Qual o nome desse acorde?

    Autor Mensagem
    Foo Samu Park
    Veterano
    # jan/07


    E aí pessoal blza?
    Tava enviando uma cifra pro site qnd me deparei com este acorde, q é muito simples por sinal:

    e:0
    B:3
    G:0
    D:0
    A:2
    E:3

    Como dá pra ver, é quase um sol maior.

    PS: Eu achava que se chamava G6 ou G13 , mas nenhum destes nomes é compatível com dicionário do site.

    É isso aí, VALEW!!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu achava que se chamava G6 ou G13

    É isso mesmo.


    G = G B D + E (6º ou 13º)

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ou pode ser Em7 com o baixo em G.

    Em7/G

    hpppilatti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ou G/B ? Não estou familiarizado com a montagem do acorde que o Samu registrou acima.
    hpppilatti

    lutty
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu achava que se chamava G6 ou G13

    É isso mesmo.


    G = G B D + E (6º ou 13º)


    hpppilatti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Voltando à análise do acorde.

    a) se ferirmos a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª corda, teremos um acorde de G(natural).
    b) se ferirmos a 1ª, 2ª, 3ª e 6ª corda, teremos de fato um G6 ou G13.
    c) se ferirmos a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª corda, teremos um acorde de G6 e terça no baixo.
    Agradeço opiniões a respeito para que possamos enriquecer nosso estudo.
    hpppilatti

    Foo Samu Park
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Agradeço à todos pelos esclarecimentos.
    Infelizmente o dicionário do cifraclub não aponta esta variação no acorde G6 ou G13. Mas valew!! t+!

    hpppilatti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Samu, os acordes podem ser construídos através da Escala Diatônica, já amplamente debatida neste fórum.
    Recordemos: Escala Diatônica: 2 tons; 1 semitom; 3 tons; 1 semiton.
    Asim, escala diatônica de G:

    G....A....B....C....D.....E....F#....G........A....B......C.....D..... .E....
    1ª...2ª...3ª...4ª...5ª...6ª...7ª....8ª/1ª...9ª...10ª...11ª..12ª...13ª. ..

    ...após a 13ª as notas se repetem.

    No acorde que você registrou acima podemos observar:
    Como já acima mencionado(02/02/07):
    a)ferindo-se a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª corda teremos o acorde de G(natural), pois, todo acorde natural é composto de uma 1ª(G), no caso, terceira corda; uma 3ª(B) que está na quinta corda 2ª casa e; uma 5ª(D) que corresponde à quarta corda. A sexta corda é o baixo. Isso vc já sabe.
    b)ferindo-se a 1ª, 2ª, 3ª e 6ª corda teremos um G6/G13. Veja na escala que a 6ª e a 13ª corresponde a nota E(primeira corda).
    c)ferindo-se a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª corda teremos um G6 com Terça no Baixo. Repare que a quinta corda na 2ª casa é B, ou seja, Terça na Escala, então: Terça no Baixo.
    Parece complicado? Tente entender a escala diatônica e vc construirá muitos acordes. É claro que existem variações que neste espaço fica complexo expor. Mas o elementar acredito que está claro.i
    Agradeço sugestões/críticas construtivas.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Foo Samu Park

    É um acorde G6.

    O G13 tem uma 7a menor, e pode também ser grafado como G7(13).

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    LeandroPanucci

    ah eh?!?! nao entendi bem, todo acorde q tem intervalo composto eh pq eh de setima tb??

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    james_the_bronson

    A 13a não precisou passar pela 7a antes? Então se entende que um acorde X13 é um X7(13).

    Já os "acordes de 6as" são tratados à parte.

    Não sei qual é a razão certa disso, mas muitos músicos usam o 13 nos acordes de 7a da dominante (os que contém o trítono) e usam 6a para acordes maiores (os que tem 7a maior).

    Uns chamam um X6 de tríade e outros de tétrade. Enfim, eu entendo e escrevo os maiores e menores usando 6, e quando eu leio 13 eu entendo como X7(13).

    O Chediak diz que não se pode ter um intervalo de 6a e 7a ao mesmo tempo.


