Cifrar músicas - Dúvida!

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
Você sabe os acordes da música? Ou tirou só o solo? Quais são as notas?

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu Minow

Tirei só o solo meio sem querer treinando escalas aí fui achando as notas a música é asa branca e as notas não lembro agora não estou com o violão mas começa com a nota C

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Esta pergunta é para o moderador (acho que é esse o nome que se dar ao camarada que controla aí o forum) quero saber como eu acho as respostas das minhas mensagens caso eu faça alguma pergunta hoje e saia do forum e quando eu voltar amanhã como encontrar minhas respostas.

É que sou novato e não sei como funciona direito.

Se algum dos membros puder me ajudar tambem fico grato.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
Asa Branca começa na tônica mesmo, então se começa com a nota C, é em C maior mesmo.

Pra achar as respostas basta voltar nesse tópico, procure-o no fórum de violão, ou veja aqui as últimas respostas enviadas por você, e os últimos tópicos.
Falou

gabert
Veterano
# mai/07
· votar


Cassio, por acaso você já estudou esses Campos Harmônicos do site?

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Nossa q engraçado!
Esse tópico foi eu q criei há um tempão atrás (2003), perguntando uma coisa q ontem mesmo eu vi q tava conseguindo. eheheheh

Eu perguntei aqui, como cifrar musicas, tirar elas de ouvido. E nossa!!! Eu consegui fazer isso com várias músicas ontem....uhuuulll...\o/

Q massa ver q eu evolui, nao tanto assim, eheheeh mas pelo menos isso já nao eh um problema pra mim...ahauhauu...to feliz =]

JWellington
E ow cara!!! Seja bem vindo!
Espero q o pessoal aqui te ajude, como me ajudaram.

Valeus!

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Barbara Jolie
Obrigado pela acolhida

Essa coisa de cifrar música de ouvido é massa, já que você aprendeu, qual é o macete? Tem alguma técnica ou é treino mesmo?

Sabes construir a escala de Cm

Perguntei a Barbara mas quem puder responder por favor responda...

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu Minow.
Mas me diz uma coisa... como faz pra achar o tom, qual o macete? O solo de Asa Branca começa com a nota do tom mas qual é a técnica pra achar esse tom? Tem? Ou é prática mesmo? é ouvido?

Essa foi pra Minow mais alguem puder responder por favor.

kiki
Moderador
# mai/07 · Editado por: kiki
· votar


Barbara Jolie
que legal, geralmente os donos de topicos ressucitados não aparecem mais, fica meio fantasmagorico.
mais legal ainda é ver que a gente evoluiu. que nem pestana. no começo é um parto, todo mundo foge. quando voce menos espera, tá fazendo.
e aprender é assim, devagar, aos poucos.

JWellington
macete não tem. tem que ir aprendendo. muito ouvido, muito treino. toque muitas musicas, nos estilos que quer aprender a tirar. voce aprende macetes para os tipos de musica que voce toca. samba tem seus macetes, bossa nova tem outros, rock tem outros.

a escala de Cm é a relativa menor de D#. ou seja, a escala de ré sustenido maior é igual a de dó menor. pode ser confuso no começo.
mas toda escala maior tem sua relativa menor.
a principal é a natural, dó maior, cuja relativa menor é lá menor (C-Am).

A tonalidade voce vê assim:
não importa em que nota voce começa o solo, e sim quais voce usa ao longo dele.
a escala natural, dó maior, não tem nenhum sustenido. só usa as notas naturais. se usa um sustenido (F#), é sol maior (G, a quinta nota depois do C). se usa dois sustenidos (F# e C#), a escala é Ré maior (D, a quinta nota a partir do G). e assim por diante. isso se chama ciclo das quintas.
também pode ser com bemol, se chama ciclo das quartas.
acho que tá muito confuso, não dá pra explicar isso direito aqui. procure sobre isso no forum, ou na internet.

isso exige bastante estudo teórico, sobre tonalidade, escalas, etc.

a musica asa branca é boa pra aprender, pois é bem simples. voce tirou ela em dó maior, portanto é escala natural. os acordes giram em torno do campo harmonico do Dó (C-G-F).

procure pelo forum, deve ter explicações sobre escala e tonalidade melhores e mais completas que a minha.

