Autor |
Mensagem |
Rick Harrisson Veterano |
# dez/07
Olá pessoal, preciso de uma resposta o mais rápido possível, por gentileza, como se chama aquele negócio que tapa o bocal do violão usado bastante em violões elétricos folk ?
Alguém poderia me dizer o nome e pra que serve!
Agradeço a atenção
|
mr keys Veterano |
# dez/07
· votar
o franciel disse q eh tampo
eu apelidei de chupeta
serve para o som não sair,reduz a microfonia(microfonia não, aquele assovio que dá por causa do som que volta para a captação)
|
Ratman Veterano |
# dez/07
· votar
Redutor de microfonia.
|
Henrique S. Veterano |
# dez/07
· votar
(microfonia não, aquele assovio que dá por causa do som que volta para a captação)
feedback, microfonia...
|
Rick Harrisson Veterano |
# dez/07
· votar
Muito obrigado pela informação!
mas tenho só mais uma dúvida...o som neste caso só sairia com o violão plugado?
|
thifm Veterano |
# dez/07
· votar
o pessoal chama de anti-feedback...
Depende mto do tamanho do violão... mas a intenção é que todo o som seja captado pelo captador e não se "perca" pela abertura...
|
Slash_1989 Veterano |
# dez/07
· votar
Rick Harrisson mas tenho só mais uma dúvida...o som neste caso só sairia com o violão plugado? NAUM
esse negocio chama-se anti-feedback, como o proprio nome ja diz eh pra evitar o feedback, akela "microfonia" devido a realimentação do captador como ja disseram ae!!
o som sai sim com o violao desplugado, e sai melhor do que uma guitarra desplugada!
|
Phedoo Veterano |
# dez/07
· votar
Mas nao deve sair igual sairia sem esse anti-feedback né? Deve fica um pouco abafado nao?
|
kiki Moderador |
# dez/07
· votar
Phedoo depende do tipo de captação que voce usa. se for de rastilho, como é a maioria, sai igual sim.
e tapando a boca sempre vai sair algum som, por que o som não são da boca, mas de todo o corpo do instrumento.
|
Bog Veterano
|
# dez/07
· votar
Rick Harrisson
Hehehe, eu conhecia isso por "black bug". Acho que é a marca.
O som do violão plugado fica igual se for captador piezo. Não fica bom para violão microfonado por fora. Com o violão desplugado, perde-se bastante volume. Mas não consigo imaginar por que alguém usaria um negócio desses com o violão desplugado, já que serve exatamente para reduzir a microfonia do violão plugado.
|
al_morgado Veterano |
# dez/07
· votar
no-feedback e os melhores são de burracha!!!
|
Jokerman Veterano |
# dez/07
· votar
como se chama aquele negócio que tapa o bocal do violão
Tapador de Bocal.
|
B.Frusciante Veterano |
# dez/07
· votar
Depende mto do tamanho do violão... mas a intenção é que todo o som seja captado pelo captador e não se "perca" pela abertura...
Pô, falou besteira heim? Como o kiki disse, o som do violão passa de qualquer jeito pela boca, sem perder frequências mesmo estando fechada; aliás, sem a boca, há talvez uma melhor ressonância dentro do violão.
Na verdade o anti-feedback é justamente o que o nome diz, anti re-alimentação ou anti microfonia. Tapando a 'boca' do violão reduz drasticamente a quantidade de frequências que os elementos externos lançam sobre o captador(microfone) do violão, e acontece a microfonia dessa forma: um amplificador, elemento externo, lança as mesmas frequências que o microfone já está captando do violão, que, por sua vez, 're-manda' as frequências em dobro ao amplificador, que lança essas frequências na boca do violão, que são re-captadas pelo microfone, que manda de novo para o amp e assim por diante, sempre aumentando o som.
|
kinsler Veterano |
# dez/07
· votar
Na verdade são diversos fenômenos ocorrendo.
