadas de extinção. Enfim, é a rainha das madeiras.

    A escala geralmente é feita de Ébano (nos violões médios pra cima), mas também encontramos de Pau-ferro, Jacarandá e outros. O Ébano usado é aquele negro, mais famoso, porque na verdade, ébano é o nome de toda uma família de árvores da qual pertence o Caquí.

    Bem, desculpe se errei alguma coisa, tentei ajudar.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    haroldoeguchi

    pelo jeito andou fazendo a licao de casa hein? rs

    ponto pro c

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    Quais são os tipos de madeira dos violões nylon? Quais são as caracteristicas sonoras de cada uma? Qual a melhor para violões populares?


    Como bem disse o haroldoeguchi, existem as madeiras supracitadas, muito usadas. O pinho demora a abrir o som, demora bastante tempo para ficar no ponto, começa bem fechado... Já o cedro abre mais rápido (tipo em 6 anos). Isso porque o cedro é uma madeira vermelha, isto é, comum em climas frios, e não reserva muita água dentro de si, e por isso demora menos tempo para secar. Já o pinho demora mais, mas o resultado sonoro é muito interessante. O cedro terá mais "buracos" que um pinho.

    Buraco é o que eu chamo de regiões onde haverá menos volume e pior timbre. Isso porque cada madeira sairá afinada, como um tambor. Depende do tamanho, do tratamento da madeira e do leque harmônico posto atrás do tampo. Existem certas notas que soam mais em um violão, outras menos, e esse é um dos fatores na hora da escolha do repertório para cada violão, visto que cada um soa melhor com uma ou outra nota.

    O abeto é uma madeira muito boa também, mas tem um som mais fechado, demora a secar. É excelente para timbres mais aveludados, ganhando ainda assim um brilho muito forte nas notas mais agudas.

    O jacarandá não está sendo muito usado ultimamente. Lá no exterior, se você for para lá, você pode acabar preso se tiver um violão com jacarandá da bahia. Por isso os luthiers estão trocando essa excelente madeira por pau-ferro e jacarandá da índia.

    Para o braço do violão, usa-se cedro amarelo ou rosa. O cedro a que nos referimos para tampo é, na verdade, uma outra família de pinhos mas que, por falso cognato, chamamos de cedro (vem de canadian ceder, mas é pinho canadense a tradução correta). Esse cedro para o braço é cedro mesmo.

    A escala em ébano é tradicional. Jacarandá é muito raro, pois ao se colocar os trastes há um risco muito maior de a madeira rachar, pois ela está como uma chapa, tem apenas 0,3 a 0,5 centímetros. O Ébano é muito mais resistente. Pau-ferro também não racha. Isso poque os veios do jacarandá são muito abertos, apesar de resistente, forte e tudo mais, é uma madeira muito porosa. Por isso também não se usa o Ébano pra as laterais: é muito difícil envergá-lo, e pedaços de ébano para fazer laterais deixaria o violão muito pesado e caro.

    Para um violão popular, acho que não precisa gastar muito. Pinho é a madeira indicada para o tampo pois é mais resistente (o cedro racha dentro de algum tempo, o meu já rachou mas ainda dá pra tocar). Não demora tanto a abrir quanto o abeto, e adquire uma sonoridade muito comum aos violões brasileiros, feitos às vezes com pinho-do-paraná (que não é muito próprio, assim como o jacarandá de minas, o jacarandázinho) ou, se tiveram melhor construção, de pinho nobre mesmo. Isso depende do leque harmônico também, e o mais comum, qu dará tons mais próximos ao dos violões populares é o leque Torres. O braço de cedro amarelo, a escala de pau-ferro, bem como laterais e fundo. O cavalete pode ser de mogno, caso o violão seja nylon.