é isso. espero ter ajudado. se voce não entendeu nada, pode reclamar.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
qual é o macete? Tem alguma técnica ou é treino mesmo?
Então, eu não sei o macete. Sei q eu consegui. Mas de ouvido mesmo.

Acho assim, aprendi mtos acordes, tocando mto. Ae hoje em dia eu busco achar primeiro o tom da musica, q eh a base tonal. Depois tu vai achando os outros acordes, mas sempre indo por uma logica.

Sabes construir a escala de Cm
Então, vc pega o campo harmônico. Mas nao sei explicar direito. Acho q os meninos podem te ajudar melhor. ;)

kiki
fica meio fantasmagorico.
hauhauh eh mesmo. Altos topicos sao ressucitados lah no forum canto, q nem tem mais o link pro membro embaixo. moh fantasma! eheheh

que nem pestana. no começo é um parto, todo mundo foge. quando voce menos espera, tá fazendo.
verdade! eehhehehe

e aprender é assim, devagar, aos poucos.
e com mta força de vontade neh?

Abraços e valeus ae povo! =]

Headstock invertido
Veterano
# mai/07
· votar


Eu boto a musica pra tocar e fico tocando todos os acordes que eu conheço
quando um acorde coincide com um da musica eu faço os campos armonicos e dai e so beleza

eu chamo de...

...o metodo das tentativas...

(acho que ja existe)

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu pessoal pela ajuda no caso de cifrar música, sei que em música se usa muita teoria e que tem coisas que a própria teoria não explica tem buscar no talento mesmo. Obrigado a vocês!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
muita teoria e que tem coisas que a própria teoria não explica tem buscar no talento mesmo.
mas eu digo q a teoria eh mto importante, como base para deixar fluir o seu talento. ;)

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Barbara Jolie
hauhauh eh mesmo. Altos topicos sao ressucitados lah no forum canto, q nem tem mais o link pro membro embaixo. moh fantasma! eheheh
pois é. eu entro mais nos de instrumento, tipo guitarra, violão, baixo (nunca entrei no de canto, que eu sou meio desafinado :-/).
sempre tem topicos de 2003, 2004, e gente em 2007 respondendo achando que o dono vai ler. voce foi o primeiro caso que eu vi aparecer! ;-)

JWellington
muita teoria e que tem coisas que a própria teoria não explica tem buscar no talento mesmo.
mas eu digo q a teoria eh mto importante, como base para deixar fluir o seu talento. ;)

muita teoria, mas mais importante, muita prática e força de vontade. é possível tocar sem teoria, mas não sem prática!!! (parece obvio ne?)

Headstock invertido
...o metodo das tentativas...
tirar musica é sempre tentativa e erro! só que cada um faz de um jeito. eu geralmente tento notas soltas, ao inves de acordes. vou tocando todas as casas da mizona, até a 12. vou vendo quais notas batem, e vou achando o tom.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
pois eh...eu ainda sou um dos "fantasmas" q ainda rondam por aqui. ehehehehe

(nunca entrei no de canto, que eu sou meio desafinado :-/).
ah mas passa lah...vai q algumas dicas de lah te ajude a ser mais afinado...eheheh =PPP

Abraços!

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Alguem sabe dizer quando é que usa notas dissonantes numa musica?
Essas notas com "nona, segunda, setima, quarta, sexta etc." as vezes tento trocar umas notas naturais por dissonantes mais acho que fica um som muito ruim parece fora.
Será que troco as notas erradas podem me dizer como uso essas tais notas?

