Como fazer um arranjo?

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/08


    Alguem ai pode me dar dicas de como se fazer um arranjo,pq to tentando fazer um arranjo pra música calice do chico buarque.

    Se alguem conhecer um metodo bom pode indicar tbm.

    Obs: USEI A BUSCA E NADA ENCONTREI!

    Valeu!

    Inté

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    calice do chico buarque.
    Tem no cifra club....

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    gostaria de saber também como se faz um arranjo.

    Abraço

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Dr.Pacheco
    quando voce diz arranjo, é arranjo pra que?
    violão e voz, ou violão solo? dois violões? banda?

    eu venho tentando criar arranjos pra violão solo, meio na marra (não estou estudando nada de harmonia ou teria atualmente), e garanto que não é simples.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Acho que não entendi a pergunta, ou a forma da pergunta.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kiki
    Luiz Almeida

    Primeiro to tentando fazer um arranjo pra acompanhamento(que tbm não é simples) e depois para violão solo.

    Eu queria dicas de quem já fez,pois esse é o primeiro q meu professor pediu pra min fazer,e ele disse q não vai ajudar,disse q eu já consigo fazer na boa.Ai vc pensa q é facil e na hora q vai fazer agarra.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    Dr.Pacheco
    Faz primeiro a base, depois voce coloca o solo em cima, se é que vai gravar. Se não for gravar faz o solo primeiro e memoriza, depois voce faz a base.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dr.Pacheco
    A única música que eu consegui arranjar pra um violão foi "Você é Linda". Tirei a harmonia e a melodia - no caso, a melodia coincide com a voz, bem fácil. Aí misturei os dois, fazendo com que o "baixo" desse o ritmo da música.

    Tentei fazer com uma música do Dire Straits, chamada "Your Latest Trick" (a do refrão com solo de saxofone). Esta é bem difícil, pois tanto a melodia quanto a harmonia não estão sob a responsabilidade de um único instrumento, cada vez é um instrumento que "manda" na música.

    kiki
    Moderador
    # jul/08 · Editado por: kiki
    · votar


    Dr.Pacheco
    se for pra violão e voz é um pouco mais simples.
    isso eu ate que ja fiz um pouco mais.
    mas depende muitissimo da complexidade da musica. calice não é uma canção simples.
    além disso, muito da complexidade do arranjo vai ter que ser deixada de lado. o que é uma pena, pois acho o arranjo excelente (me lembra black sabbath).

    bom, vou tentar escrever os meus criterios de arranjar pra violão:

    regra numero um: não deixar a peteca cair.
    se voce estiver acompanhando um canto, voce tem que fazer a "cama", a cozinha. tem que segurar a harmonia e o ritmo. não invente firulas demais, que isso deixa a musica "esburacada".
    na pior das hipoteses, opte pelo mais simples e mais seguro.

    outra coisa: fazer arranjo pra violão é simplificar.
    voce vai ter que abrir mão de várias coisas. priorize a coerencia da musica como um todo.
    imagine a seguinte situação: se fosse um rock, voce faria o solo e deixaria sem base?

    no mais, sempre que possivel eu procuro fazer alusão ao arranjo original, pra dar algumas entradas e tal.

    tudo isso, claro, estou pensando em fazer um arranjo que diga respeito ao arranjo consagrado. nada impede de voce fazer um arranjo completamente diferente. mas aí já é outra questão.

    já pra fazer arranjo de violão solo voce pode ousar mais, pois é voce com voce mesmo, não corre o risco de se perder (teoricamente).

    é isso. espero que minhas dicas sejam uteis.
    se não entendeu nada, pode pedir esclarecimentos.
    e se tiver a fim, grave e poste seu arranjo aqui (ou no topico de viodeos dos violonistas do forum) pra gente ver.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    bem se eu entendi o q vc quer fazer e tocar eh fazer um arranjo instrumental para esta musica neh?

    bem eu nao tenho muito costume de ficar se matando pra "tirar uma musica dessa forma" mas as vezes faco algo
    o q faco e bem simples nao sei se eh isso q vc quer mas...