    Lucas Roman

    Putz tambem so novo na area ; ) se não ajudava fala com o pardal ele manja de tudo aheuaheuhauehaueaea talvez ele seje luthier ou muito bem informado mesmo

    Não, não manjo de tudo... Mas faço faculdade de música e aprendo umas coisas aqui e ali... Também faço aula de luthieria, mas ainda não construí nenhu instrumento. Mas dentro da faculdade eu entrei em contato com vários violões de luthier, e acabei aprendendo alguma coisa.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    Acho que o violão que eu quero comprar tá bem nessas especificações que vc falou para violão popular.
    Tampo em Oregon Pine
    Caixa de ressonância em Pau-Ferro
    Escala em alpaca
    E ai, o que vc achou desse violão?
    P.S: é o DiGiorgio Estudante 18 hehe

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves
    Eu recomendo, mais ou menos nessa faixa de preço, que compre um Rozini Studio Náilon (RX210). Custará pouca coisa mais caro, mas tem um som muito melhor. Eles vendem tanto no modelo só acústico quanto de plugar, mas o som plugado é ruim, então nem compensa pagar a diferença. Tenho um amigo que tem um e o dele é ótimo pelo preço, acredito que os outros devam ser também.

    Ele tem o tampo maciço em Pinho Sueco, escalas e cavalete em Pau-Ferro, laterais e fundo em Gonçalo alvez laminado, e vem com umas cordas até que boazinhas. Acredito que o preço esteja por volta dos R$350,00, se você só achar modelos eletro-acústicos daí acho que nem compensa, porque vai ser uns R$500,00, já não sei se vale. Com mais R$100,00 compraria um Giannini C3, que tem o som muito bom e é inteiro maciço (apesar do acabamento ser uma porcaria).

    Quanto ao Jacarandá, acho que a grande vantagem na fabricação de móveis é justamente esta: é uma madeira muito resistente mas relativamente fácil de se trabalhar e esculpir.

    P.S.: Os Rozini não eram bons antigamente, então é melhor comprar um novo ou um usado recente.

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    Bem, o Estudo 18 da Di Giorgio sempre foi uma boa opção. Não sei agora, mas talvez secando o violão fique melhor. Eu não conheço osnomes em inglês, eu adoraria que você me dissesse o que é Oregon Pine. Talvez pinho de Oregon, USA? A escala em alpaca talvez cause problemas, quando a madeira secar, pois os trastes podem tentar sair do lugar, sendo empurrados pela madeira.

    Eu aceitaria a sugestão do haroldoeguchi, o Rozini é uma boa opção hoje, eles tem prezado pela qualidade. Mas acho que pinho sueco no tampo ou é bafo ou não é um pinho de corte muito bom, pois só a madeira não trabalhada sairia bem caro. O que ele falou de jacarandá também está correto quando se trata do jacarandá já cortado, e seco, no tamanho da peça. Caso contrário, é muito difícil. Tente achar um pedaço de jacarandá bruto, razoável, e procure uma madeireira que aceite cortá-lo: vai ser difícil, pois por ser muito dura, desgasta muito as ferramentas para esse tipo de serviço.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    haroldoeguchi
    Pardal
    Caras esse DiGiorgio já tá difícil de sair, imagine um mais caro! (mesmo sendo somente R$50)

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    Bom, então realmente fica difícil. Mas o Di Giorgio não é uma escolha ruim, em alguns anos ele se tornará um violão melhor. Mas, sério, tenta juntar só esse pouquinho a mais, vai valer a pena!

    haroldoeguchi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    http://www.ebluthier.com.br/_in/madeiras.htm
    Interessante este link. É o luthier Eduardo Brito de Brasilia.

    Então, EnrickAlves, faz um esforço, peça emprestado... A diferença do Di Giorgio Estudo 18 pro Rozini Studio (ao menos o que toquei) é enorme, muito maior que os R$50,00. As vezes compensa demorar mais pra comprar do que comprar um não tão bom e logo trocar.

    Agora, se quer um violão pra trocar em 1 ano, aí sim vale a pena uma mais barato.

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    A diferença do Di Giorgio Estudo 18 pro Rozini Studio (ao menos o que toquei) é enorme, muito maior que os R$50,00. As vezes compensa demorar mais pra comprar do que comprar um não tão bom e logo trocar.(2)

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    haroldoeguchi
    Pardal
    Caras vou dar uma olhada nas lojas daqui, as vezes nem tem esse violão por aqui....e se tiver pra vender por aqui, pode ser mais barato ou mais caro, vou ter que dar uma olhada no preço e no desconto (meu pai só compra a vista), ai eu me decido melhor...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre madeira