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Foo Samu Park Veterano |
# jan/07
E aí pessoal blza?
Tava enviando uma cifra pro site qnd me deparei com este acorde, q é muito simples por sinal:
e:0
B:3
G:0
D:0
A:2
E:3
Como dá pra ver, é quase um sol maior.
PS: Eu achava que se chamava G6 ou G13 , mas nenhum destes nomes é compatível com dicionário do site.
É isso aí, VALEW!!
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/07
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Eu achava que se chamava G6 ou G13
É isso mesmo.
G = G B D + E (6º ou 13º)
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/07
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Ou pode ser Em7 com o baixo em G.
Em7/G
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hpppilatti Veterano |
# jan/07
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Ou G/B ? Não estou familiarizado com a montagem do acorde que o Samu registrou acima.
hpppilatti
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lutty Veterano |
# jan/07
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Eu achava que se chamava G6 ou G13
É isso mesmo.
G = G B D + E (6º ou 13º)
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hpppilatti Veterano |
# fev/07
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Voltando à análise do acorde.
a) se ferirmos a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª corda, teremos um acorde de G(natural).
b) se ferirmos a 1ª, 2ª, 3ª e 6ª corda, teremos de fato um G6 ou G13.
c) se ferirmos a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª corda, teremos um acorde de G6 e terça no baixo.
Agradeço opiniões a respeito para que possamos enriquecer nosso estudo.
hpppilatti
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Foo Samu Park Veterano |
# fev/07
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Agradeço à todos pelos esclarecimentos.
Infelizmente o dicionário do cifraclub não aponta esta variação no acorde G6 ou G13. Mas valew!! t+!
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hpppilatti Veterano |
# fev/07
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Samu, os acordes podem ser construídos através da Escala Diatônica, já amplamente debatida neste fórum.
Recordemos: Escala Diatônica: 2 tons; 1 semitom; 3 tons; 1 semiton.
Asim, escala diatônica de G:
G....A....B....C....D.....E....F#....G........A....B......C.....D..... .E....
1ª...2ª...3ª...4ª...5ª...6ª...7ª....8ª/1ª...9ª...10ª...11ª..12ª...13ª. ..
...após a 13ª as notas se repetem.
No acorde que você registrou acima podemos observar:
Como já acima mencionado(02/02/07):
a)ferindo-se a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª corda teremos o acorde de G(natural), pois, todo acorde natural é composto de uma 1ª(G), no caso, terceira corda; uma 3ª(B) que está na quinta corda 2ª casa e; uma 5ª(D) que corresponde à quarta corda. A sexta corda é o baixo. Isso vc já sabe.
b)ferindo-se a 1ª, 2ª, 3ª e 6ª corda teremos um G6/G13. Veja na escala que a 6ª e a 13ª corresponde a nota E(primeira corda).
c)ferindo-se a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª corda teremos um G6 com Terça no Baixo. Repare que a quinta corda na 2ª casa é B, ou seja, Terça na Escala, então: Terça no Baixo.
Parece complicado? Tente entender a escala diatônica e vc construirá muitos acordes. É claro que existem variações que neste espaço fica complexo expor. Mas o elementar acredito que está claro.i
Agradeço sugestões/críticas construtivas.
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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Foo Samu Park
É um acorde G6.
O G13 tem uma 7a menor, e pode também ser grafado como G7(13).
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james_the_bronson Veterano |
# fev/07
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LeandroPanucci
ah eh?!?! nao entendi bem, todo acorde q tem intervalo composto eh pq eh de setima tb??
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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james_the_bronson
A 13a não precisou passar pela 7a antes? Então se entende que um acorde X13 é um X7(13).
Já os "acordes de 6as" são tratados à parte.
Não sei qual é a razão certa disso, mas muitos músicos usam o 13 nos acordes de 7a da dominante (os que contém o trítono) e usam 6a para acordes maiores (os que tem 7a maior).
Uns chamam um X6 de tríade e outros de tétrade. Enfim, eu entendo e escrevo os maiores e menores usando 6, e quando eu leio 13 eu entendo como X7(13).
O Chediak diz que não se pode ter um intervalo de 6a e 7a ao mesmo tempo.
G7(13) ou G13 G6 C7M(6) <--???
e------------------------------------------------------
B---5-------------5---------------0--------------------
G---4-------------4---------------2--------------------
D---3-------------5---------------2--------------------
A---------------------------------3--------------------
E---3-------------3------------------------------------
Vou ver se tem alguma coisa no site do Conrado Paulino.
http://www.conradopaulino.com.br/
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james_the_bronson Veterano |
# fev/07
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LeandroPanucci
nao entendi direito :(
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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james_the_bronson
hehehe nem eu!
