Guitarra Flamenca - Alguém tem dúvidas?

Autor Mensagem
Mr. Lopes
Veterano
# jul/07


Bem, já vi muitos tópicos aqui no fórum onde pessoas procuram saber mais sobre o flamenco. Resolvi me colocar a disposição! :)

billy ramone
Veterano
# jul/07
· votar


Alguém tem dúvidas?

Sim, nao eh zoando mas nem sei o que eh

Chmatador
Veterano
# jul/07
· votar


Você recomenda algum método para um iniciante em violão flamenco?

YpiOkA
Veterano
# jul/07
· votar


Kra esses dias vi no Jô Soares um kra q é um monstro no violão, e ele citou muito o flamenco e talz...

Como o kra ai em cima falou..
Dá uma força pros bons, velhos e infinitos iniciantes ai.... hehehe...

CarloPiccolo
Veterano
# jul/07
· votar


Mr. Lopes

Por favor poste pra gente o que seria a "guitarra flamenca" pois todos estamos curiosos para saber.
Abraços!

kel350
Veterano
# jul/07
· votar


sou Fã do flamenco!!!

na realidade na musica flamenca usa a guitarra clássica mais conhecida como violao aqui no Brasil ok turma?

O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente a Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.

veja um exemplo nesse video:


nettoroses
Veterano
# jul/07
· votar


o que poder de ensinar sobre a técnica é bem vindo

kel350
Veterano
# jul/07 · Editado por: kel350
· votar


eu tenho 2 DVDs aqui com aula de Oscar Herrero, ele ensina tudo que voce precisa saber para tocar musicas flamencas com o violao, e muito bom!!

Oscar Herrero e esse ai do video!!

eu recomendo a todos, na NET tem para vender.
---------------------------------------------------------------------- ----------

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07
· votar


Ok, vamos começar do início! Rs!
O flamenco é uma cultura e não um estilo musical. No que se refere a música, podemos chamá-lo de música tradicional espanhola. É tão vasto e rico quanto a bossa nova. Estão lembrados das castanholas? Gypsy kings? Ou algo do tipo?
O flamenco é dividido em palos (seriam combinações ritmicas, harmonicas e culturais do flamenco).
Gypsy kings é um exemplo do PALO " RUMBA".
Portanto o flamenco NÃO É Gypsy kings! O Gypsy kings toca UM PALO do flamenco (coincidentemente, o mais comercial e simples de todos).
Como o amigo acima citou, o flamenco tem origens mourísticas, árabes, indianas, persas e também espanholas (a parte dos espanhóis originou técnicas como o tremolo flamenco, diferente do tremolo clássico)
Cito abaixo alguns dos PALOS mais famosos no mundo flamenco:

* BULERIAS
* MALAGUEÑAS
* RUMBAS
* SOLEÁ
* SOLEÁ POR BULERIAS
* BULERIAS DE CADIZ
* ALEGRIAS
* SEVILHANAS
* TANGOS
* FANDANGOS
* BULERIAS DE JEREZ

E claro, alguns nomes de guitarristas flamencos para análise:

* PACO DE LUCIA (Gravou oceano com o Djavan, Have your ever really loved a woman com Briam Adams, Spain com Chik Corea, O disco Friday night in San Francisco com John Mclaughin e Al di Meola, vários discos com Camarón de la Isla entre outros. Foras os seus próprios discos solo)

* TOMATITO (Participa do filme ADVOGADO DO DIABO em uma cena onde Al Pacino janta com Keanu Reeves em um tablão flamenco. Gravou com Camaron de la Isla um disco e fez várias apresentações na TV espanhola com o mesmo. É considerado um dos poucos capazes de interpretar todas as canções de Paco de Lucia com igual limpeza e profundidade de som.)

* JAVIER CONDE (Sem dúvida o maior talento jovem da guitarra flamenca. Realmente assustador o garoto! rs! Procurem por ele no youtube. Dispensa comentários! rs)

* JOSÉ MERCE (Parceiro de Moraito, um dos maiores nomes do cante flamenco da atualidade.)

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07
· votar


Quanto aos métodos para guitarra flamenca, indico as VIDEO AULAS DE OSCAR HERRERO. Para os iniciantes, não há nada melhor.
O único problema é que a mesma trabalha muito superficialmente com os PALOS flamencos. OSCAR HERRERO se aprofunda apenas nas ALEGRIAS.
Portanto, após muito OSCAR HERRERO indico o método de JUAN MARTINEZ.
Quem tiver dúvidas sobre como conseguir estes métodos, possuo ambos para vender (bem baratinho, só pra valer o esforço mesmo. Rs!)
MEU MSN É ---> LUKINHAMCL@HOTMAIL.COM

Vi algumas pessoas falarem sobre ESCALAS e CAMPO HARMÔNICO FLAMENCO. Não tenho críticas a respeito, apenas correções. O flamenco não é sequencias de Am, G, F, E. Muito menos apenas o emprego da MENOR HARMONICA de A ou ESCALA CIGANA de E. Cada palo tem suas características principais sendo que muitos incluem quebra de escalas e campos harmônicos como elemento vital. Usa-se desde pentatônicas até mesmo menores melódicas, diminutas e outras.
Estou disposto a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o flamenco e suas técnicas e palos.