Alguem consegue pegar de ouvido numa notas desse tipo?

alexandremarr
Veterano
# mai/07
· votar


eu iniciei com o violão e agora comprei um cavaquinho a uns 2 meses venho estudando os seus acordes, estou muito satisfeito, e estou achando mais fácil para solar e tirar algumas músicas de ouvido pois os seus acordes preenche bem a harmonia e em materia de samba, não pode faltar.
Estou encontrando dificuldades com a batida, alguns ritmos se alguem puder me ajudar, agradeço.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
Alguem sabe dizer quando é que usa notas dissonantes numa musica?
Essas notas com "nona, segunda, setima, quarta, sexta etc." as vezes tento trocar umas notas naturais por dissonantes mais acho que fica um som muito ruim parece fora.


se ainda estiver em tempo de responder...
não é simplesmente trocar acordes (não notas) simples por dissonantes. há várias maneiras de se utilizá-las, eu não saberia te dizer exatamente, mas vou explicar algumas que eu uso.

para fazer algumas firulas. o mais clásisco é D D4 D D9, usado em muitíssimas músicas. troca a terça pela quarta, volta pra terça, pra nona.
ou C C9 C C7M. são dissonâncias em cima dos acordes simples, e fáceis de fazer. não duram mais que um compasso. é comum em músicas pop/rock.

algumas músicas permitem substituições, como voce disse, mas não muita.
por exemplo a música voce, do tim maia. já vi gente tocando A Bm C#m Bm; e já vi A7M B7m C#7m B7m. deixa a harmonia um pouco mais densa, com as sétimas.

mas quando se toca mpb, samba, bossa nova, jazz, o negócio complica. aí os acordes dissonantes dificilmente podem ser trocados por acordes simples.
pegue qualquer tom jobim, vinicius, chico, e tente simplificar a música. é possível tirar algumas dissonâncias. por exemplo C7M/9 as vezes pode ser simplificado para C7M; G7/13 para G7. não é impossivel, mas perde-se muito.
se comparar as mesmas músicas tocadas por diferentes interpretes, eles varias detalhes, criam frases na harmonia. vai de cada instrumentista.

enfim, espero ter ajudado.

Guilher_meira
Veterano
# mai/07
· votar


O melhor jeito para aprender é praticar.

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Kiki ou quem puder me responder
Sabes me dizer porque dificilmente acontramos musicas cifradas com notas dissonantes e em tom menor, sustenido, bemol etc

Essas musicas cifradas em sites de musicas são cifradas corretamente? O que acha?

Porque isso não quer dizer que foram feitas com aquelas cifras deve ser simplificada. Certo?

Onde encontramos as musicas com cifras original gratis?

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
Sabes me dizer porque dificilmente acontramos musicas cifradas com notas dissonantes e em tom menor, sustenido, bemol etc
não entendi muito bem sua dúvida. se puder explicar melhor...

é possivel encontrar cifras com acorde dissonantes sim. talvez sejam menos comuns, depende do tipo de música que procura. se buscar um tom jobim, por exemplo, vai ser impossivel não haver acordes dissonantes.

Essas musicas cifradas em sites de musicas são cifradas corretamente? O que acha?
depende muito do site e de quem fez a cifra.
no caso do cifraclub, a maioria das cifras que eu peguei está boa. mas quem faz são os usuarios (nós), então a qualidade varia muito.
eu já fiz várias colaborações e correções. e minhas cifras já foram corrigidas por gente mais estudada do eu, o que ajuda muito pra qualidade da cifra.
há muitos sites de cifra, dificil garantir a qualidade. o melhor é ir treinando o ouvido. pegar as cifras e tentar tocar, comparando com a musica.

Porque isso não quer dizer que foram feitas com aquelas cifras deve ser simplificada. Certo?
é possivel encontrar versões simplificadas. às vezes a música foi tirada por um iniciante que ainda não conhece muito, ou foi cifrada simplificada de propósito.

