Afinação do Violão. Ajuda Por Favor!

    Autor Mensagem
    Hello You
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Hello You


    Olá a todos os mestres violonistas!

    Bem o problema que estou tendo ultimamente é em relação ao procedimento de afinar o instrumento. Eu sei que deve - se apertar a quinta casa... e tal.... Mas não consigo nem começar a afinar, o que se faz pelo som de referência: o diapasão. Eu tento encontrar alguma afinação da corda Lá (fico afrouxando e apertando) que pareça igual ao som do diapasão, mas não consigo! Chega a ser frustrante! Às vezes eu chego num som que se parece + ou - com o do famigerado diapasão, só que daí eu penso ''não, não pode ser esse som, é mais agudo com certeza!''. Daí eu fui apertando e justamente hoje a corda nao aguentou, ela arrebentou BEM na área da tarraxa quando eu estava aumentando a tensão.

    Creio que o que pode estar acontecendo é que eu esteja confundindo timbre com altura quando ouço o som do diapasão e o som do violão...

    A questão chave é: como eu faço para diferenciar timbre de altura???

    Vlw, Abraços!

    Hello You
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ah! E aproveitando o tópico queria fazer mais uma pergunta: Qual seria, fisicamente e musicalmente, a semelhança entre uma nota musical e a sua correspondente de uma oitava acima ou abaixo???

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hello You
    Bom, o seu problema inicialmente me parece q o seu ouvido não está ainda muito treinado né?!
    Bom, e todo caso, q eu me lembre o diapasão lhe dá a nota LÁ né?!
    Ou seja, vc deve afinar a 5ª corda do violão (de baixo pra cima) de acordo com a nota do diapasão.
    Vc pode utilizar o famoso "tuuuuuuuu" do telefone tb. Se não me engano (ouvi falar disso) ele tb soa na mesma frequência da nota LÁ do diapasão.
    O modo mais prático, seria vc conseguir um afinador mesmo. Mas como é sempre melhor se educar os ouvidos, aconselho vc a ir tentando até conseguir mesmo. mas com cuidado pra não estourar as cordas! hehehehe

    Qual seria, fisicamente e musicalmente, a semelhança entre uma nota musical e a sua correspondente de uma oitava acima ou abaixo???
    A diferença é de 1 oitava! hehehehehe
    Bom, pegue o seu violão e toque qualquer corda solta. Depois, toque esta mesma corda na 12ª casa.
    Pronto! Vc está tocando a mesma nota da corda solta (independente de q nota ou q corda seja), só q 1 oitava acima.

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu também tenho uma dúvida sobre o assunto,

    tipo

    cmo afino meu violão?


    puts, ja to de saco cheio de pedi pro vizinho afina, nois sempre toca aki na rua e ele sempre tem que afina meu violão, SEMPRE!

    e eu não sei afina essa pora de violão, não sei afina nenhum violão, nada.

    eu até baxei o afinador recomendado pelo site da EM&T, ma pow,

    eu não sei nem usa aquele troço, ele emite um som, ta, soh que é um som que na hora de afina o violão, eu não conssigo faze,

    por exemplo, esse afinador ele amite um som da primera casa da MIzinha, dae ta, la vo eu, seguro a 1ª da MIzinha e vo vendo ate chega o mais perto do som do afinador,

    ma nunca da certo.

    queria sabe como é que posso faze pa afina meu violão sozinho, nem que demore até eu conssegui sozinho.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jOe_RaMoNe
    Vc precisa de um afinador, um diapasão, etc...

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    =/

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jOe_RaMoNe
    Vc não tem nada disso aí?
    Pode usar o telefone tb, mas eu não tenho certeza absoluta dessa afirmação. Sò falei pq ouvi falar.
    Agora, sem absolutamente nada, não tem como afinar cara. Como vc vai saber em q nota está a corda q vc afinou?
    A não ser q vc seja ouvido absoluto. Mas se fosse, naõ teria problemas em afinar o violão. hehehehehe

    Saitu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    http://baixaki.ig.com.br/download/APTuner.htm

    microfone no pc vcs tem neh? ¬¬

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Saitu
    hauehauheuaheuhaeuhaeuhauehauheuahhuaueuea!!!

