Problema na afinação (violão novo )

    Autor Mensagem
    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Guilherme J.


    Já faz um tempo que comprei meu Di Giorgio Talent SL II (no começo do mês) e só agora que percebo um problema.

    Ao afinar o violão tendo como base a 5ª corda afinada em lá, consigo fazer tudo certo, de ouvido. O problema é que a afinação, na verdade, fica horrível. Quando vou comparar, por exemplo, o harmônico do 7º traste da 6ª corda com a 2ª corda solta, o som soa horrivelmente diferente. O primeiro muito mais agudo que o segundo. O mesmo ocorre comparando-se o harmônico do 7º traste da 5ª corda com a 1ª corda solta.

    O detalhe é que se eu afinar as cordas soltas por suas notas correspondentes num afinador cromático, o som fica melhor, mas relativamente errado. Ou seja, se eu bater 5ª casa da 4ª corda, o som não fica igual à 3ª corda solta.

    Enfim, acho que a melhor saída é voltar à loja onde comprei, certo?
    O que será que pode causar um problema assim?

    Por favor, ajudem.

    kel350
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    você e novato? quem começa nao tem o ouvido afinado ainda ok?

    usa o afinador do guita PRO para ver como fica.

    Renan Russo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Guilherme J.

    Isso aconteceu comigo tbm, há somente 2 possibilidades para seu problema:

    1ª: Talvez as cordas estejam trocadas (uma coisa q é bastante improvável)

    2°: Seu ouvido ñ está ainda apurado musicalment, c o afinador disse q tá afinado eh muito dificil haver erro.

    faz como o kra ai disse, usa o afinador do Guitar pro ou qualquer outro afinador virtual.

    alexfs0
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    um afinador que recomendo é o AP Guitar Tuner

    kiki
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: kiki
    · votar


    Guilherme J.
    mas além disso, é praticamente impossível ficar tudo exatamente afinado. essa diferença que voce fala, é muito gritante? ou é pouca coisa.

    se quiser, não há nenhum problema em reclamar na loja. mas dependendo do violão, vão ser todos assim. não conheço este modelo, mas já vi uns digiorgio, e não são nenhum top de linha.

    mesmo as marcas top vão dar alguma coisa fora. pouquissimo, mas vão.

    outra coisa:
    ao contrario do que muitos falaram, eu não recomendo afinador eletronico não. voce pode até usá-los para conferir, mas confie no seu ouvido no dia-a-dia.

    pelo visto voce sabe afinar bem. use outros esquemas que não só a 5a casa. harmonicos é uma boa alternativa.
    outra é usar cordas soltas. a mizona com a mizinha é o mais facil.
    no fim voce fica com uma afinação média.

    dependendo do tipo de musica que voce toca tambem. se usa muito corda solta, ou mais acordes segurados, etc. acaba que tem que dar uma reafinada dependendo do tipo de música.

    meus irmão reclamam que eu passo metade do tempo tocando, metade afinando.

    ah, ultima coisa: pode ser corda velha. experimente trocar.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Guilherme J.
    · votar


    kiki
    mas além disso, é praticamente impossível ficar tudo exatamente afinado. essa diferença que voce fala, é muito gritante? ou é pouca coisa.

    se quiser, não há nenhum problema em reclamar na loja. mas dependendo do violão, vão ser todos assim. não conheço este modelo, mas já vi uns digiorgio, e não são nenhum top de linha.

    mesmo as marcas top vão dar alguma coisa fora. pouquissimo, mas vão.

    outra coisa:
    ao contrario do que muitos falaram, eu não recomendo afinador eletronico não. voce pode até usá-los para conferir, mas confie no seu ouvido no dia-a-dia.

    pelo visto voce sabe afinar bem. use outros esquemas que não só a 5a casa. harmonicos é uma boa alternativa.
    outra é usar cordas soltas. a mizona com a mizinha é o mais facil.
    no fim voce fica com uma afinação média.

    dependendo do tipo de musica que voce toca tambem. se usa muito corda solta, ou mais acordes segurados, etc. acaba que tem que dar uma reafinada dependendo do tipo de música.

    meus irmão reclamam que eu passo metade do tempo tocando, metade afinando.

    ah, ultima coisa: pode ser corda velha. experimente trocar.


