O Violão e o estilo musical

    Autor Mensagem
    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fredsalviato


    Estou criando este tópico porque percebi que muitas pessoas ficam em duvida sobre qual violão comprar de acordo com seu estilo, e não tem nenhum tópico relacionado com isso, portanto irei descrever os que eu conheço, peço aos colegas que acrescentem mais informações, e perdoem algum erro de português.

    Algo em comum à todos os violões, os materiais e a forma que são montados definem o timbre, volume, projeção e consequentemente a qualidade e o preço de qualquer violão, bem como o hardware que o acompanha e a mão de obra, que pode ser esmerada, ou relaxada, um bom violão nunca substituirá a técnica e o estudo, portanto estudar é parte importante do seu som.

    1.) violão modelo clássico:
    É um violão que usa cordas de nylon, e que é usado como diz o próprio nome em musica clássica, mas também é indicado para MPB, Samba, Bossa Nova, flamenco, e para iniciantes entre outros.
    Os violões Espanhois previlegiam outra tonalidade, pois a musica flamenca exige mais agudos do que a musica clássica. Normalmente quem busca qualidade em um instrumento deste tipo, procura um bom luthier, que faz o violão de forma artezanal.

    2.) Violão modelo Folk:
    Também conhecido como Dreadnought, é um violão geralmente de cordas de aço, pesado, muito utilizado em Rock, metal, Pop, musica sertaneja, foi criado pela Martin em 1916 visando um som encorpado, é muito utilizado hoje em dia, principalmente depois da moda dos acusticos, sendo muito versátil, a Martin continua sendo uma das melhores fabricantes deste tipo de instrumento atualmente.

    3.)Violão modelo Jumbo: possui som mais grave e mais equilibrado do que o modelo "D", possui vários tamanhos (mini jumbo) este modelo é muito utilizado em Blues, Pop, Rock e baladas romanticas, sendo muito versátil e em expansão devido à riquesa de seus timbres.

    4.) Violão modelo Dobro: Violão feito de metal, ou com uma placa de metal no suporte do cavalete, tem som muito alto e agudo, é muito utilizado em musica tipica Americana, Blues e Coutry, no show do Roupa Nova acustico o Kiko toca um Strinberg na musica Coração Pirata, tem um som muito particular, que eu gosto muito.

    5.) Violão de 12 cordas: causa um efeito de dois violões, tem um som muito lindo, e é muito usado em musica acustica, é muito usado em estudios para evitar que se dobre as gravações do violão, muito usado em vários estilos, tendo como principal caracteristica o brilho metálico e som muito encorpado, não é recomendado para iniciantes, pois exige muito dos dedos, é preciso calo nos dedos para se tocar um 12 cordas.

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fredsalviato
    Muito legal seu tópico. (acho que já tinha tópico sobre isso, mas blz)

    affcl
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    algum moderador podia da destque nisso

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alguns adendos...

    Esta figura mostra alguns modelos

    http://emedia.leeward.hawaii.edu/Frary/LCC%20Images/body_styles.jpg

    Não sei o que diabos venha a ser um modelo "artist", mas o Nex é um tipo de corpo exclusivo da Takamine. São violões pequenos e com boa resposta nos agudos.

    Outras questões que volta e meia aparecem são sobre o cutaway e violões "flat":

    Bom, a diferença de se ter cutaway é que - obviamente - fica mais fácil de alcançar as casas mais próximas da ponte. O contraponto é que existe uma pequena perda de volume, e na resposta dos graves.

    Violões flat (aqueles estreitinhos) também têm menos volume, mas são mais leves e confortáveis de se usar, principalmente de pé.

    maggie
    Veterana
    # jan/07
    · votar


    Parabéns pelas informações, Fredsalviato e
    Bog. Vou colocar o tópico nos "Tópicos essenciais". :)

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Obrigado, estou aqui para ajudar.

    Mais uma definição:

    Silent Guitar: É um violão sem caixa acústica, cuja principal vantagem é o fato de não ter microfonia, e a desvantagem é que ele não produz som sem amplificação, é fabricada nos moldes de uma guitarra.
    É um modelo que é muito indicado para quem toca em uma banda, e gosta de volume alto. Geralmente é feito de madeira maciça, sua popularização fez com que tenha modelos com preço baixo, seu som é totalmente dependente do harware, ou seja, do sistema de captação e equalização, quem usa muito este modelo de violão é o Caetano Veloso.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Todos os violões possuem variações na sua construção, como disse o Bog, mas isto não muda sua categoria, apenas acrescenta variações que visam adaptar melhor o instrumento ao uso que o musico dará, seja por meio de Cutaway, ou pelo estreitamento da caixa, ou mesmo ao contrário, existem violões que possuem caixas maiores.