Neste post irei tratar um pouco das BULERIAS (o palo mais popular entre a cultura flamenca. Presente em festinhas até grandes tablões)

Antes deixarei algumas musicas como exemplo de palos flamencos para que possam baixar no E MULE.


BULERIAS: GITANA TE QUIERO (NIÑA PASTORI + CAMARON DE LA ISLA)
SEVILHANAS: SEVILHANAS (MANUEL SALADO)
RUMBAS: ENTRE DOS AGUAS (PACO DE LUCIA)
RONDEÑAS: LA CUEVA DEL GATO (PACO DE LUCIA)
MALAGUEÑAS: GRANADA (PACO DE LUCIA)
BULERIAS DE CADIZ: BULERIAS DE CADIZ (EL BARRIO)
TANGOS: TANGOS (MANUEL SALADO)
SOLEÁ POR BULEIRA: ANDA Y NO PRESUMAS MAS (CAMARON DE LA ISLA)
FANDANGOS: FANDANGOS (CAMARON DE LA ISLA & PACO DE LUCIA)
ALEGRIAS: Assistam ao OSCAR HERRERO! rs! A partir do volume 3 é só alegria! hehe

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07
· votar


Primeiramente vamos entender a diferença do VIOLÃO PARA A GUITARRA FLAMENCA: MADEIRA (usa-se cipreste principalmente, para um som de extrema qualidade JACARANDÁ), CONSTRUÇÂO (possui reforços ao redor do bojo para que os GOLPES não destruam o instrumento), BRAÇO (Braço largo com pouca altura de cordas), TAMPO (Necessariamente maciço), CORDOAMENTO (A nível nacional use DADARIO EXTRA HARD TENSION) e principalmente A MANEIRA DE TOCAR (esqueça tudo oq vc aprendeu até hoje! Rs! Brincadeiras a parte, é bem diferente realmente)

Bem, falando de BULERIAS.
TEMPO: 12 batidas com acentuação em 3, 6, 8, 10 e 12.
Existem familias de guitarristas flamencos que acentuam no 7 ao invés do 6 mas é mais raro.

Para entender os acentos, bata palmas contando de 1 até 12 e bata palmas mais fortes na hora dos acentos.
As palmas serão dobradas obviamente, ou seja, 1- 1,5 - 2 - 2,5 - 3 e assim por diante.

As escalas usadas nas bulerias podem ser " POR ESCOLTILHAS" ou " POR MÉDIOS".
Trataremos de uma BULERIA POR MÉDIOS

PESTANEIRA na SEGUNDA CASA, utilizando umas escala de RÉ MENOR HARMÔNICO que no caso se tornará um MI MENOR HARMÔNICO GRAÇAS À PESTANEIRA.
Quando tocamos por médios, estamos tocando em um tom médio. Portanto estamos falando de uma REGIÃO HARMÔNICA e não de UMA ESCALA. Ou seja, além da MENOR HARMÔNICA DE MI usaremos outras escalas relacionadas como a MENOR DE MI, A MELÓDICA DE MI, A DIMINUTA, A ALTERADA, e o CROMATISMO entre 4ª e 5ª e entre 7ªmenor e 8ª.

As BULERIAS ABREM O TEMPO em 3 e fecham em 10. Ou seja, o acorde para o qual o cante vai se projetar entrará em 3 e NORMALMENTE se fechará em 10.

A passagem principal de uma buleria (TODAS AS BULERIAS POSSUEM) é o acorde de SI MAIOR COM NONA MENOR entrando em doze e se alterando para o acorde de abertura DÓ MAIOR em 3. Fecha em SI MAIOR COM NONA MENOR em 10).
LEMBREM-SE ---> (ESTAMOS USANDO A PESTANEIRA)
SEM ELA OS ACORDES SERIAM --> LA MAIOR COM NONA MENOr em 12, LÁ# em 3 e LA MAIOR COM NONA MENOR em 10

RECOMENDO QUE ESCUTEM BASTANTE BULERIAS ANTES DE PROSSEGUIR FALANDO SOBRE ESTE PALO.

