Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# mar/08
E aí povo!
Recentemente coloquei um captador piezo da Crafter no meu violão, um Lauren. Me arrependi demais, pois coloquei o captador pra fazer gravações em linha, mas o desgraçado gerou u ruído imenso, no mínimo -40dB (numa escala de -100 a 0, acredite, é bastante).
Algumas perguntas: 1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos? 2) Caso o problema não seja dos captadores piezo em geral, quais violões com captação piezo são recomendados para este tipo de finalidade? Hofma e Tagima Dallas estão na lista? 3) Caso o problema seja dos captadores piezo em geral, quais existem violões de aço com captação mista (piezo e microfone interno) no mercado? O meu Talent I (nylon) tem captação mista, e responde muito bem à gravação.
Por favor, tirem essas minhas dúvidas!
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
erico.ascencao olha, não entendo muito disso, mas vou tentar ajudar...
1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos? olha, eu acho que não é do tipo de captador nao.
eu tenho um piezo de rastilho Sound, da malagoli. nacional, baratinho (uns 25 reais). o som não é grandes coisas, mas é incrivelmente limpo o som. eu ja gravei com ele, fica com pouquissimo ruido (menos de 10, na escala ate 100, se bem que 100dB é inaudivel). o defeito dele acho que é ter um som muito "magro", meio vazio.
2) Caso o problema não seja dos captadores piezo em geral, quais violões com captação piezo são recomendados para este tipo de finalidade? Hofma e Tagima Dallas estão na lista? nao sei.
3) Caso o problema seja dos captadores piezo em geral, quais existem violões de aço com captação mista (piezo e microfone interno) no mercado? O meu Talent I (nylon) tem captação mista, e responde muito bem à gravação. não sei, mas sei que fica bem melhor quando tem mic.
pra gravar, recomendo mil vezes mais usar microfone. só que tem que ter um mic bom, cabos e equipamentos bons, e um abiente sem ruidos. se nao entra muito mais ruido que o piezo.
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
erico.ascencao
1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos?
Não é um problema geral de captadores piezo. Talvez seja o modelo do teu, talvez tenha sido a instalação, talvez seja algum outro fator qualquer.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/08
· votar
erico.ascencao
como foi essa instalacao? ta com cara de gambiarra!
|
# mar/08
· votar
Bog japaubatuba O captador é um Crafter AR-300. É um modelo utilizado em alguns violões da própria Crafter. Comprei e mandei instalar num luthier de confiança.
Me parece que o problema é de blindagem.
Me deu uma raiva tão grande que passei a querer trocar não só o captador como também o violão. Mas esse meu violão foi um achado, gosto muito dele, mesmo ele tendo um acabamento ruinzinho...
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
erico.ascencao
Hmmmm... bom, eu só posso dizer que muita gente não gosta do som de captador piezo em linha, porque soa como "pato". Eu mesmo não acho muito natural, e quando usava o meu outro violão, precisava fazer uns truques para ele soar bem em gravações (eu uso uma pedaleira Zoom A2).
|
# mar/08
· votar
Um ADI-21 seria uma boa pedida também. Mas ele sozinho não consertaria a cagada do meu captador.
|
# mar/08
· votar
Quanto ao violão propriamente dito, pensei em fazer uma reforma. Lixar ele todinho pra tirar a pintura rudícula que ele tem (o corpo é vinho na parte traseira, o braço é preto...).
|
mozartgomes Veterano |
# jan/09
· votar
Quanto a lixar e repintar eu não recomendo, porque o verniz e tinta apesar de estar seca ela fica com uma pequena quantidade de humidade que abafa o som do violão, e demora bastante tempo pra secar, assim como a humidade que existe dentro da madeira que por mais seca que esteja sempre demora alguns meses, e anos para que o som fique melhor. Vc pode perceber o som dos violões recém feitos e/ou pintados que teem o som mais abafado e com o passar dos meses vai "abrindo o som" como é o termo que alguns músicos usam.
1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos? Os piezos tem algum nível de ruído sim, é que o sinal deles é muito fraco então pra poder ouvi-lo tem que ter uma amplificação grande o que acaba amplificando o ruído junto, mas esse nível que vc falou tá muito alto, mas não deve ser o captador em si, mas sim a instalação, porque os captadores são meio que todos igual um cristal piezo-elétrico só muda o formato.
|
# jan/09
· votar
mozartgomes O tópico já vai fazer quase um ano! Já vendi este violão, comprei outro, entre muitas outras coisas.
|