    Toda modificação feita no instrumento terá consequência no som, portanto deve-se analizar as vantagens de cada modelo, que podem ser não muito indicadas, exemplo: se você quer um violão para tocar com amigos, não compre um flat, pois o som dele é bem mais baixo, a vantagem do Flat é de diminuir a microfonia, o que provoca um ruido muito feio (embora Jimi Hendrix mostrou que da microfonia também se tira boa musica...).

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fredsalviato
    · votar


    Um violão que não posso deixar de citar é:

    Violão de sete cordas: Um instrumento que tem muita importância na musica Brasileira principalmente em chorinho, samba e pagode, foi popularizado através do grande musico "Dino Sete Cordas", que desenvolveu uma técnica que até hoje é utilizada, faz o som como "de um contrabaixo", porém com muito mais importância dentro do som regional, pois sua escala cromática é muito maior permitindo solos, este instrumento tem que ter um som mais grave para poder render seu máximo.

    Quem quizer conhecer o trabalho deste instrumento com o Dino sete cordas e outros músicos que considero como uns dos melhores de nossa história, procure conhecer o trabalho do grande "Jacob do Bandolim" e o conjunto Época de Ouro, eu sou muito fã destes musicos que são exepcionais, o Jacob é considerado o maior Bandolinista do mundo de todos os tempos, quem aprecia musica regional brasileira não pode deixar de ouvi-los.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fredsalviato
    · votar


    Existem outros violões com mais cordas, são utilizados em musicas clássicas para poder reproduzir com mais exatidão a escala cromática de instrumentos da época barroca.
    O maior musico brasileiro atualmente nestes instrumentos (e em muitos outros...) é o grande instrumentista Egberto Gismonti, pouco conhecido e valorizado por aqui no entanto seu trabalho é muito valorizado no resto do mundo...

    Fala sério..., está na hora do brasileiro dar mais valor aos seus musicos, o Egberto Gismonti é um exemplo de virtuose, que é quase desconhecido por aqui, convido à todos os que não conhecem seu trabalho a pesquiza-lo, comecem por aqui:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Egberto_Gismonti

    Abraços.

    blinnk
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu queria saber a princiapl diferenca de estilos musicais entre o jumbo e folk....... eu gosto de tocar um pouco de tudo, entao qual seria mais versatil?

    outra coisa, sempre q vejo um video de alguam banda de rock, punk, ou um somzinho mais pesado, eles sempre usam folk, nunca vi usando jumbo, entao qual seria melhor pra eses estilos? o folk mesmo?

    e eu nunca vi alguem tocando uma musiac em power chords em um jumbo, soh em folk, no jumbo fica bom tmb?

    vlw! e desculpa o numero de duvidas

    LuizJu88
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alguem pode me informar se o violao Eagle CH-306 ou os Condor's da serie CS tem um bom som qdo plugado?? abri um topico mas nao deu mto certo...ahuahuahua

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    blinnk
    eu queria saber a princiapl diferenca de estilos musicais entre o jumbo e folk....... eu gosto de tocar um pouco de tudo, entao qual seria mais versatil?


    O violão modelo Folk (Dreadnought)é o mais versátil, portanto o mais indicado para quem quer tocar vários estilos, o jumbo que se vende por aqui em sua maioria é pequeno, e igualmente versátil, mas o verdadeiro jumbo é realmente muito maior, e portanto seu timbre é diferente, mais definido, com muito mais graves, uma opção é comprar uma pedaleira acustica, ela simula o som de diversos tipos de violões (inclusive nylon) e pode ajudar muito uma pessoa que precisa de versatilidade, veja bem que ela nunca irá substituir o som original de um violão, mas sua equalização é muito boa, e o resultado final vale a pena.

