fulepa Veterano |
# ago/08
Olá Pessoal, aqui mesmo pelo fórum peguei alguns esquemas de montagem de escalas, maiores e menores.
Se eu estiver errado favor me corrigerem...
Ex: Maior - TTSTTTS e Menor - TSTTSTT
Até ai tudo bem, eu entendi !!
Mas tipo, se eu for montar as escalas, todas ficarão em TOM maior Ex: Escala de D -> D-E-F#-G-A-B-C#-D
Dentro desse esquema de escalas não há nenhuma nota menor ou diminuta ?
Tipo, D MAIOR ....> D - Em - F#m - G - A - Bm - C#° .. Há algum esquema assim ?
Se há algo tipo esse, em quais casas as notas deverão ser menores ou diminutas ??
Espero que tenha ficado claro !!! Procurei em muitos tópicos e não achei nada que dissesse sobre esse assunto.
Abraços,
qquer coisa contato emerson.vsilva@ig.com.br
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Pardal Veterano |
# ago/08
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fulepa
Bem-vindo ao FCC!
Bem, você está com uma dúvida comum a iniciantes: está confundindo notas com acordes. Acordes são grupos de notas sendo tocadas junto. Notas são sons individuais.
Entendido isso, nenhuma nota é maior, menor, diminuta, aumentada ou o raio que a faça soar. Nenhuma nota por si só é nada além de uma nota. Para ser analisada, deve-se colocar alguma nota como referencial.
A partir de uma escala, você monta o campo harmônico. Isto é, você pega as notas da escala de ré maior e, agrupando-as devidamente, forma acordes que, esses sim, serão maiores, menores diminuto, aumentados etc... e anotados em forma de cifra. Pois a cifra não anota notas individuais, mas acordes, que são notas em grupo (fazendo trabalho de equipe... nossa, que piada horrível!!).
A nota anotada na cifra na verdade é a nota sobre a qual o acorde foi montado, mas não é sua única nota.Por exemplo: ré é uma nota, representada pela letra D. MAS numa cifra, quando vem escrito D quer dizer o acorde formado a partir da nota ré, numa formação maior. Quer dizer que você tem de tocar, além do ré, o fá sustenido e o lá.
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