Liber Oz Veterano |
# mar/07 · Editado por: Liber Oz
· votar
Nossa que legal !!!
Conheci Jards pela primeira vez na MTV, numa vinheta. Paulo Miklos(é assim o apelido? ehhe), do Titãs, interpretando o final da música: " movimentoooo, movimento dos barcos ...."
Achei animal só esse trecho, a música em si, nem se fala, desemboca nesse maravilhosa melodia. Sempre frequento o programa do Rolando Boldrim, Sr. Brasil. Nesse vez foi o Jards Macalé. Me lembrei do nome pois após ver a vinheta entrei na net e digitei o trecho da canção, aparecendo o autor e claro, a letra completa. Te digo que foi muito engraçado, pois antes de começarem a gravar, o Jards pegou o encarte do último CD, pediu um folha e caneta e começou a copiar a letra da música qual iria cantar, pois como o CD era novo, ele disse que não se lembrava da letra, e para tanto precisaria passar pro papel, assim ele podia enchergar melhor ! A platéia caiu na gargalhada. Ta no arquivo da Cultura ehhehe, quem sabe daqui uns 50 anos, quando lembrarem dele mostrem essa passagem inusitada.
Que bom que gostou do site, tem um monte de CD. Mudou minha visão sobre a música brasileira. Imagine quantos artistas EXCELENTES estão no anonimato, ontem e HOJE !!!
Se puderes transcrever para tablatura, que seja somente as cifras das músicas que conhece será SEM DÚVIDA um belo trabalho para cultura brasileira. Pois assim como eu, tem muita gente que na roda de amigos divulga o som de artistas desconhecidos e propaga o que não tocará na rádio, também o que foi esquecido. Afinal só se fala em Caetano (adoro ele, mas....tem muito mais gente na música).
Obrigado pela resposta. Procurei 2 dias foruns mas achei só esse. Não sei como se escreve em inglês ´tirar música´, ou algum ´forum´ não encontrei.
Quando tiver tempo agradecemos, todos nós, do Brasil, por ter essas transcrissões.
Tenho 26 anos. Comecei a curtir música escutando o som de bandas americanas e inglesas, fanático por Iron, Guns e Sabbath. Até o dia que empunhei um violão e pude atestar que as melodias vão muito mais longe. Expandiu meu horizonte. Infelizmente não sei teoria e me é difícil entender a formação de acordes, até chuto, mas é limitada minha capacidade. Por isso não consigo tirar 100%. Até agora deu isso, não sei se está certo:
dm - x8776 ou x5776x ?
E#m7(b5) - x7878x
B#7(b9) - x2121x
1versos- dm - E#m7(b5) - A7 - dm
2versos- gm - c7 - F - b7 - b7/f - B#7(b9) - dm
passagem- dm - g7 -> dedilha com o dedo 4, casa 8 corda B no acorde Dm, o mesmo dedilhado no pro acorde g7, casa 5 na cord B também.
Enfim....quando puder ajudar...será uma obra em si para posteridade. E claro, recomendaria, se possível, postar as que já tem no repertório.
Mais um vez, obrigado.
MÚSICA BRASILEIRA, vários discos !!!:
http://brnuggets.blogspot.com/
|
Curly Veterano |
# mar/07
· votar
Liber Oz
bom, vou tentar encontrar a harmonia da música, dificilmente cai ficar 100% mas pode ser que fique alguma coisa que vai soar legal no violão... Jards Macalé é um grande violonista e suas harmonias são muito elaboradas...
Conheci o trabalho do Macalé pela trilha sonora que ele fez para o filme "Tenda dos Milagres", do Nelson Pereira dos Santos, onde inclusive ele atuou como ator, tinha uma faixa fantástica "Choro de Archanjo" tocada pela Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo... Anos mais tarde ouvi uns discos ao vivo da Gal Costa (creio que chamavam Le-Gal e Fatal) e tinha versões Blues para "Hotel das Estrelas" e "Mal Secreto", tocadas na guitarra pelo grande Lanny Gordin, então no auge da forma, fiquei apaixonado pelas músicas e aí comecei a escutar tudo do Macalé... Infelizmente esse grande artista teve a sua carreira prejudica pelo rótulo de "maldito", assim como aconteceu como o Luiz Melodia, uma pena...
|