sobre partituras

    Autor Mensagem
    re
    # dez/02


    pessoal, como faço para tocar a harmonia junto com a melodia. Por exemplo: Tenho várias partiruas. Acima da pauta está a harmonia, suas notas. No pentagrama encontra-se a melodia. Acontece que eu só consigo tocar ou a harmonia ou a melodia, separadamente. Como faço para fazer uma fusão disso tudo. Tocar os acordes melodicamente? Sem precisar de ninguém para acompanhamento?

    Digao
    # dez/02


    Chord Melody... use as tensoes do acorde para fazer a melodia...
    Apesar q eu nao entendo nada disso, pq to estudando ainda...

    Anônimo
    # dez/02


    quais são as tensões?

    re
    # dez/02


    eu que disse isso! quais são as tensões?

    Digao
    # dez/02


    Qualquer nota acima da 7 menor... 7+ 6 9b 9 9# 11 11# 13b 13...
    É dai q vem aqueles acordes loucos de bossa nova e jazz... pra acompanhar e melodia...

    re
    # dez/02


    valeu,conseguiu falartudo e não explicar nada...

    re
    # dez/02


    tem outro re por ai? pelo contrário, para mim explicou alguma coisa.

    Digao
    # dez/02


    Tipo se num compasso tem as notas
    do, re#, mi, la, do, si, si, re
    F Fr F Fr F Fr F Fr

    Um acorde q combinaria seria C7 ou C7/9 por causa do re no ultimo tempo...

    Se tivesse um fa num tempo forte podia colocar um Csus4 e depois voltar pra C.. etc.. o acorde vai se formando conforme as notas da melodia ou vive versa..

    re
    # dez/02


    pô digão, eu quase consegui captar a sua explicação.

    Digao
    # dez/02


    Num compasso as notas q importam geralmente estao no tempo forte... essas notas ou sao do acorde ou sao tensoes da escala do acorde... As notas do tempo fraco geralmente estao de passagem, fazendo um cromatismo ou uma aproximacao...

    re
    # dez/02


    Então eu devo pegar estas notas fortes e transformá-las em um acorde. Por exemplo: a nota ré, na tonalidade de lá maior é forte dentro do compasso. Então eu devo pegar esta nota ré e fazer um acorde? É isso mesmo? E que acorde ele vai dar, dentro da tonalidade de lá maior? Fui claro?

    Digao
    # dez/02


    Depende das outras notas... se depois do re tiver um fa# no meio pode saber q e D maior... Mas se tiver um si, pode ser Bm... tem q ver todas as notas com importancia (geralmente as fortes) e ver o acorde q mais combina com elas... Na verdade se tivesse um re e um Fa#, poderia ser um si tb... mas tem q ver qual soa melhor...

    Digao
    # dez/02


    Nesse meu exemplo ai o D teria preferencia pq e subdominante...

    Régis Renner
    # dez/02


    São vários os comnetários a respeito, porém sem fundamento e qualidade. Quem lê a pauta sabe que não é preciso nada de conceitos harmônicos ou enharmônicos do tipo, sexta justa, ou dominante, ou superdominante, etc...
    A pauta é clara, todas as notas estão dispostas no pentagrama e a leitura correta e uma boa prática são pontos fundamentais para tocar uma bela melodia repleta de arranjos, harmonias e bases de contrabaixo. Aprenda a ler, interpretar e dominar as pautas. Assim vc tornar-se-á intimo as mínimas, semínimas, fusas... e não irá prcisar de tanta calculadora para somar C7+ . Dm5-.. etc..
    Valeu!!!

    leonamcampos
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    para re
    Pelo que entendi, as partituras que você dispõe, traz os acordes na pauta, acima nas linhas do pentagrama.
    Você podera usar a tonica do acorde junto com a nota da melodia, vai tocar simultaneamente, ela servira como acompanhamento, não precisa você usar todo o acorde. Você comecará lento e depois quando estiver seguro, aumente a pulsação até chegar ao andamento da musica, voce sentira a harmonia e melodia juntos, como fosse dois violões tocando uma unica musica.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ou gente vcs num sabem de uma hp q ensina a ler partitura não??? Se vcs puderem me ajudar eu agradeço muito...

    Escala Sevillana
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    http://www.duendeflamenco.com/
    http://themetsource.com/
    http://www.mysongbook.com/
    http://www.olga.net/

    Fred_d_rocker
    Dá uma sacada nos sites acima.
    Talvez te ajudem.

    Caras, sobre a dúvida do "re".
    Alguém sabe de algum site que trate do assunto ?

    Régis, gostei da sua orientação.
    Abraços.

    guilherme rodrigues
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ei, vamos simplificar a história.
    Inverta o acorde para que a nota mais aguda do mesmo seja a nota da melodia.
    Por exemplo: Acorde de Dó, nota da melodia é Sol. Vc inverte o acorde de Dó fazendo com que a nota sol sejá a mais aguda.
    Só toque nos tempos fortes nos fracos toque só o melodia. Pegou?
    Até mais, Guilherme.
    ps: qualquer coisa me mande um email: guilhermerodrigues.email@gmail.com

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    19/dez/02 10:07

    Huahuahua o cara deve ta no caixão ja...

    be yourself
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Digao

    Bota malucos nisso hehe,Ainda mais que tô tirando uma música Jazz fudida aqui,Só acorde maluco O.o Tem que esticar o dedo lá na PQP em 1 segundo,É coisa de monstro O.o

    augustinho
    Veterano
    # set/07
    · votar


    gostaria de pedir para vcs ai! super ligados se alguem tem a partitura do choro esperando a feijoada

    augustinho
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ninguem sabe de nenhum site de partituras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre partituras