    Veja nos links abaixo a diferença de tamanho entre um Modelo "D" e um Jumbo original:

    Jumbo: http://www.takamine.com/?fa=detail&mid=741&sid=526#

    Dreadnought: http://www.takamine.com/?fa=detail&mid=1981&sid=524

    É claro que o timbre do instrumento é algo pessoal, tem pessoas que gostam muito do seu instrumento e usam eles para todos os estilos, todo violão em tese pode ser usado em qquer estilo, mas existem alguns que se destacam por ter um som mais adequado.
    Um exemplo é a musica clássica, você pode toca-la com um violão de cordas de aço, mas o timbre da corda de nylon é bem mais suave e adequado a este estilo.
    Portanto em se tratando de originais, o modelo tradicional Dreadnought é o mais versátil, e mais indicado para diversos estilos.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    LuizJu88

    Alguem pode me informar se o violao Eagle CH-306 ou os Condor's da serie CS tem um bom som qdo plugado?? abri um topico mas nao deu mto certo...ahuahuahua


    Entre as marcas que vc citou o melhor é o Condor da série CS60/61 em diante, que tem captação Shadow de 5 bandas, este captador tem otima resposta de requência.

    Abraços.

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Violão Jumbo é bom de mais!!!! Eu tenho um Eagle CH70 e não troco por nada!!!!!

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ludilan Marzano

    Violão Jumbo é bom de mais!!!! Eu tenho um Eagle CH70 e não troco por nada!!!!!


    Tudo depende do uso que vc faz do violão, para você pode ser suficiente e isso é bom...

    ...mas qualquer pessoa que se dedica ao estudo de um instrumento com o tempo vai sentir a necessidade de mais qualidade no mesmo, algo que só vai conseguir com mais investimento...

    A verdade é que tradição é muito importante no ramo de fabricação de violões, existem fabricas que tem tradição e outras não, e isso realmente conta muito na qualidade dos instrumentos.

    Todos os instrumentos fabricados na região asiatica visam ter boa relação custo/beneficio, e é aonde se enquadra as marcas mais conhecidas por aqui, mas quem realmente procura qualidade sabe que tem que comprar instrumentos feitos no Japão ou Estados Unidos, e ai meu amigo o fator preço sobe muito...

    É por isso que tanto se discute a respeito de marcas, afinal discutimos violões baratos, e realmente há diferença entre eles.

    Você precebeu que ninguêm pergunta se um violão da Gibson é bom?
    Ou se um violão feito por um "renomado" luthier é bem fabricado?


    A resposta é simples, um bom luthier só faz violão de primeirissima qualidade, portanto quem tem necessidade (e dinheiro) já sabe que encontrará "o instrumento", pode encomendar sem testar que não tem erro... Tessarin, JB, Sérgio Abreu, Sugiyama entre muitos outros...

    A Gibson, Guild, Larrivee, Taylor, Ovation são algumas fabricas que não tem instrumentos mal feitos, pode encomendar sem receio...

    Mas o violão mais útil é aquele que nós temos, afinal o importante é levar sua musica para que outros possam aprecia-la.


    abraços.

    Fredsalviato
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Fredsalviato
    · votar


    Mais um modelo de violão:

    Violão de colo: usado em musica estilo Blues, possui som muito particular e direcionado a este estilo, este violão é conhecido também pelo nome de Weissenborn, o primeiro fabricante deste instrumento, os modelos originais são feitos de uma madeira nativa do Havai chamada de KOA.
    Este instrumento exige técnica muito especifica, um dos melhores do mundo neste instrumento é o musico Ben Harper, este instrumento é dificil de se encontrar para vender, geralmente quem tem encomenda em um luthier.

    Obs.: este violão é tocado com a técnica de Slide.

    Ben Harper disse:
    “as guitarras Weissenborn não são somente minha assinatura - expressam a essência e a profundidade de minhas raizes.”

    Ana Diniz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Boa tarde Fred, boa tarde a todos. Em primeiro lugar, gostaria de elogiar o seu tópico, pela riqueza de conteúdo musical e cultural.

    Ana Diniz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fred, eu gostaria da sua opinião. Tenho dois violões: um folk da crafter e outro flat da giannini. Tenho uma guitarra washburn 1994 com microafinação (2 hamburguer e um single). O que vc acha de eu comprar uma pedaleira X-Vamp da Behinger para usar nos violões e na guitarra? (Não ao mesmo tempo). Compensaria? E a pedaleira zoom 504II acoustic para violão, é boa? A minha intenção é aperfeiçoar a equalização dos violões, ganhar versatilidade e, quem sabe, economizar. Muito obrigada. E mais uma vez, parabéns.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Fredsalviato
    · votar


    Ana Diniz

    Obrigado pelas palavras, estou aqui para ajudar.

