Pardal Veterano |
# set/08 · Editado por: Pardal
· votar
Marcelo R.
Tenta bater palmas com ele. Essa deficiência rítmica, em geral, não é exclusivamente violonística.
Experimente, deixá-lo cantar enquanto você o acompanha, também.
Pode bater um pulso e desafiá-lo a bater o pulso junto, depois dividindo pela metade, por três (é uma excelente forma de introduzir com certa facilidade as quiálteras, mas isso não agora, de cara)...
Faça dois ritmos e peça para ele identificar qual estava mais rápido, qual mais lento, qual tinha mais batidas, etc...
Tem várias formas de trabalahr isso, cara. Uma dica: trabalhe mais elementos musicais de uma só vez. uma boa atividae segue aí:
Brincadeira do "chefe":
Proponha ao aluno (dane-se se ele tem 40 anos; faça isso e outras coisas parecidas para desenvolver nele prontidão automatismo de notas, ritmo, etc...) que vocês irão falar, uma após a outra, as notas da escala.
Enquanto vocês cantam (devagar, ok?), devem bater palma quando for falada a nota "chefe", escolhida por você ou pelo aluno.
É uma forma de introduzir certa desenvoltura com a seqU6ência de notas, que será usada para depois construir escalas.
Depois de algum tempo num mesmo tom, mude o "chefe", ou coloque dois, três, só os que tem vogal "o", ou "a", enfim, invente.
Acaba que essa brincadeira introduz o ritmo real, livre, pois as notas são sete, então fica sem quadratura. Muito boa, e não precisa de nenhum material. E você pode adaptar para ser feita no violão, tipo: Toda vez que falar a nota chefe, ela deve ser tocada no violão.
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
Marcelo R.
O negocio complicado mesmo é vc conseguir que o aluno pegue a mecanica da coisa...o suing....a manhã do negocio..é com tempo
Sim, isso demora, você tem de trabalhar várias vezes os mesmos exercícios, ser criativo e inventar vários também.
eu nem lembro como fiz..era tao fominha que aprendi rapido, mas como tem pessoas mais preguiçosas que outras tem que variar o metodo....
Não é só preguiça, às vezes é dificuldade mesmo. E pra você que já sabe, fica a impressão que o cara está demorando demais.
|