Autor |
Mensagem |
marquinos Veterano |
# jul/08
Queria saber quais são os graus usados nessa escala. Obrigado!
|
Penta_Blues Moderador |
# jul/08
· votar
Boa tarde!!!
marquinos T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7 Valeu!!!
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08
· votar
Boa noite!
é a escala menor natural(eólio) com a elevação da 7b em um semitom.
Portanto,pode ser chamado de eólio 7+.
Com a elevação da sétima menor em um semitom,fica sétima maior;
Veja o exemplo:
Am natural:
T 2 3b 4 5J 6b 7b
A B C D E F G
Am harmônica:
T 2 3b 4 5J 6b 7M*
sétimo grau elevado em um semitom em relação a outra escala.
Originalmente,toda escala gera um campo harmônico,que no caso da menor harmônica será:
Im(7M) IIm7(b5) IIIbmaj7(#5) IVm7 V7 VIbmaj7 VII°
E esse campo harmônico gera modos,que serão:
Eólio 7+
Lócrio 6M
Jônio 5#
Dórico 4#
Frígio 3M
Lídio 2#
Mixo 6b/9b
Esses nomes fazem jus aos modos,exceto com as alterações que seguem nos nomes.
Aconselho estudar o campo harmônico maior antes.
Espero que alguém me dê votos positivos!
Esse texto é de autoria minha.....acabei de escrever.
Abraço
|
marquinos Veterano |
# jul/08
· votar
Muito bom. Eu já sabia um pouco sobro o campo harmônico maior natural
I IIm IIIm IV V VIm VIIº
Mais o menor harmônico não sabia, nem mesmo a escala Valeu obrigado!
|
Penta_Blues Moderador |
# jul/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa tarde!!!
Bolo de laranja Cara, a explicação realmente está bem legal, mais abrangente do que meu post e do que talvez tivesse sido a dúvida do nosso camarada marquinos, que certamente recebeu mais ensinamentos do que esperava numa única pergunta. Só não vou lhe dar um pontinho positivo porque na sua representação da Escala Menor Harmônica vc colocou um símbolo que não existe em se tratando de Escalas, apenas quando o caso for Acorde, ou seja: T 2 3b 4 5J 6b 7M* Numa Escala, o VII Grau é denominado apenas com o numeral 7, que indica ser uma Sétima Maior. Se fosse uma Sétima Menor, seria representado por b7 e se fosse Sétima Diminuta seria bb7. Em Acordes, 7M só é usado para que sejam diferentes daqueles representados apenas por 7, já que em se tratando de Acordes o numeral 7 sozinho representa um Acorde com Sétima Menor, ou seja, C7M é diferente de C7. Outra pequena observação é que ao se colocar o sinal depois do número na representação de um determinado intervalo, o mesmo pode ser confundido com o números de notas com determinado acidente dentro da Escala, ou seja 3b pode ser interpretado como se a Escala em questão tivesse três notas bemolizadas, ao passo que se escrevendo b3 não há esse inconveniente. De qualquer forma foi muito boa a sua explicação! Valeu!!!
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08
· votar
Penta_Blues
Só não vou lhe dar um pontinho positivo porque na sua representação da Escala Menor Harmônica vc colocou um símbolo que não existe em se tratando de Escalas, apenas quando o caso for Acorde, ou seja: T 2 3b 4 5J 6b 7M*
Era pra chamar a atebção dele,ele gravar e não esquecer mais. se fosse Sétima Diminuta seria bb7.
Nunca ouvi falar desse modo não,eu colocaria 7dim.
Quanto é sétima,foi erro meu mesmo,mas era mais pra ele perceber a diferença;
Cara,eu sou um completo ignorante musical,tenho 13 anos,nem saí da chupeta ainda hehe
Mas valeu pelos toques,pode deixar!
Abraço
|
Penta_Blues Moderador |
# jul/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa tarde!!!
Bolo de laranja Nunca ouvi falar desse modo não,eu colocaria 7dim. De novo há uma pequena confusão nesta sua definição. O termo dim está ligado à nomenclatura de Acordes e não de Escalas, ou seja, cai naquilo que falei acima: Numa Escala, a nota é uma bb7; num Acorde seu nome é 7dim. Sugiro que vc separe as definições para estes dois conceitos: Escala x Acorde, ok?
Cara,eu sou um completo ignorante musical,... Somos dois então meu camarada...rs
Valeu!!!
|