Autor |
Mensagem |
vampirinha Veterano |
# set/08
Ola pessoal td bem? comprei um óleo de limão pra passar na escala, só que nesse que comprei não vinha uma espuminha na ponta pra passar direto no instrumento... ai fiquei na duvida que eh a primeira vez que compro...mas o que posso usar pra passar o oleo? uma flanela?? eh que queria que tivesse a espuma que assim ja era mais pratico e economizava tbm....
|
Owl Veterano |
# set/08
· votar
acho que pode passar com franela.. mais se voce quiser passar com espuma, corta um pedaço daquela esponja (parte amarela) que se usa pra lavar a louça..
|
vampirinha Veterano |
# set/08
· votar
Owl
olha boa idéia! num tinha pensado nisso ehehehhehehe obrigada!
|
lutty Veterano |
# set/08
· votar
acho que pode passar com franela * flanela...
mas pra q serve esse oleo?
|
Lucas Roman Veterano |
# set/08
· votar
"Ola pessoal td bem? comprei um óleo de limão pra passar na escala"
deve ser para limpar ; )
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
"Ola pessoal td bem? comprei um óleo de limão pra passar na escala"
deve ser para limpar ; )
Muito provavelmente. Outro produto interessante é a cera inglesa: aplique um pouco, sobre a escala, sem as cordas, e deixe por um tempo. A aplicação pode ser feita com uma escova de dentes velha, que (bom, né? Por motivos óbvios) não será mais usada para fins dentais. Depois de alguns minutos, use uma flanela ou pano velho e retire toda a cera. Encere a escala, em outras palavras.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/08
· votar
vampirinha Óleo de Peroba também serve, e bem. Abç
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Óleo de peroba é mais indicado para lustrar as madeiras com verniz, tipo o tampo, as laterais, o fundo, o braço e a cabeça. Na escala, pode se misturar à sujeira acumulada, eu não indico não... Mas pro resto do instrumento, com certeza.
|
|
# set/08
· votar
Pardal Cara, eu sou luthier a 20 anos e uso o mesmo inclusive para limpar a escalas. Abç
|
Owl Veterano |
# set/08
· votar
Óleo de Peroba também serve, e bem. eu também uso oleo de peroba no meu violão (madeira e escalas) e nunca deu problema... nada contra quem usa outro produto, mais deve sair bem mais barato passar oleo de peroba do que qualquer outro produto.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
ais deve sair bem mais barato passar oleo de peroba do que qualquer outro produto.
Sei lá, paguei 12 reais num vidro de oléo de limão que dá pra passar na escala umas 30 vezes pelo menos!
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# set/08
· votar
oleo de peroba, limao ,soja, milho eh tudo oleo msm a diferenca eh q o de limao tem um cheiro mais agradavel
|
|
# set/08
· votar
japaubatuba soja, milho eh tudo oleo msm Passe óleo de soja no braço de seu instrumento pra ver só, rs,rs... A alternativa ao óleo de peroba é o óleo de cedro. Abç
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
zoeira neh rsrs
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu sou luthier a 20 anos e uso o mesmo inclusive para limpar a escalas. Abç
Eu trabalho com restauração de instrumentos, mas não com construção. Realmente já tive decepções com o óleo de peroba com violões muito usados, cheios de sujeira na escala, que o óleo de peroba não consegue penetrar. Aliás, que óleo de peroba você usa, o cremoso ou o normal?
Mesmo em outras partes do instrumento, se está com muita gordura acumulada, nem adianta passar o óleo de peroba, não ajuda. E a cera inglesa não é muito abrasiva, não destrói o verniz PU. Em geral, como eu pego mais instrumentos de leigo, industriais, recebo violões muito sujos, pois pouca gente tem cuidado com o instrumento no que tange a manutenção estética, só uns e outros. Não sei como você trabalha, que tipos de violão recebe, mas a cera inglesa ajuda muito a limpar escalas muito sujas.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
O certo não seria limpar antes de encerar?? Por exemplo as escalas, eu sempre limpo, tiro toda a gordura e sujeira encrostada nela, antes de aplicar o óleo...assim ele penetra bem!
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
BaNdAiD
O certo não seria limpar antes de encerar??
Sim. eu encero com cera inglesa ou massa de polir, deixando um pouco para a química dessas substâncias agir sobre a sujeira e depois passo uma escova usada, retirando as manchas. Aí eu lustro com óleo de peroba. Ele só entra bem assim mesmo, você está certo. Ele serve bem para lustrar o verniz também. Na madeira, ele deixa um cheiro muito agradável. É assim que eu aprendi a fazer.
Por exemplo as escalas, eu sempre limpo, tiro toda a gordura e sujeira encrostada nela, antes de aplicar o óleo...assim ele penetra bem!
Eu concordo plenamente.
|
|
# set/08
· votar
Pardal Eu uso a cêra inglesa apenas para polimento de partes envernizadas ou no caso de acabamentos de corpos sólidos para um estilo "madeira natural", com um "acento" "antigo", e o óleo de peroba para a hidratação das escalas (escuras) e mesmo de partes de madeira sólida. De fato fica complicado usá-la em escalas muito sujas, mas daí, eu uso após a limpeza "grossa". Abç
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
No final das contas, agente faz a mesma coisa em se tratando de limpeza, mais ou menos. Eu uso a cera para a limpeza que você chamou de "grossa".
|
|
# set/08
· votar
Pardal Exato; e como eu não uso, vou anotar sua (útil) sugestão. Obrigado! Abç
|
Carina K Veterano |
# set/08
· votar
vixi nem sabia que precisava disso... o meu violão eh preto serve passar esses óleos?
|
Pardal Veterano |
# set/08 · Editado por: Pardal
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Exato; e como eu não uso, vou anotar sua (útil) sugestão. Obrigado!
De nada. eu também não sabia que dava para usar cêra inglesa de outra forma (o acabamento de corpos sólidos), obrigado!
Carina K
Sim, se ele foi feito de madeira e envernizado. O fato de ser preto que dizer que também foi pigmentado, mas dá sim.
|
Carina K Veterano |
# set/08
· votar
Pardal eu fiquei em duvida pelo fato dele ser pigmentado mesmo... violão barato.. entaum fiquei com medo de passar alguma coisa nele e ficar tudo manchado xD
|
|
# set/08
· votar
Pardal Geralmente o acabamento que dou em meus instrumentos é "natural", daí eu aplico a seladora ao corpo (várias "demãos" e respectivas lixadas) e no final aplico cêra e dou um polimento com uma politriz. Abç
|
Carina K Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola vixi... oq eh exatamente melhor pra mim usa(baratinho =D)
|
|
# set/08
· votar
Carina K O corpo basta limpar com um pano de algodão branco limpo e sêco. A escala com óleo de peroba, principalmente quando vc for trocar as cordas. Bjs
|
Carina K Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Valeu! Vou passar a limpar minha escala agora =D Bjs
|
leolmx Veterano |
# nov/08
· votar
Onde eu acho óleo de limão ou de peroba para comprar? Eu já procurei óleo de limão numa loja de instrumentos muito boa na minha região e eles não tinham...
|
|
# nov/08
· votar
leolmx Óleo de Peroba se compra em supermercados Abç
|
leolmx Veterano |
# nov/08 · Editado por: leolmx
· votar
Mauricio Luiz Bertola
obrigado pela resposta
então, eu usei o óleo de peroba na escala toda, os trastes também ficaram lambuzados de óleo, eu espero secar por um tempo ou posso trocar as cordas imediatamente? Ou tenho que passar um pano seco para remover o óleo dos trastes?
mais uma vez, obrigado
|