    Ana, pedal é um gosto muito pessoal, para violão o que eu mais gosto é um pedal equalizador, que ajuda a obter um timbre bem legal, e ainda pré amplifica, é muito bom para a guitarra também.

    Sempre gostei mais dos pedais analogicos da boss que tem um som muito irado, mas para se comprar um pedal para guitarra é preciso avaliar o estilo de musica que vc gosta, porque existem muitos modelos de acordo com cada estilo, mas o wah wah e o overdrive são clássicos, e sempre são bons...

    No geral todos os pedais digitais são bons, mas os analógicos são matadores...

    Abraços.

    Fred

    Ana Diniz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sem dúvida, Fred, os analógicos são incomparáveis - tenho 3 da Boss (Flanger, digital reverb delay e Metal Zone, este último quase não uso). Faço um som leve com toques de jazz, bossa-nova, pop e country, algo bem mesclado. Legal o seu conselho sobre o pedal de equalização, realmente supera qualquer possibilidade que pode oferecer qualquer pedaleira de violão - vou experimentar. Mas, estou sem saber se pedal chorus serve legal aos solos jazzados e de bossa. Q q eles usam em guitarra semi-acústica?

    Abraço,

    Ana.

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ana Diniz

    Ana, eu tenho uma Zoom 504II e sinceramente, é uma porcaria. Tenho também uma Zoom A2, e a diferença é brutal, gritante mesmo. É uma imensa mão na roda na hora de gravar. Ela tem um bom equalizador e simulações de violões que te permitem variar o timbre de um único instrumento.

    Eu não costumo pegar pesado nos efeitos, uso mais as simulações, equalizador e reverb. Todos os violões do link abaixo foram gravados com um mesmo violão e uma Zoom A2 - desde o som quadrado e áspero da Desabafar até o som natural e metálico da E Agora o Tempo Sobra (note que foi gravado PLUGADO!). Até o cavaquinho da Pregos é um violão grandão com uma equalização "malandra".

    www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

    BTW, o "Digital Delay", como o próprio nome diz, é digital, e não analógico.

    Ana Diniz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog


    www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

    Cara, o seu som é 10. Continua investindo neste estilo se for o que vc mais gosta de fazer. Vc e sua parceira têm talento!

    Todos os violões do link abaixo foram gravados com um mesmo violão e uma Zoom A2

    Vou testar este equipamento já! Gostei da sonorização.

    BTW, o "Digital Delay", como o próprio nome diz, é digital, e não analógico.

    Vc tem razão. O circuito do Reverb/Delay é digitalizado, mas mesmo assim contém alguns componentes analógicos. Inclusive a aparência deste pedal e suas infinitas possibilidades são idênticas as de qualquer pedal analógico de qualidade como os da Boss.

    Abraços.

    Ana
    [/i][i][i][/i][b][/b]

    Ana Diniz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog

    Obrigada pela dica sobre a Zoom 504II.

    Abraços.

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ana Diniz

    Ah, e obrigado pelo comentário. Nós gostamos de muitos tipos de música, mas acho que o mais importante para você é que eu tenho obtido sons (muito) variados e bem razoáveis com a A2. Consegui tirar muito daquele "som de violão plugado" que tanto me incomodava. E sem as perdas da 504II - essa pedaleirazinha tinha o péssimo hábito de comer sinal e deixar o som abafado e sem presença, por causa do conversor ADA de 32kHz, meio sem-vergonha.

    Ana Diniz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bog
    Fico feliz de vc ter encontrado essa alternativa. Desejo-lhe sucesso com suas músicas.

    raphaelccosta
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    cara, sei que o tópico é velho, mas gostaria de uma opinião sua, to afim de comprar um violão novo, provavelmente de aço, eu gosto de surf music, CBJR, ben harper, los hermanos, tipo boyce avenue, versoes acusticas sendo valorizadas sempre.. vc me indicaria um violão folk ou jumbo?? e se tem um modelo em mente pra me indicar, o valor maximo que posso gastar é na faixa de 600 reais. Obrigado

    MMI
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    raphaelccosta

    vc me indicaria um violão folk ou jumbo??

    Não dá para se falar isso. Cada um tem sua característica, varia de tamanho, bracing, pegada, braço, madeiras, captação... Eu tenho (ou já tive) um monte de tipos de violões e não me arriscaria a falar nada de jeito nenhum.

    O que posso falar é para ir numa loja e experimentar, ver o que prefere dentro do seu orçamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Violão e o estilo musical