    1) vejo os acordes da musica
    2) tiro a melodia
    3) monto uma partitura e tablatura como se fosse para teclado
    4) a partir deste passo procuro um tom mais adequado para executar a musica (geralmente o q usa mais cordas soltas)
    5) o uso dos bordoes nao uso necessariamente a tonica as vezes coloco a terca seguida do 8 grau pra facilitar na execucao!
    6) feito isso tento ajustar o solo e o baixo com o acorde e tento tocar de forma dedilhada para deixar a musica menos "esburacada" como disse o kiki
    no entanto vai ser inevitavel o desaparecimento de algumas notas para possibilitar a execucao bem acho q eh isso!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kiki

    Eu tbm estou fazendo isso.Tento não fugir mto da original,fiz umas inversões e utilizei uns tritones,ficou legal mais ainda ta faltando alguma coisa.


    japaubatuba

    Fazer uma versão dela para violão solo eu ainda não comecei mais essas dicas que vc e os outros deram,com certeza vão me ajudar.

    Valeu!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Assim que terminar eu posto a cifra aqui pra vcs verem se ficou boa.

    valeu

    inté

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    pode crer vai escutando umas coisas q nao tem muito a ver com violao (tipo musica dance) e tenta 'encaixar' nesse estilo por exemplo (uma bateria eletronica eh bem vinda!) va fazendo umas experiencias q uma hora vc vai estar fazendo a sua versao de qlqr musica q quiser agora q vc disse q eh versao apenas para acompanhamento isso eh o q eu mais costumo fazer nunca sai igual ao original!
    as vezes juntava uns amigos pra tocar e o q rolava era algo assim:
    - vamos tocar faroeste cabloco?
    - vamos!!!
    - faz ae um ritmo na batera q vc curte!
    - coloca um baixo q combina!
    - agora a guitarra (ou violao!)
    - canta ae!

    pronto temos uma versao nada ver com o original!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    japaubatuba

    Mais isso q é o mais interessante,pq ficar tocando igualzinoh é meio chato e tbm enjoa.

    A minha ta ficando meio diferente mesmo,mais ainda da pra tocar algumas partes junto com a música pq alguns acordes eu apenas fiz uma inversão.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Em outras palavras,fazer um arranjo é fazer a sua versão da música,criar do seu modo,se seu professor não e explicou o que é um arranjo e mandou você fazer um(é o que parece)deve ser isso mesmo.

    Além do mais,arranjo não é um assunto simples,procure pela apostila de arranjo do Ian Guest.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Quando eu crio meus arranjos,procuro fazer a minha versão da música.

    Ainda vou gravá - los e postar aqui no fórum.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Quando eu crio meus arranjos,procuro fazer a minha versão da música.

    Para dizer que voce fez o arranjo de uma música conhecida, é voce fazer a sua própria versão. Se voce copiar acima de 10% do arranjo original ou de outro arranjador já é considerado plágio, com isso não poderá dizer que o arranjo é seu, mesmo que voce tenha feito os outros 88%. (Considerado como fraude) apropriação de obra protegida por direitos autorais. Fiscalizado pelo ECAD.

    Pegue a música e faça uma gravação do seu acompanhamento, da forma que ficar. (vai ficar meio quadrado, é claro) depois encima disso voce vai melhorando e fazendo os arranjos para os outros instrumentos. O legal é fazer violão ou guitarra (só a base) depois o contrabaixo ou a batería, depois o teclado e por ultimo os solos de introdução etc... Faça quantas gravações se fizer necessário. Ex: Só o violão. Violão e batería. violão, batería e contrabaixo. etc...
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    se seu professor não e explicou o que é um arranjo e mandou você fazer um(é o que parece)deve ser isso mesmo.

    Ou o seu professor não te explicou bem, ou voce não entendeu o que ele pediu. Eu acho que ele pediu prara voce cifrar alguma música ou algo parecido com isso. Isso não é arranjo. É considerado arranjo quando voce tem que fazer a parte instrumental ou vocal de uma música, mas com mais de um instrumento ou voz. Ex: Cifra para violão popular, não é considerado arranjo. Toque para violão clássico ou erudíto, é considerado arranjo, porque voce faz a base, o solo e o baixo ao mesmo tempo e ainda coloca na partitura.
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco
    Obs: USEI A BUSCA E NADA ENCONTREI!

    Não tem como colocar o que voce pediu. Por isso não encontrou.
    Um abraço
    Se eu puder ajudar, estamos aí.