Internamente, a caixa acústica do violão é um ressonador de Helmholtz. Trata-se de um container de gaz (no caso o ar) com uma abertura (a boca do violão). O volume de ar no interior da caixa e na proximidade do bocal 'vibra' devido ao fato de se comportar semelhante a um sistema 'massa-mola' (assoprar a boca de uma garrafa é um bom exemplo prático!) . A caixa do violão atua com maior intensidade nas baixas freqüências e é normalmente projetada para que trabalhe como um ressonador tunado em A2 (55.0 Hz) para cordas de aço, G#2(103.8 Hz) para clássico e entre F#2 e G2 (92.5-98.0 Hz) para guitarras de flamenco. No entanto, logicamente, a caixa amplifica o som em toda uma faixa de freqüências, com mais intensidade na freqüência central ('tunada').
Ao se tocar uma corda, esta vibra e excita a ponte que está colada no tampo do violão. Tanto a corda como o tampo vibram e irradiam som em contrapartida (fenômeno vibro-acústico). Este fenômeno é mais intenso em altas freqüências.
Além disso, ainda tem o ambiente onde o instrumento está sendo tocado. O som que ouvimos vai ser sentido de forma muito diferente dependendo de onde tocamos o instrumento. Se uma sala de pequena dimensões com paredes rígidas, sem revestimentos, com pouco paralelismo, etc. Temos algo semelhante à uma câmara reverberente - onde o som fica 'cheio', 'encorpado', e no extremo 'confuso' e 'nebuloso'. No oposto disso, uma sala ampla, com tratamentos acústicos nas paredes, etc, temos uma anecóica - som 'suave', sem reflexões, 'leve', no extremo, 'fraco', 'morto'. Se uma sala possui paredes paralelas, sem tratamentos, algumas "ondas estacionárias" (modos acústicos da sala) vão ocorrer em determinadas freqüências. Muitos instrumentistas dão cabeçadas na procura da perfeição absoluta do instrumento e muitas vezes não se lembram que o ambiente pode mudar completamente a impressão que temos do som.
Também tem a questão da psicoacústica, que é a forma como nós seres humanos processamos o som, em nosso ouvido, cérebro, nosso gosto e reação por determinados sons e componentes, etc, etc, mas aí já é outra história...
Tudo (ressonador da caixa, vibroacústico das cordas/tampo, comportamento da sala, psicoacústica) ocorre simultâneamente e se acopla em determinadas faixas de freqüências, amplitudes, sentimentos, sons, etc. O ponto ótimo é um desafio que os músicos utopizam, mas nunca vão encontrar.
Bem, voltando ao ponto, ao se tampar o bocal do violão, estamos somente diminuindo a contribuição em termos de nível de pressão sonora que a caixa (que não vai mais trabalhar como um ressonador) retorna ao ao ambiente. Com isso, determinada faixa de freqüência vai ser atenuada em suas amplitudes e não atinge mais nosso ouvido - e em contrapartida, (acredito que esse é o ponto!) não atinge também o captador!
((((o)))) kinsler
|
kiki Moderador |
# dez/07
· votar
kinsler valeu kinsler, deu uma aula. aprendi bastante coisa. só faltou explicar melhor a psicoacústica, a membrana basilar, o grafico de fletcher & munsem.
mas isso tudo ainda explica pouco a questão do captador e da tapadeira anti-feedback. acho que se a tapadeira mata um pouco a ressonancia, pode ser que tire um pouco do som do captador. mas piezo pega principalmente pelo contato, nem sei se pega a ressonancia da caixa acustica.
isso é uma discussão que tava rolando no forum de guitarra, se os caps magneticos pegam algum som da madeira.
|
kinsler Veterano |
# dez/07
· votar
kiki
Ok! Vamos lá: Acho que tem mais coelho nesta cartola... Não conheço muito desta área. Eu somente divaguei um pouco e estava animado para
escrever. Sobre acústica posso dar um ou outro 'palpite infeliz', mas sobre eletrônica, etc...
Deixa eu divagar mais um pouco então...:
Um violão produz som através das cordas, que excitam a caixa de som que excita o tampo que funciona semelhante à um autofalante, e
adicionalemnte o som também retorna ao ambiente amplificado diretamente pela abertura.
