Guia: Como procurar partituras

    Autor Mensagem
    haroldoeguchi
    Veterano
    # ago/08


    Como tenho visto várias pessoas procurando músicas específicas para violão nos mais diversos forums, resolvi escrever este guia.
    Primeiramente acho que seria interessante comprar a partitura. Existe toda uma estrutura por trás da publicação de uma partitura que só é recompensada financeiramente com a venda. Temos aí o autor, o revisor, digitador, editor... Se as pessoas param de comprar partituras elas simplesmente deixam de ser publicadas, tornando-se cada vez mais raras. Sites bons para comprar partituras que conheço são a Freenote de São Paulo, a Livraria Musimed de Brasilia (a Musimed tem um acervo muito maior que a Freenote, ambas tem lojas físicas e pela internet). Há ainda a opção de se comprar livros pela Amazon, Sebos Online, ou até mesmo pelo Mercado Livre.
    Entretanto, se a partitura que procura está esgotada, se só foi publicada num país muito distante ou se você simplesmente não tem dinheiro mesmo pra comprar, então há outros meios de se conseguir uma partitura, afinal de contas, a cultura deve estar acima das questões financeiras.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Como baixar partituras:
    1. Procure no Google. Há sites que hospedam partituras, como o www.free-scores.com, que contém apenas arquivos com licença livre.
    2. Refine ainda mais sua busca. Talvez digitar a palavra blog ajude. Há vários blogs que funcionam como sistema de busca de arquivos, e restringir a busca a este tipo de site pode lhe ajudar a encontrar o download que precisa.
    3. Procure em sites que hospedam arquivos. A opção mais fácil é procurar no www.4shared.com. Mas também tem o http://rapidshare-search-engine.com/.
    5. Torrent! Usando um programa de torrent (uso o µtorrent). Há vários arquivos para baixar. Recomendo particularmente este: http://isohunt.com/torrent_details/47790528/classical+guitar?tab=summa ry
    É um torrent contendo inúmeros arquivos. Apenas o arquivo Guitar Scores de 620mb tem quase 11000 páginas de partituras para violão solo.
    6. Se ainda assim não encontrou a música que queria, peça no Orkut, nos forums, pro seu vizinho, professor. Mas se ela não está disponível por estes meios será um pouco difícil encontrá-la, dependerá muito de sorte.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Outra sugestão pra quem usa torrent:

    www.pianosheets.org

    makumbator
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    Não esqueçam das bibliotecas!! É perfeitamente legal (segundo a legislação brasileira) xerocar músicas de bibliotecas públicas(elas fornecem esse serviço) para consulta ou estudo privado. Já consultei in loco e a distância as bibliotecas da escola de música da UFRJ, UFMG e da divisão de música da Biblioteca nacional. A divisão de música da Bibiloteca nacional tem o serviço de busca pelo título que vc indicar, xerox e e envio para seu endereço, tudo sem que a pessoa precise sair de casa. Nunca consultei as paulistas, mas devem ser ótimas também(escolas de música da USP, Unicamp, etc...).

    haroldoeguchi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    As bibliotecas são onde se encontram as coisas mais raras. Não citei porque não tenho experiência no assunto. Pode descrever melhor como acessar a distância, com links e tal, makumbator?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia: Como procurar partituras