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gabert Veterano |
# fev/07
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Grande Leandro!!! Abração prá você meu velho!!! Posso discordar só um pouquinho??? Então vejamos:
Se cifrarmos um acorde dessa forma: G9. Significa que ele é uma tétrade?
A resposta é não! Seria, na verdade uma nona adicionada à tríade. Seguindo o mesmo raciocínio, o acorde G13 ou G6 não possui 7, pois não configuram tétrades e sim tríades adicionadas. No estudo da cifragem dos acordes não é correto supor que as sétimas estejam presentes por "default". É preciso escrevê-las na cifragem para identificar sua existência. Até!!!
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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Então gabert, eu vejo da mesma forma. Só que temos uma influência muito forte do método utilizado pelos americanos. Este acorde G9 também leva a mesma regra dos acordes de sextas (tríade com nota adicionada - o que ainda não seria uma tétrade), mas se você lê as partituras americanas, eles entendem o G9 como G7(9), e chamam o que entendemos por G9 como add9. O pouco material didático que temos no Brasil não é tão forte pra resistir as influências externas, sobretudo do americano. Eu posso estar falando um monte de bobagens, e não discordo de você. Eu uso uma cópia não autorizada do Band in a Box e tenho que me desdobrar pra inserir um acorde "diferente".
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gabert Veterano |
# fev/07 · Editado por: gabert
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Pois é... Por isso é que a gurizada reclama tanto dessas cifragens de acordes. A gente vê de tudo!!! hehehe... Abração velho!!! Só para constar, também vi num método americano ( Warren Nun's ) o seguinte: Tétrades diminutas: (T 3b 5b 6) A sétima diminuta virou sexta maior... Eles também fazem as merdas deles!!! hehehe...
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leandro rodrigues Veterano |
# fev/07
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gabert
Tétrades com 7ª diminuta existe sim!
G7 dim= G Bb Db E
Que seria 1 tom e meio a distância dos intervalos
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gabert Veterano |
# fev/07
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leandro rodrigues você leu direitinho o que eu escrevi??? Tenta de novo, mas dessa vez com calma. Abração!!!
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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gabert
A gente precisa ficar muito atento ao ler uma cifra. Mudar a 7a diminuta (característica) da tétrade pra 6a maior é deixar o aluno sem rumo. Esse lance de enarmonia já embaralha a cuca. Tem muita coisa que não dá pra ler e sair tocando ou improvisando. Eu carrego muitas dúvidas por causa desses desencontros dos mestres da harmonia moderna... no fundo é uma padronização. Como eu disse, particularmente eu prefiro escrever G7(13) do que G13 (como os americanos). E como eu vejo mesmo em songboocks brasileiros, os maiores e menores usam o 6, e os que contém a 7a da dominante usam o 13. Então mesmo não estando a 7 implícita no acorde, a sua escala de origem possui este intervalo. Isso me facilita na improvisação, que me faz pensar num modo maior pra G6 (jônio, lídio) e num dominante pra G13 (mixolídio).
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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leandro rodrigues
G7 dim= G Bb Db E
É o que o gabert comentou. Na verdade não é a nota E, mas o Fb. Tá certo que é enarmônico, mas o professor não pode ensinar assim.
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gabert Veterano |
# fev/07
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Eu concordo com você LeandroPanucci. Ainda prefiro escrever o intervalo. Não me agrada deixar implícito, não acho muito didático. É muito bom trocar idéia com quem entende. Grande abraço!!!
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vitor mello Veterano |
# fev/07
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Foo Samu Park, oi park o acorde é Em7 (E G B D)
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vitor mello Veterano |
# fev/07
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os acordes são formados por terças sobrepostas e nesse caso as terças sobrepostas são (EGBD) Em7
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gabert Veterano |
# fev/07
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vitor mello, para seu esclarecimento, a tônica de um acorde deve ser a nota mais grave do mesmo. Essa regra só não vale para as inversões, o que aqui não é o caso. Sendo assim, a tônica do acorde em questão é uma nota Sol, ok? Um abração!!!
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Dellguitar Veterano |
# set/12
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G7(13)
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LeandroP Moderador |
# set/12
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Dellguitar
Aonde tá a 7a menor?
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sebber Veterano |
# set/12 · Editado por: sebber
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G6
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suitsu Veterano |
# set/12
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Foo Samu Park Cara, uma dica, toda vez que vc tiver uma duvida relacionada a nomes de acordes, use este Link, é um dicionario, vc clica nas casas que representam o acorde e o site vai te falar qual o nome do acorde, show de bola ja me quebrou muito o galho... Espero que ajude abraço.
Quanto a resposta ja deram acima.
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