    G7(13) ou G13 G6 C7M(6) <--???
    e------------------------------------------------------
    B---5-------------5---------------0--------------------
    G---4-------------4---------------2--------------------
    D---3-------------5---------------2--------------------
    A---------------------------------3--------------------
    E---3-------------3------------------------------------



    Vou ver se tem alguma coisa no site do Conrado Paulino.
    http://www.conradopaulino.com.br/

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    LeandroPanucci

    nao entendi direito :(

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    james_the_bronson

    hehehe nem eu!

    gabert
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Grande Leandro!!! Abração prá você meu velho!!! Posso discordar só um pouquinho??? Então vejamos:
    Se cifrarmos um acorde dessa forma: G9. Significa que ele é uma tétrade?
    A resposta é não! Seria, na verdade uma nona adicionada à tríade. Seguindo o mesmo raciocínio, o acorde G13 ou G6 não possui 7, pois não configuram tétrades e sim tríades adicionadas. No estudo da cifragem dos acordes não é correto supor que as sétimas estejam presentes por "default". É preciso escrevê-las na cifragem para identificar sua existência. Até!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Então gabert, eu vejo da mesma forma. Só que temos uma influência muito forte do método utilizado pelos americanos. Este acorde G9 também leva a mesma regra dos acordes de sextas (tríade com nota adicionada - o que ainda não seria uma tétrade), mas se você lê as partituras americanas, eles entendem o G9 como G7(9), e chamam o que entendemos por G9 como add9. O pouco material didático que temos no Brasil não é tão forte pra resistir as influências externas, sobretudo do americano. Eu posso estar falando um monte de bobagens, e não discordo de você. Eu uso uma cópia não autorizada do Band in a Box e tenho que me desdobrar pra inserir um acorde "diferente".

    gabert
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: gabert
    · votar


    Pois é... Por isso é que a gurizada reclama tanto dessas cifragens de acordes. A gente vê de tudo!!! hehehe... Abração velho!!! Só para constar, também vi num método americano ( Warren Nun's ) o seguinte: Tétrades diminutas: (T 3b 5b 6) A sétima diminuta virou sexta maior... Eles também fazem as merdas deles!!! hehehe...

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    gabert

    Tétrades com 7ª diminuta existe sim!

    G7 dim= G Bb Db E

    Que seria 1 tom e meio a distância dos intervalos

    gabert
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues você leu direitinho o que eu escrevi??? Tenta de novo, mas dessa vez com calma. Abração!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    gabert

    A gente precisa ficar muito atento ao ler uma cifra. Mudar a 7a diminuta (característica) da tétrade pra 6a maior é deixar o aluno sem rumo. Esse lance de enarmonia já embaralha a cuca. Tem muita coisa que não dá pra ler e sair tocando ou improvisando. Eu carrego muitas dúvidas por causa desses desencontros dos mestres da harmonia moderna... no fundo é uma padronização. Como eu disse, particularmente eu prefiro escrever G7(13) do que G13 (como os americanos). E como eu vejo mesmo em songboocks brasileiros, os maiores e menores usam o 6, e os que contém a 7a da dominante usam o 13. Então mesmo não estando a 7 implícita no acorde, a sua escala de origem possui este intervalo. Isso me facilita na improvisação, que me faz pensar num modo maior pra G6 (jônio, lídio) e num dominante pra G13 (mixolídio).

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues

    G7 dim= G Bb Db E

    É o que o gabert comentou. Na verdade não é a nota E, mas o Fb. Tá certo que é enarmônico, mas o professor não pode ensinar assim.

    gabert
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu concordo com você LeandroPanucci. Ainda prefiro escrever o intervalo. Não me agrada deixar implícito, não acho muito didático. É muito bom trocar idéia com quem entende. Grande abraço!!!

    vitor mello
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Foo Samu Park, oi park o acorde é Em7 (E G B D)

    vitor mello
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    os acordes são formados por terças sobrepostas e nesse caso as terças sobrepostas são (EGBD) Em7

    gabert
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    vitor mello, para seu esclarecimento, a tônica de um acorde deve ser a nota mais grave do mesmo. Essa regra só não vale para as inversões, o que aqui não é o caso. Sendo assim, a tônica do acorde em questão é uma nota Sol, ok? Um abração!!!

    Dellguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    G7(13)

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Dellguitar

    Aonde tá a 7a menor?

    sebber
    Veterano
    # set/12 · Editado por: sebber
    · votar


    G6

    suitsu
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Foo Samu Park
    Cara, uma dica, toda vez que vc tiver uma duvida relacionada a nomes de acordes, use este Link, é um dicionario, vc clica nas casas que representam o acorde e o site vai te falar qual o nome do acorde, show de bola ja me quebrou muito o galho... Espero que ajude abraço.

    Quanto a resposta ja deram acima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o nome desse acorde?