Autor |
Mensagem |
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
Olá galera, eu fiz curso de violão por uns 2 meses, não aprendi muita coisa pois era muito novo e imaturo, agora estou voltando a tocar, tenho aquela base, faço acordes, treino a troca deles, eu estava afim de tocar uns solos, para exercitar meus dedos, e para ouvir alguma coisa boa para meus ouvidos, rsrsrs,
O solo que eu aprendi é assim por exemplo:
11 - 12 - 13 - 14
Agora andei procurando por solos e acho isso :
e /--------------15----14-----||--------------15----14-----|| b /----15---------------------||----15---------------------|| g /-------14-12-----14----14-°||-------14-12-----14----14-°|| D /-12-----------------------°||-14-----------------------°|| A /---------------------------||---------------------------|| E /---------------------------||---------------------------||
O que é isso ? Alguem poderia me explicar como funciona ? ou me passar algum site, ou até mesmo nesse forum algum solo na forma que eu sei, para eu dar uma exercitada.
Desde já agradeço a compreenção de todos.
Obrigado e tenham uma boa noite.
|
Koisa Veterano |
# jun/08
· votar
Desisto..
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
Desiste de que?
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
Desculpem se estou falando algo muito errado, mas eu sou novato no forum e novato tocando violão.
|
kiki Moderador |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 isso chama tablatura
da uma busca que voce acha milhões de topicos ensinando como ler
e procura no cifraclub que acho que tem uma explicação tambem.
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
kiki
Vlw
vou da uma procurada
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
E aquele que eu estou acostumado a tocar... como chama?
|
GabrielBakana Veterano |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 Existem 3 formas de 'ler' uma música:
Cifra - contém os acordes e a letra da música Tablatura - é o que tu postou aí, serve mais para indicar solos (tanto que simula o braço do violão, indicando em qual corda/casa de deve tocar) Partitura - mostra cada nota com seu devido tempo, é bem mais dificil de ler e tal (p.s: to apanhando bastante ^^)
Bom, me corrijam se eu estiver errado em alguma coisa =D
|
kiki Moderador |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 E aquele que eu estou acostumado a tocar... como chama? eu não sei se tem um nome. é um tipo de tablatura simplificada. é ruim, pois é confuso de ler, e não permite mais de um som ao mesmo tempo. a tablatura é mais grafica, mais facil de ler. é uma aproximação com a partitura (aquelas bolinhas).
GabrielBakana não sei se está exato, mas não é tão simples. cada um tem uma finalidade diferente.
cifra serve apenas pra harmonia. é bem simplificada, não da varias informações. por isspermite improvisos, mas tambem nao permite tocar sem conhecer a musica.
tablatura é usada principalmente pra guitarra, violão e baixo. é específico do instrumento. dá um arranjo fechado, e não ensina as notas, apenas a digitação.
partitura é o mais universal dos modos de escrita. é um arranjo fechado, com notas, tempo e tudo mais. é tambem o mais dificil de ler.
e acredito que existam diversas outras maneiras de se escrever uma musica. mas esses são os comuns. aquela escrita 11 - 12 - 13 - 14 etc. é outro tipo.
|
GabrielBakana Veterano |
# jun/08
· votar
kiki
Soah, cara...eu meio que falei daquele jeito mais para passar uma noção básica mesmo, mais valeu por complementar ^^
Sobre esse negocio de '11 - 12 - 13...', eu acho que uma vez eu vi um vídeo de um cara ensinando assim (parecia jogo de bingo...hehehe), mas acabei não entendendo nada (cada um com suas preferências e gostos, né...)
|
tudokoizado Veterano |
# jun/08
· votar
olha, esse é quase o famoso solo de "Sweet child o' mime", cada numero é uma casa na escala, cada letra uma corda. ( e,b,g,D,A,E ) da fina para a grossa.
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
Existe alguma video aula que explica Tablatura?