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hello You

    Hhahah, eu sou um que demorou para aprender a usar diapasão. Uma coisa: você sabe "ouvir" o som do diapasão? Eu levei um tempão para entender que é preciso dar uma pancada e encostar a "bolinha" na caixa do violão para conseguir ouvir. Mas o som é um lá bem agudo, né? Por isso, o negócio é afinar usando o harmônico. Só encosta o dedo na 12a. casa da corda lá, sem pressionar, bem em cima do traste. Vê se agora o som se parece mais com o do diapasão...

    jOe_RaMoNe

    Bom, você precisa usar uma referência. Existem várias formas de conseguir isso... diapasão é a mais "indicada", mas você pode até mesmo usar uma música que você conhece. Só garanto que você jamais vai aprender algo se continuar pedindo para o vizinho afinar.

    Soulface

    A história do telefone é verdade (pelo menos onde eu morava, no Paraná), mas é altamente não-recomendável. Por mais que a linha fique tocando um "lá", o som que você ouve no final pode ser completamente diferente, dependendo do aparelho e mesmo da linha.

    EroSenin
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hello You[b][/b]

    Olha cara, uma das coisas q se aprende por ultimo com relação à violão é como afiná-lo. Não se preocupe q mais cedo ou mais tarde vc pega o jeito. Uma dica q eu lhe dou é não se prender ao diapasão. Não importa se a 5º corda está realmente dando a nota lá, ou se a 6º está dando a nota mi. O q importa é a realção que deve haver entre elas. Ou seja: quando se coloca o dedo na 5º casa da ultima corda ela deve ter um som igual ao da 5º corda solta. Começe apertando de qualquer maneira a 6º corda, quando vc perceber q ela n está nem frouxa nem apertada demais o primeiro passo já era. Daí em diante vá tentando deixar a de baixo com o som igual ao da de cida. Depois pergunte a um amigo q toque violão se está certinho.Quando conseguir deixar os sons todos iguais é só partir pra o diapasão

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hello You
    Timbre é a forma da onda... o timbre faz você diferenciar se o som (nota) vem de um saxofone ou de um piano por exemplo. Pode ser a mesma nota, um lá, mas pelo fato de a forma da onda ser diferente você é capaz de distigüir de qual instrumento ela vem.

    Já a intensidade tem a ver com a amplitudade da onda. É o que o pessoal chama, erroneamente, de altura. Com o volume no máximo você tem um som de alta intensidade com o volume no mínimo, um som de baixa intensidade.

    A diferença de oitavas sim diz respeito à altura da nota. Quanto mais alta a nota, mais aguda ela será, portanto maior frequência tem a onda. Se você toca um lá, uma oitava acima, está tocando a mesma nota, lá, porém a frequencia da onda será maior e o som, portanto, mais agudo.

    Espero que você tenha entendido...

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jOe_RaMoNe
    Você precisa de paciência para conseguir afinar bem o violão. Deixe a nota soando enquanto você muda na tarraxa, com isso você precebe bem se está fazendo o som ficar mais agudo ou mais grave.
    No início todo mundo sente dificuldade pra afinar mesmo, mas é importante que você saiba afinar seu proprio instrumento, pois senão vc não vai conseguir nunca tirar uma musica de ouvido por exemplo.

    Pardal
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Vc pode utilizar o famoso "tuuuuuuuu" do telefone tb. Se não me engano (ouvi falar disso) ele tb soa na mesma frequência da nota LÁ do diapasão.

    Até eu uso isso, em situações extremas. Mas na maioria eu uso um celular que tenha composer afinado, dá certo também.

    Qual seria, fisicamente e musicalmente, a semelhança entre uma nota musical e a sua correspondente de uma oitava acima ou abaixo???

    Fisicamente, a freqüência (hertz) de uma nota uma oitava acima da outra é o dobro da freqüência da última. Quer dizer, se um dó tem freqüência 64Hz, o seguinte terá 128Hz, e o anterior, 32Hz. Musicamente, a semelhança é de um intervalo de oitava, muito empregado na música popular em relações de harmonia-melodia.

    É possível afinar inclusive todo o violão por harmônicos, como eu faço. Acho, no entanto, que será difícil explicar...

    Como já foi aqui falado, não se importe inicialmente com a altura absoluta das cordas, mas sim com sua "afinação relativa".

    Faça um harmônico no quinto traste da 6° corda, em seguida um harmônico no 7° traste da 5° corda, e certifique-se que emitem sons iguais. Se não estiverem emitindo a mesma nota, diminua a tensão da corda que soar mais aguda, garantindo que nenhuma corda se romperá.