    Pardal
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Pardal
    · votar


    Dr.Pacheco

    Um arranjo para acompanhamento, como disse o kiki, envolve fazer a cama da música, onde ela repousa, sem grandes aventuras.

    O que você pode fazer (eu faço muito isso) é não tocar com a mão esquerda colocnado todo o acorde de uma só vez: basta que se sugira a harmonia (tipo, fundamental, terça e instervalos diversos), de forma arpejada (Dedilhada, que pode ter intervalos de segunda; se você souber deixar soar a nota anterior e tocar a próxima fica melhor).

    Pode também criar uma outra melodia, mais grave (tipo uma segunda voz) que aparece de vez em quando no arranjo (tipo, num arpejo descendente ou ascendente, em que "coincidentemente" surja uma melodia com mesmo ritmo da melodia da voz).

    Outra boa opção é realizar uma melodia nos baixos que se destaque, mantendo uma relação de contracanto com a melodia vocal. Contracanto é como uma segunda voz, mas que aparece mais, e torna-se mais dinâmica e importante, quando a primeira voz está em silêncio.

    Uniformize o seu dedilhado, seu arpejo. Quanto mais constante, menos atenção terá, a harmonia não saltará aos ouvidos mais que a melodia vocal.

    Evite repetição de notas dentro do acorde. Pra quê tocar mais uma terça de lá maios se ainda falta soar a sétima, a quarta e a nona? Enriqueça seu arranjo evitando repetição de notas dentro de um mesmo acorde, quando tocado num mesmo compasso.

    Realize pequenas variações (substituição de acordes). Basicamente, um acorde é um grupo de notas que acompanha a melodia. Se você perceber que um acorde fica por quatro compassos (não nessa música, né?) faça com que não tenha, mude o acorde. Use um substituto. A idéia do acorde substituto é bem simples: determinado trecho melódico pode ser harmonizado com mais de um acorde (Mozart Mello fala em sete acordes substitutos de qualquer acorde de sétima). Em geral, o substituto terá uma nota diferente do acorde "oficial" ou, no máximo, duas, mas manterá a relação de tensão em relação à tônica, isto é, será tão tenso quanto o acorde "oficial" (falando em harmonia funcional). Pode também introduzir notas do substituto no "oficial" durante o tempo do arpejo do acorde, criando assim uma cadência.

    Quanto à sugestão do Bolo de laranja, de ler o livro do Ian pra ter algumas referências, este livro eu não conheçomuito bem.

    Minow
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Minow
    · votar


    *Editado*

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minow

    Pronto, corrigido (ai que gafe...).

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    Acontece nas melhores famílias. ;)

    james_the_bronson
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minow

    Ahhh, pensei que você tivesse feito um resumão de como fazer um arranjo :\ ...

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    james_the_bronson
    E eu lá tenho capacidade pra isso?

    james_the_bronson
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minow

    Pô, nem é tão difícil huahuahuahua ( mentira, ok ). Pensa bem, a gente faz um livro por semana em média \o\ !!!

    Se pensar bem mesmo, uma semana é um dia /o/ !!!

    Bolo de laranja
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    Estou viajando ou esse meu raciocínio está certo?

    se pegarmos uma música com a harmonia:

    Em - B7/D# - G7/D- A7/C#

    o baixo andando em E - D# - D - C#,jogo isso na clave de fá(apens os baixos),e na de sol a melodia da música.

    seria isso?

    mas se for essas inversões sempre teriam de ser por semitom?

    Abraço

    OBS:li em algum lugar do livro do Ian que a própria palavra contracanto era abreviação de "contracanto baixo".

    Minow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Não necessariamente, qual instrumento na clave de fá? Linha de baixo não necessariamente é pra o instrumento contrabaixo, ele pode perfeitamente fazer outra linha, e você pode fazer outra linha de contracanto passivo fazendo isso (ou outra coisa, nada impede). As inversões da harmonia podem ser só pra o piano, tudo depende.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Minow

    E aí cara!

    quanto tempo a gente não se fala!

    é que eu não posso mais usar o msn,aí fica difícil....

    é que no livro do Ian ele só joga nos baixos da harmonia,valeu pela explicação!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer um arranjo?