Onde encontramos as musicas com cifras original gratis?
isso de cifra original é complicado. o que seria mais próximo do original pra mpb, por exemplo, seriam os songbooks oficiais, aqueles do almir chediak. mesmo assim eles não são exatamente como os músicos tocam. como eu já disse antes, as cifras permitem alguma flexibilidade.
songbooks voce pode procurar no emule (não sei se eu posso dizer isso aqui), ou encontra em sites como o samba-choro. mas se forem musicas famosas, no cifra club costuma ter cifras de boa qualidade.

ultima coisa, pra entender melhor essa "flexibilidade" da cifra: ela foi inventada pra permitir improvisos. diz a lenda que surgiu com o jazz. as partituras são fechadas, não permitem improvisos, cada instrumento tem seu arranjo fixo. com a cifra, desde que se siga a harmonia, cada instrumento tem liberdade para improvisar.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Sabes me dizer porque dificilmente acontramos musicas cifradas com notas dissonantes e em tom menor, sustenido, bemol etc

Se eu entendi a dúvida, é porque provavelmente você tá procurando músicas simples mesmo. Vai tirar Round Midnight pra ver se não tem nota dissonante e acidente...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


pode ser, dependendo do tipo de música, só vai achar tonalidades simples. principalmente se for tipo legiao urbana.

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Aí pessoal acho que entendí o que querem dizer.
Realmente se for pra dificultar as coisas é só ir para samba bossa nova etc.

Desculpem minha ignorância, mas me digam uma coisa, o cara vai tocar uma música e quer copiar todos os detalhes do seu instrumento na referida música como por exemplo o cara que toca em banda normalmente os caras copiam direitinho, é? ou não? eu acho. Aí o instrumento dele aparece lá no fundo quase que não se ouvi direito. Pergunto?

O cara vai buscar recurso no próprio ouvido tem alguma técnica o que acontece. Para o sujeito tirar as notas suas sequencias enfim...

Outra pergunta interessante! Tem técnica para decorar letra e harmonia?

É isso aí caso alguem queira responder por favor não me deixe na mão prometo que pergunta besta não faço mais...

vitor mello
Veterano
# mai/07
· votar


Toda melodia de uma musica é feita através de uma sequencia harmônica, e com as notas principais do acorde e seus ornamentos, tais como aproximações cromáticas e diatônicas, para tirar e cifrar uma musica é melhor primeiro ouvir e decorar a melodia, para depois cifrá-la com a harmonia basica, e ir acrescentando outros acordes depois para enriquecer a harmonia.

vitor mello
Veterano
# mai/07
· votar


quando se quer tocar violão ou guitarra muitos iniciantes acham que tem de estudar tudo sobre teoria, mas em verdade que quer acompanhar cantores e ou cantar tocando um instrumento tem que estudar HARMONIA, pois na harmonia encontramos o que precisamos para ser um bom músico, Ex: escalas, acordes, arpejos, cadências,. etc, e tambem estudar muito a parte ritmica, melodica e harmonica de uma musica. Tudo isso se aprende estudando HARMONIA.Estudamos isso separadamente para entender, tudo isso tem que ser feito como uma única coisa.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
Desculpem minha ignorância, mas me digam uma coisa, o cara vai tocar uma música e quer copiar todos os detalhes do seu instrumento na referida música como por exemplo o cara que toca em banda normalmente os caras copiam direitinho, é? ou não? eu acho. Aí o instrumento dele aparece lá no fundo quase que não se ouvi direito. Pergunto?

dependendo do estilo de música, e do que pretendem os musicos em questão. em geral, bandas de rock gostam de fazer covers identicos. um bom heavy metal é tocado identico, principalmente os detalhes, firulas e solos.

um mpb já permite mais variações no arranjo, até por que os músicos não constituem bandas fechadas, eles variam mesmo dentro de um album.
para mpb, por exemplo, é muito comum a conversão para voz e violão, o que demanda um rearranjo da música. é só ver esses músicos da noite, que tocam em bares.

e há bandas cujo foco é criar novos arranjos para musicas existentes. ou seja, baseada na melodia e harmonia base, propoe novos arranjos, muitas vezes alterando o ritmo, o andamento, etc.