    Faça agora o harmônico do 5° traste na 5° corda, e o do 7° traste na 4°. Agora, você deve tomar como referência a 5° corda, que já está "afinada" com a 6°. Se mudar a afinação da 5° ao invés da 4°, deixando de seguir essa orientação, terá ou que afinar novamente a 6°, ou recomeçar, reafinando a 5° corda.

    Depois, faça o mesmo procedimento com as 3° e 4° cordas, fazendo o harmônico do 5° traste na 4° e o do 7° traste na 3°.

    Volte agora para a 6° corda. Faça nela io harmônico do 7° traste, e confira com a altura da 2° corda solta. Tome como referência a 6° corda.

    Agora falta apenas a 1° corda. Faça, na 6° corda, o harmônico do 5° traste e confira com a altura da 1° corda solta.

    Se seguiu os procedimentos corretamente até aqui, parabéns. Seu violão deve estar razoavel e "relativamente afinado".

    kinsler
    Veterano
    # out/07
    · votar


    b]Pardal[/b]

    IÔ Pardal!

    Só agora encontrei sua receita de afinação por harmônicas.... rsrsr
    vou tentar em casa... valeuy!

    Guilherme J.
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu afino todas as cordas me baseando na 5ª afinada com diapasão. Fica algo assim:

    -Harmônico do 5º traste da 5ª corda com diapasão em 440 Hz
    -Harmônico do 5º traste da 6ª corda com harmônico do 7º traste da 5ª corda
    -Harmônico do 5º traste da 5ª corda com harmônico do 7º traste da 4ª corda
    -Harmônico do 7º traste da 5ª corda com casa 9 pressionada na 3ª corda
    -Harmônico do 7º traste da 5ª corda com casa 5 pressionada na 2ª corda
    -Harmônico do 7º traste da 5ª corda com 1ª corda solta.

    Se baseando somente na 5ª corda, não há como transferir erros de uma corda para outra, como no caso da famosa afinação pela 5ª casa e corda solta.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Guilherme J.
    Se baseando somente na 5ª corda, não há como transferir erros de uma corda para outra, como no caso da famosa afinação pela 5ª casa e corda solta.
    tá certo o conceito, mas o termo ta errado. voce não transfere o erro, voce acumula erro. se voce basear sempre na mesma corda, há menos acumulo de erro. erro sempre tem.

    tem varios outros jeitos.
    eu afino a lá, depois afino a mizona, por harmonicos, ou por corda solta (intervalo de quarta).
    dá pra afinar a mizinha solta com a lá tambem ,que tem que dar uma quinta. e o resto por oitavas.

    Guilherme J.
    Veterano
    # out/07
    · votar


    kiki

    tá certo o conceito, mas o termo ta errado. voce não transfere o erro, voce acumula erro. se voce basear sempre na mesma corda, há menos acumulo de erro. erro sempre tem.

    Valeu, isso mesmo.

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Na verdade, as dúvidas do Hello You podem e devem ser respondidas:

    O diapasão, instrumento metálico pequeno que emite a nota lá, a emite na freqüência 440Hz. O lá da quinta corda solta é o lá duas oitavas abaixo, 110Hz. Para conseguirmos o lá 440Hz na quinta corda, fazemos o harmônico do quinto traste, que divide a corda em 4 seguimentos iguais, aumentando sua freqüência 4 vezes. Na verdade, não criamos nenhum som ao fazermos harmônicos: apenas eliminamos os sons mais graves ao harmônico, que sobressai com maior volume.

    A diferença de freqüência de uma nota de uma oitava para a outra é de duas vezes.

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    "O violão é um instrumento onde você passa a metade da vida afinando ele, e a outra metade você toca com ele desafinado".

    Esta frase é antiga, mas é verdade.

    Héldinho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Para quem tem pc em casa uma boa alternativa eh um afinador sonoro, procurem por afinador sonoro ETM. Emite o som da corda e vc afina por ele.Muito simples e pratico flwww

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Desculpem a ressuscitaçao, mas
    Comprovei :
    Faltou luz, perdi o diapasão, violão desafinado...
    Um copo desses de geleia de mocoto quase cheio d'água,( faltando um dedo para transbordar ), quando batido com um objeto metalico, reproduz a nota LA ( 440 Hz ) para afinações.

    Higor Leal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    maneeiro =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação do Violão. Ajuda Por Favor!