O corpo do violão (e o tampo), é uma estrutura que também possuí suas prórprias freqüências naturais - que ao serem excitadas também entram em
ressonância. Ele é normalemente dimensionado de forma que suas freq naturais sejam próximas das freqs das cordas:
corda freq(Hz) 1 - E 329.6 2 - B 246.9 3 - G 196.0 4 - D 146.8 5 - A 110.0 6 - E 82.40
{{{Ressonância é o fenômeno que ocorre quando se excita uma estrutura qualquer (inclusive um volume confinado de ar!) em uma de suas
freqüências naturais. E as freqüências naturais dependem dos parâmetros físicos e formas geométricas desta estrutura. Em teoria quando uma
estrutura entra em ressonância, sua amplitude vai ao infinito! (TEORIA). Lógico que na prática, isso não ocorre devido à não linearidades da
estrutura, amortecimento, interefências etc, etc. }}}
Sabe-se que os modos do corpo (tampo) representam uma contribuição secundária na resposta total do violão! Porém não disprezível. As naturaisda
corda (e suas harmônicas) são o maior contribuinte. No entanto, um fenômeno ocorre no tampo ao ser excitado próximo de um de seus modos - ele
entra em ressonância! (ou se aproxima dela).
Adicionalmente a ressonância da caixa acústica também 'excita' o corpo, e este - em resposta - vibra na mesma freqüência. Entendo que o efeito
de 'feedback' seja ocasionado majoritariamente pelo acoplamento de ambos (modos do tampo e ressonância da caixa acústica) com as freq. naturais
das cordas. Isso ocorre principalmente numa faixa de frequencia de 20 Hz até 400 Hz - onde se localizam os principais modos do tampo e também
onde esta a ressonância da caixa acústica.
Se o captador é um sensor piezoelétrico, ele é um tipo de acelerômetro. Converte a vibração medida na ponte em som através do amplificador.
Bem, ao ser excitado próximo de sua natural, o tampo vai vibrar com grande amplitude! Da mesma forma a caixa acústica, ao ser excitada na freq.
certa entra em ressonância. Esta vibração é 'sentida' pelo sensor (captador), a qual é amplificada pelo amplificador - ocasionando a
'microfonia' (neste caso somente, visto que outros fenômenos podem ocasioná-la).
Alguns violões já vem com um filtro eletrônico anti-feedback, o qual não é nada mais senão um filtro passa banda simples composto de
capacitores, indutores e resistores. Um bom técnico em eletrônica pode instalar um em linha com a saída de voltagem entre o captador e o
aplificador e resolver o problema.
Tampando o furo do tampo, diminuí-se somente a contribuição da caixa acústica. O tampo vai continuar vibrando, visto que ele vai responder às
excitações das cordas diretamente.
Vide o artigo abaixo com interessantes informações a respeito:
(http://www.smitech.org/index.php?journal=rrSMITech&page=article&op=do wnload&path[]=)
+ info:
http://www.guitarplayer.com/article/fishman-loudbox/mar-04/1032
http://www.australianmusician.com.au/mag/check12/check_Takamine_TAN_16 C_Guitar_with_Cool_Tube_Preamp_and_Fishman_Loudbox%20_Acoustic_Amplifi er.html
Talvez isso explique o tal anti-feedback - TALVEZ!!!
abraços!
((((o)))) kinsler
|
kinsler Veterano |
# dez/07
· votar
kiki
.... ha sim, em relação à psicoacústica, fica pra outra oportunidade...
|
kiki Moderador |
# dez/07 · Editado por: kiki
· votar
kinsler legal! pena que ficou quebrado errado os paragrafos, ta meio confuso pra ler.
mas interessante a ideia de por filtro anti feedback no proprio violão. não daria pra por um limiter?
|
kinsler Veterano |
# dez/07
· votar
olá kiki,... sim quebrou o texto... eu havia escrito num editor depois copiei e colei... aí deu nessa... hehehe
mas acho que a essência ficou.
((((o)))) kinsler
|