ABRAÇOS,
Lucas Machado

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07 · Editado por: Mr. Lopes
· votar


OBS:

O VÌDEO DE OSCAR HERRERO POSTADO ACIMA É UMA TARANTA POR BULERIA

E QUANTO AO SUJEITO QUE APARECEU NO JO SOARES, TOCA MUITO VIOLAO MAS DE FLAMENCO NÃO SABE NÁDEGAS. PROCUREM AS REFERÊNCIAS QUE INDIQUEI E ENTENDERÃO O QUE ESTOU DIZENDO.
NO FLAMENCO NUNCA SE TOCA COM O VIOLAO PLUGADO.
É SEMPRE MICROFONADO! UTILIZANDO AS TÉCNICAS DO FLAMENCO NÃO HÁ CIRCUITO CONHECIDO QUE CONSIGA EXTRAIR O SOM APROPRIADO. (ACREDITEM. COMPREI UM FISHMAN E NÃO ME SERVIU)
UTLIZA-SE MICROFONES HIPER-CARDIÓIDES.
O QUE ELE TOCOU NO JÔ NÃO SE ENCAIXA EM NENHUM PALO FLAMENCO.

teuabreu
Veterano
# jul/07
· votar


Zezo Ribeiro.

fabricio abreu
Veterano
# jul/07
· votar


puts eu assisti esse cara no jo... realmente o cara toca mto bem...

nao entendo quase nada de musica flamenca... mas pra mim la no programa ele tocou musicas do tipo cigana... nao?

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07
· votar


Ele toca bem sim! rs
Mas de flamenco nao tem nada.
Escuta os autores que eu indiquei e depois compara
Vc vai entender hehehe

guitartube
Veterano
# jul/07
· votar


Mr. Lopes

Eu estou com uma dúvida na progressão de For Sephora, tirei de ouvido mas acho que está incompleta-incorreta na virada. Vc sabe a progressão inteira? Dava para me passar com o tempo e acentuações corretas?
Vlw!!!!!

guitartube
Veterano
# jul/07
· votar


Mr. Lopes
Me indique um violão razoável e um encordoamento bom. Nylon é padrão? O cara do vído tira um som fudido, gostei muito. Vlw.

Mr. Lopes
Veterano
# jul/07
· votar


guitartube

No caso de For Sephora, a música não é flamenco tradicional. É um jazz com influencia do flamenco. Por isso pra mim fica complicado de te dizer qual é a progressão exata.

Quanto ao violão e cordoamento, use cordoamento DADDARIO EXTRA HARD TENSION.

Já o violão, geralmente pra conseguir um próprio pra flamenco tem que importar ou mandar fazer. De qualquer forma, o mais importante pra que o som saia da forma que vc viu no vídeo, é a forma de tocar a corda. A pegada mesmo.
Me adcione no msn que te dou uns tokes e vejo se arrumo um violão bakana pra vc. Vou a espanha umas 3 vezes por ano. Acho mais confiável comprar lá direto.

MSN ---> LUKINHAMCL@HOTMAIL.COM
Abraços!

guitartube
Veterano
# jul/07
· votar


Mr. Lopes
com influencia do flamenco. Por isso pra mim fica complicado de te dizer qual é a progressão exata

Eu queria confirmar a acentuação, a progressão é até simples - Em7/9 Am9 B B7 ......, na virada é que estou com dúvida pq o solo sai para Em7/9 Bdim Am9 D7 G7M C7M Am6 B .... Se for acentuação eu estaria comendo um acorde entre C7M e Am6 ou de B para retornar em Em7/9.

DADDARIO EXTRA HARD TENSION

É Nylon?


e vejo se arrumo um violão bakana pra vc. Vou a espanha umas 3 vezes por ano. Acho mais confiável comprar lá direto.

Eu sou amador amigão, não precisa de tudo isso não hehehhe. Eu queria um aqui mesmo com o preço baixo. Eu também acho que o lance é desplugado, mas botando um single na boca fica muito bom, já fiz no violão de um cara e ficou com o som bem legal, eu tirei a idéia do Larry Carlton.

Vlw!!!!

Mr. Lopes
Veterano
# ago/07
· votar


" Eu queria confirmar a acentuação, a progressão é até simples - Em7/9 Am9 B B7 ......, na virada é que estou com dúvida pq o solo sai para Em7/9 Bdim Am9 D7 G7M C7M Am6 B .... Se for acentuação eu estaria comendo um acorde entre C7M e Am6 ou de B para retornar em Em7/9. "

EU poderia te ajudar com esta música cara, mas pra ser sincero nunca tive a curiosidade de estudá-la. Apenas escuto por hobby mesmo! rs.
Talvez a partitura dela possa lhe esclarecer com mais facilidade sua dúvida. Ela não segue uma regra de acentuação. Os compassos são kebrados. Jazz é jazz rs


DADDARIO EXTRA HARD TENSION

É nylon sim!