O cara vai buscar recurso no próprio ouvido tem alguma técnica o que acontece. Para o sujeito tirar as notas suas sequencias enfim...
Outra pergunta interessante! Tem técnica para decorar letra e harmonia?

é isso que o vitor mello falou, o básico é saber harmonia, que ajuda muito a "decorar" as harmonias. na verdade, quando se manja muito, praticamente a harmonia fica óbvia.
eu não tenho esse nivel teórico, então preciso decorar todas as harmonias. mas conheço gente que ouve uma vez a música e tira toda a base, e depois vai ouvindo de novo, tirando as dissonancias e firulas com mais cuidado.
o que acontece é que quando voce entende como funciona a harmonia, fica muito mais claro, como uma sequencia lógica, e assim é muito mais facil decora-la.

decorar letra é decorar a letra. não tem truque.

em música popular é muito comum isso que o vitor mello falou, de ter um cantor que dá a melodia, e o musico tem que ir achando a harmonia.
eu, como não sei fazer isso, acabo fazendo o contrario, decoro a harmonia, e depois aprendo a melodia por cima, pois sou violonista, e não entendo muito de canto.

espero ter ajudado.

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


KIKI e VITOR MELO
É isso aí vocês agora me responderam perguntas que fiz anteriormente como: onde colocar as dissonantes e como tirar as cifras de música de ouvido.

Acho que entendí assim: Ouve-se a música e decora-se a melodia certo?
depois tira-se os acordes básicos da harmonia certo? e aí quando a coisa estiver mais ou menos certinhas parte-se para o enfeite da burra certo?
aí é que entra as dissonantes e tudo mais que o músico possa fazer para melhorar a harmonia criando ou simplesmente copiando dependendo da musicalidade de cada um certo?

Por isso perguntei antes onde colocar as dissonantes e se as músicas de site de músicas são cifradas certas (pergunta que KIKI respondeu) não foi o queria eu ouvir mas agora saiu o que queria

Portanto chego a conclusão de que as músicas cifradas que tem nos sites são cifradas só com os acordes básicos ou facilitados certo?

Cheguei a essa conclusão por que? porque pego alguma músicas que tenho a melodia decorada e vou achando os acordes básicos e sinto que em alguns trechos falta uma nota ou outra só que não tenho competencia (ainda) pra saber qual é.

È isso aí se falei besteira peço mais uma vez desculpa pela ignorancia é que sou um aprendiz tentando aprender obrigado a KIKI e a VITOR MELO pela ajuda.

Um abraço

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
é isso mesmo. na minha opinião, não sou musico profisisonal, ainda tenho muito que estudar. muitas vezes eu tiro as musicas numa versão facilitada, ou adaptada, depende do estilo de cada um.

e pra tirar direitinho, é treino, muito tempo de violão. não encane se ficar faltando pedaços. depois de dois anos que voce tirou alguma música, voce vai voltar pra ela e descobrir o que falta, e pensar: "putz, era só isso que eu não tirei daquela vez?".

Mega
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mega
· votar


eu identifico as tríades ou tétrades juntamente com o baixo (ou no mínimo as tríades/tétrades). Outra alternativa é tentar sacar a melodia chutando algumas notas na guitarra... isso se for uma música bem comportada no sentido harmônico, e desde que não tenha acordes muito dissonantes ou com intervalos compostos, melodias simples são o bastante pra sacar os acordes, melodias complexas exigem um pouco mais. Comece pelo mais simples: tente diferenciar acordes menores e maiores, e para treinar, use músicas que sejam apenas voz e violão.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Cifrar músicas - Dúvida!