Cola Quente - Luthieria - Colar partes de um violão.

    Autor Mensagem
    teuabreu
    Veterano
    # jan/07


    Tava lendo esse artigo aqui desse luthier na confecção de instrumentos e ele alem da cola de madeira usa cola quente:

    Depois que a parte em madeira do violão está pronta, ainda faço alguns desbastes se achar necessário, antes de envernizá-lo. Neste ponto começo a colar o barramento interno do tampo usando cola quente (esta cola é usada a milênios para colar madeiras e é feita de couro ou ossos), que acústicamente é superior às sintéticas, pois quando cola uma peça a outra cria como se fosse uma peça fundida, pois as colas sintéticas criam uma película entre as peças coladas. Para o barramento do fundo uso a cola amarela p/ madeira que, entre as sintéticas, é a que cristaliza melhor e é muito resistente para colar madeiras resinosas como são os jacarandás.

    Onde se acha cola quente deste tipo, colei um violão aqui com cola de madeira e aparentemente ta legal so to com medo de não durar muito, to afim de saber dessa cola aí, ela é caseira?Será?

    Valeu galera

    laerguitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cola quente eh akeles cola q esquenta num baguiu tipo uma "arma" neh? ^^

    laerguitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    essas "arminha" aki oh

    http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=cola+quente

    teuabreu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu vi essas ai man, so que essa parece que usa barra de silicone mas o carinha fala da cola feita com ossos, couro, sinistro!!

    Num sei se é a mesma mas acho que não man.

    laerguitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    teuabreu

    haha, eu num li direito. ahuahua
    realmente num eh essa q eu falei naun! ^^
    essa ai eu num conheço. rsrsrs

    abraço!

    Certeza
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    aproveitando o tópico que é recente...já usei a busca...mas é mais pra tirar uma outra dúvida...

    a pestana do meu violão descolou...ontem cheguei em casa e tava só tres cordas em cima da escala...tipo ela deslizou pra cima...dae pra colar dá pra usar cola branca??? tem que ter algum cuidado especial na hora de colar?? se alguém puder responder eu agradeço!!!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    usa super bonder q vai com ctz hehe

    rossimaringa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pessoal é o seguinte a cola quente em questão não é essa da arminha não existem dois tipos uma eu uso e é derretida, acrescentando agua e depois esquentando em vasilha especial, a outro e essa eu nunca testei é a tl da gelatina, essa ai de comer, acrescenta agua nela espera amolecer e derrete em banho maria (igual pudim) tem na net ai.

    rossimaringa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Já pra colar a pestana dê dois pinguinhos de bonder, que depois fica facil pra remover se precisar

    Aj Nascimento
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Olá, sou novo por aqui, mas creio muito, que a "cola quente" em questão, se trata da "Cola Madeira", a mesma pode se encontrar em barras, ou granulada, assim para ser usada, tem que ser dissolvida em água quente, até chegar ao estado líquido, e assim, poder ser aplicada, daí o nome "cola quente". (Técnica antiga, e de material orgânico).

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Aj Nascimento
    Engano seu, cola quente é uma barra sólida cilíndrica de cola que é inserida no corpo de uma pistola especialmente feita que aquece a cola e a libera em forma pastosa por um bico ejetor.
    E a cola que ela propicia não é lá muito aderente, podendo ser solta com a mão e, por isso, não serve para nada que exija muita aderência, como, por exemplo, a fixação dos trastes na escala de uma guitarra.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699047232-pistola-aplicador-de -cola-quente-10-w-2-bastoes-brinde-_JM

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Está rolando uma confusão na nomenclatura eu acho. O que o luthier quis dizer com "cola quente" é cola animal. Ela vem tipo granulada, tem que misturar com água quente e tem todo um processo. Basta dar um Google em "Cola Animal para Luthier". Ou veja aqui:

    https://lista.mercadolivre.com.br/cola-animal-para-luthier

    Essa sim é uma cola usada para colar as partes do violão, tampo, laterais, cavalete e etc.

    A cola de madeira é muito resistente, de preferência Cascorez ou, melhor ainda, Titebond (importada). Colei um cavalete com Titebond e não sai nem por decreto.

    O que o luthier quis dizer é que a cola "quente" animal é mais indicada para colar o contato madeira-madeira. Já as colas de madeira, boas para acabamento, uma vez que são mais fáceis de manusear.

    Pessoal, essa cola quente de pistola é mais para artesanato, não imagino qualquer parte do violão onde dê para utilizar - a não ser que se esteja fazendo artesanato com o violão!

    Mas eu acho que você está comparando dois pesos e duas medidas. Você meio que está comparando o violão feito por um luthier com o que você colou, que provavelmente é de produção em fábrica. Se é um violão de luthier, converse com ele!

    Tem uns vídeos legais de visita à fábricas de violão no Youtube. Dá uma olhada, gosto de um da Rozini que eles mostram todos os passos para se fazer os instrumentos.

    Qual a parte do violão que você colou com cola de madeira?

    Respondendo à pergunta sobre a pestana - não aconselho você usar superbonder, porque ela vai cria uma película na própria pestana ou na madeira que é difícil retirar depois. Aconselho cola branca mesmo, não muito. Ah, importante, deixe secar antes de colocar as cordas!

    Se ainda assim ficar escapando, vá apertando as cordas aos poucos. Ele escapa porque você aperta muito um lado enquanto o outro não tem tensão alguma.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    em mundo de titebond não existe motivo algum pra usar outra cola

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cola Quente - Luthieria - Colar partes de um violão.