    Obrigado pela resposta.

    Na verdade, por pura preguiça eu tinha o costume de afinar sempre com afinador eletrônico as cordas soltas.

    Depois experimentei afinar de ouvido a partir da 5ª corda. Ao checar no afinador, as notas comparadas são as mesmas, certas. Mas há algumas coisas gritantes, como por exemplo a mizinha que fica afinada uns 30% abaixo do que deveria (devido à 5ª casa da 2ª corda, que me induz a fazer isso).

    Estou usando cordas novas, Augustine Blue.

    No meu outro violão, um Giannini de Estudo, mesmo sendo um instrumento bem básico, não há problema tão absurdo como no meu Di Giorgio.

    Errinhos entre notas pressionadas e soltas são realmente comuns, afinal a escala do violão é "temperada" (é esse o termo?). No entanto, não de forma tão estranha assim.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Guilherme J.
    · votar


    Renan Russo
    Guilherme J.

    Isso aconteceu comigo tbm, há somente 2 possibilidades para seu problema:

    1ª: Talvez as cordas estejam trocadas (uma coisa q é bastante improvável)

    2°: Seu ouvido ñ está ainda apurado musicalment, c o afinador disse q tá afinado eh muito dificil haver erro.

    faz como o kra ai disse, usa o afinador do Guitar pro ou qualquer outro afinador virtual.

    Agradeço a intenção, mas infelizmente não bate nenhuma das possibilidades...
    Já é meu segundo violão, e meu ouvido apesar de ainda faltar muito para ser perfeito, já dá pra afinar razoavelmente bem.
    Usar um afinador eletrônico até que resolve, mas ao usar notas pressionadas, elas não ficam tão precisas como uma afinação normal, baseando-se na afinação de uma corda.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Guilherme J.
    No meu outro violão, um Giannini de Estudo, mesmo sendo um instrumento bem básico, não há problema tão absurdo como no meu Di Giorgio.
    bom, o gianinni, principalmente se for antigo, é melhor que o di giorgio (os atuais são comparáveis). se tiver muito absurdo, leve na loja e reclame.
    pode ser inclusive que um do mesmo modelo esteja melhor. como é produzido em série, pode acontecer de algum vir com defeito.

    Errinhos entre notas pressionadas e soltas são realmente comuns, afinal a escala do violão é "temperada" (é esse o termo?). No entanto, não de forma tão estranha assim.
    sim, tem isso da escala temperada. dizem que entre o primeiro e o ultimo lá de um piano pode dar até 1/2 tom de diferença. isso geralmente eles "temperam", distribuem o erro. além disso, tem varios detalhes na propria escala do violão, no cavalete, etc, que dá esses erros.

    um amigo meu comprou uma guitarra jackson. todos achavamos que ela ia afinar 100%. que nada, sempre fica alguma coisinha sem bater. ele sempre afinava pelo afinador da pedaleira, e depois ajustava no ouvido.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Guilherme J.
    · votar


    kiki
    bom, o gianinni, principalmente se for antigo, é melhor que o di giorgio (os atuais são comparáveis). se tiver muito absurdo, leve na loja e reclame.
    pode ser inclusive que um do mesmo modelo esteja melhor. como é produzido em série, pode acontecer de algum vir com defeito.


    Obrigado.

    Acho que vou levar na loja mesmo. Talvez amanhã. Se tiver que trocar mesmo, vai ser a segunda vez que troco o instrumento. Agora por outro problema.

    Meu Giannini é recente. É de 2005, se não me engano. O acabamento e o som são bem piores que o Di Giorgio nº18 de um amigo meu. Além disso, vergonhosamente sua caixa acústica não é flat e tem o som mais baixo que meu Talent.



    Ah, e um arquivo com a desafinação...
    http://rapidshare.com/files/45451598/des-afinacao.mp3.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na afinação (violão novo )