Pq eu nao entendi como funciona lendo T_T
|
kiki Moderador |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 procura no youtube
mas é simples. cada linha é uma corda. cada numero é uma casa leia da esquerda para a direita. só.
|
qew Veterano |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 cara eh simples: por exemplo
e----5-6-7-8----------------------------------------------- B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
isso seria "15,16,17,18"
o "e" significa a E mais aguda, note que eh equivalente ao braco do violao, porém de "Ponta-cabeça"...
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
qew
entao as cordas é assim ?
e = Corda 1 B = Corda 2 G = Corda 3 D = Corda 4 A = Corda 5 E = Corda 6
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08 · Editado por: H3nr1qu3
· votar
GabrielBakana
Sobre esse negocio de '11 - 12 - 13...', eu acho que uma vez eu vi um vídeo de um cara ensinando assim (parecia jogo de bingo...hehehe), mas acabei não entendendo nada (cada um com suas preferências e gostos, né...)
Sim, por isso estou querendo aprender tablaturas, não quero criar manias, como pude ler pelo forum, manias para tocar violão não é muito legal, acho que agora estou começando a entender.
|
qew Veterano |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 entao as cordas é assim ?
e = Corda 1 B = Corda 2 G = Corda 3 D = Corda 4 A = Corda 5 E = Corda 6
ISSO!!!!
|
qew Veterano |
# jun/08
· votar
agora q eu vi:
e /--------------15----14-----||--------------15----14-----|| b /----15---------------------||----15---------------------|| g /-------14-12-----14----14-°||-------14-12-----14----14-°|| D /-12-----------------------°||-14-----------------------°|| A /---------------------------||---------------------------|| E /---------------------------||---------------------------||
Sweet Child O'Mine! \m/
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
qew
Tô começando a entender melhor, obrigado por me ajudar...
Teria como você me falar como essa introdução ficaria naquela forma que eu sei: tipo "11 - 12 " só pra eu entender melhor.
|
qew Veterano |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 eh q eu nem lembro como funciona esse metodo ae =]
acho q seria algo do tpo:
400-205-304-300-105-304-104
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08 · Editado por: H3nr1qu3
· votar
quew
vamos pegar essa linha como exemplo:
e /--------------15----14-----||--------------15----14-----||
esse 15 seria primeira corda 5 casa ? (15) o 14 primeira corda 4 casa? Acho que não, pois na segunda linha
b /----15---------------------||----15---------------------||
tem outro 15, eu conheço 15 como primeira corda, quinta casa.
todo numero que começa com 1 é da primeira corda.
primeria corda primeira casa = 11 segunda corda, terceira casa = 23
Esse é o metodo que sei...
|
kiki Moderador |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 não. 15 é casa 15. lá na frente (não cabe no violão). "e" é a primeira corda. e=mi. 15 é a casa.
o seu 11 12 13 14 fica assim:
e-1-2-3-4-------------------------------------------------- B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
Achei um video que me ajudo bastante, acho que entendi,
|
H3nr1qu3 Veterano |
# jun/08
· votar
Link pra quem tiver na dúvida
http://www.youtube.com/watch?v=jQ9QmSKL4GA
|
qew Veterano |
# jun/08
· votar
H3nr1qu3 vamos pegar essa linha como exemplo:
e /--------------15----14-----||--------------15----14-----||
esse 15 seria primeira corda 5 casa ? (15) o 14 primeira corda 4 casa?
cara esquece esse metodo na tab, 15 e 15, 16 eh 16 e 67 eh 67 rsrs
isso seria primeira corda (mi aguda) 15 (decima-quinta) "casa"
depois eh 14, eh a primeira corda, presa na casa 14
etc, etc,etc
acho q o kiki ja t esclareceu, mas enfim entendeu ou nao?!
|
Schiavon0 Veterano |
# jun/08
· votar
otro com a mesma pergunta???
meo Deus
|
kiki Moderador |
# jun/08
· votar
Schiavon0 eu acho que essa duvida nunca vai acabar.
|