"Eu sou amador amigão, não precisa de tudo isso não hehehhe."

Neste caso, procure um violao chamado VELASQUEZ. A estrutura e a madeira são boas. Tem um grande volume de som. A unica coisa que deixa a desejar é o braço mas nada que um bom luthier nao concerte por 50 reais. Este violão, custa em média 300 reais usado.

" mas botando um single na boca fica muito bom, já fiz no violão de um cara e ficou com o som bem legal, eu tirei a idéia do Larry Carlton. "

Farei esta experiencia! Dica bakana! Kem sabe nao da certo? O problema do flamenco plugado é por causa da pegada. O picado é feito com dedo e unha simultaneamente. Geralmente a captação distorce o som ou deixa agudo demais na hora do picado. Fora que os golpes na madeira ficam meio estranhos. Mas nao custa nada tentar! Afinal to cheio de circuitos empilhados aki! rs! Vlww!!

rodpoa
Veterano
# ago/07
· votar


Mr lopes,

qual proteção colocar no tampo do violão para proteger dos golpes?

no vídeo do oscar herrero e do julio ramirez eles falam no tal do golpeador, mas não achei nas lojas, e nenhum luthier com quem eu falei aqui no sul faz o serviço.

tenho medo colocar qualquer coisa que venha a prejudicar a sonoridade do violão.. e por outro lado, o tampo da vinha viola antiga tá arrasado.. comprei um yamaha clássico novinho, sabe como é..

Mr. Lopes
Veterano
# ago/07
· votar


RODPOA

O nome conhecido no mercado nacional para tal acessório é TACONEIO.
É uma espécie de segundo tampo. Procure no youtube por PACO DE LUCIA TICO.
É o Paco tocando tico tico no fubá. Ele usa um taconeio nesta música no violao.
Utilizando o nome TACONEIO tenho certeza que encontrarás. Em último caso mostre o vídeo pro sujeito! rs

Uma forma mais fácil de se improvisar um taconeio é utilizando estas folhas adesivas. É chamado de "papel contact". Utilize duas folhas sobrepostas. O resultado é realmente fantástico!
Abraços!

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


É belíssimo!

guitartube
Veterano
# ago/07
· votar


Mr. Lopes
Talvez a partitura dela possa lhe esclarecer com mais facilidade sua dúvida.

Se vc tiver ela, me envie no meu nick com yahoo, ok?

Neste caso, procure um violao chamado VELASQUEZ.
Este violão, custa em média 300 reais usado.

Blz brow, vou procurar mesmo, valeu!!!!!!

Geralmente a captação distorce o som ou deixa agudo demais na hora do picado. Fora que os golpes na madeira ficam meio estranhos.

Tem que botar o captador bem baixo, afatado das cordas. No caso da batida não tem jeito mesmo não.

Vlw!!!!!!!

rodpoa
Veterano
# ago/07
· votar


Mr. Lopes, como taconeio realmente não achei. o máximo que o pessoal aponta são aquelas palheteiras típicas dos violões folk, mas acho que não tem nada a ver com a minha viola..

vou tentar improvisar com o papel contact, como vc disse. um luthier já tinha me dito para fazer isso. mas vou experimentar antes no meu velho gianninni, hehe.

Mr. Lopes
Veterano
# ago/07
· votar


Rodpoa, fica tranquilo! Funciona mesmo!

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Alguma dica ou exercício pra treinar rasgueados?

Ou a melhor maneira de treinar mesmo, é montar diversos padrões com uma sequência de dedos do tipo, polegar (upstroke) - médio - indicador - polegar (downstroke), e ficar repetindo esses padrões?
Tem alguns padrões, digamos, "básicos", que seja bom dominar?

Mr. Lopes
Veterano
# ago/07
· votar


Tg Aoshi
No flamenco são poucos os rasgueios que utilizam o dedão. Particulamente soh conheço 3.
Os rasgueios flamencos em sua maioria sao utilizados em forma de PETELECO nas cordas.
Recomendo que assista a video aula do OSCAR HERRERO volume 1.
Seria a melhor forma de lhe mostrar com precisão a técnica de rasgueios e os exercícios.
Abraços!

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Mr. Lopes

Me ajuda aí: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/169398/ \o\ !!!

Fernando Faria
Veterano
# out/07
· votar


Só pra constar, não sei se a galera usa, mas tem no emule as video aulas do oscar herrero, eu estou "comprando" pra dar uma olhada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Flamenca - Alguém tem dúvidas?