Ajuda pra comprar um violão

    Autor Mensagem
    ysamico
    Veterano
    # nov/06


    Fala galera
    Bom, é o seguinte.
    Tava querendo comprar um violão de nylon, elétrico e que não passasse dos 500 reias, porque é o que posso pagar no momento.
    Andei olhando uns tópicos aqui pelo fórum e, como não entendo muito dos aspectos técnicos do instrumento, fiquei bem confuso. No entanto, consegui tirar algumas dicas boas e queria saber o que vale mais a pena comprar.

    Ouvi alguns elogios ao Lauren LA125 e notei que o preço dele é razoável. Tinha um tópico aí dizendo que os Crafter também eram muito bons, apesar de serem um pouquinho mais caros. Entrei no site da Crafter e vi que os da série Lite pra cima, que foi o que andaram recomendando por aí, não estão muito nessa faixa de preço de 500 reais. Em compensação, alguns da série Cruiser by Crafter estão numa boa faixa. Basicamente, queria saber qual a diferença entre esses Crafter's e o Lauren.

    Só uma nota: eu toco violão há algum tempo mas é só um hobbie. Então não pretendo fazer show, tocar em banda nem nada disso. É só pra estudar mesmo e brincar um pouquinho. Mas mesmo assim não quero coisa ruim.

    Uma outra dúvida rápida: o que é um violão folk? Qual a diferença dele pros outros? (eu sou um 0 à esquerda mesmo, não liguem)

    Bom, é mais ou menos isso. Se alguém ainda tiver a boa vontade de me indicar um outro bom violão nesse preço eu agradecerei muito. Quero pegar uma lista e ir testando pra ver qual o que me agrada mais.

    Valeu!!

    ysamico
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    E o que vocês acham da linha Hofma, da Eagle? São bons violões?

    ps: acabei de de descobrir que o Lauren não é elétrico né? Mas ainda assim é uma boa opção? Eu utilizo o amplificador de vez em quando, não é uma constante..o que vocês acham?

    Nandhe
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ysamico
    É só pra estudar mesmo e brincar um pouquinho. Mas mesmo assim não quero coisa ruim.


    Amigo, se vc realmente não quer coisa ruim, então terá que aumentar um pouquinho sua expectativa de gasto. Não há violão todo laminado que seja bom, não há mesmo, é questão de natureza. O som de um instrumento depende da vibração da madeira, e ela sendo laminada nunca vai ter o mesmo som de uma madeira maçiça, como um armário de compensado nunca vai ter a qualidade de um de madeira de lei. Entenda isso: todos os violões de madeira laminada são ruins, inclusive os Crafter. O que distingue um instrumento do outro não é a marca, é a madeira.
    Conselho: junte mais um pouco ou parcele e compre um instrumento que preste. As fábricas dão mais atenção aos violões com tampo sólido, não é só a madeira que é melhor - tudo, desde o acabamento até a afinação e a tocabilidade termina recebendo maior atenção também, porque eles sabem que quem vai pagar por um instrumento desses normalmente não é um novato, mas alguém que já entende um pouco, com freqüência já toca, e tem um nível de exigência maior.

    Nandhe
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Estive olhando as espec. do Lauren LA125:
    Specs:
    Full Sized Guitar
    Shina Wood Top, Back and Sides

    Deve ser um violão bem ruinzinho. Essa madeira (shina wood) é completamente desconhecida no universo da luthieria; na verdade, é difícil saber o que é isso, pois não tem tradução para o inglês. De qualquer forma, um instrumento em que a madeira do tampo é a mesma do fundo e das laterais, e não é mogno nem maple, e, principalmente, não é nem maçiça, deve ser muito palha. Fique longe disso, é mico.

    ysamico
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Opa, valeu pela resposta.
    Mas então...estranho, eu ouvi falar muito bem do Lauren em alguns topicos pelo fórum. O pessoal elogiando a definição e a qualidade do som.

    Quanto à questão de economizar mais um pouco pra comprar um violão melhor eu concordo plenamente com você, mas o caso é que estou completamente sem previsão pra aumentar esse orçamento aí, que inclusive vai ser doado como um presente..hehe. E outra, meu violão antigo, um Giannini de estudo toscão, tá com o tampo todo fudido e não tem mais condição de ser tocado. Ou seja, tô na seca braba pra tocar de novo, e se tiver que esperar pra ter mais dinheiro aí vai ser dose.

    Realmente, é uma situação dificil. Mas eu tenho a esperança de talvez haver um instrumento com boa relação custo/benefício, que não deixe tanto a desejar em relação aos bam-bam-bans. Eu ainda não tô em uma situação de exigir uma qualidade impecável nem nada disso. Só quero voltar a tocar, mas ao mesmo tempo não desperdiçar dinheiro em um violão fraco. Se tiver um instrumento que segure bem as pontas até minha próxima época próspera, já vai ser um avanço! hehehe

    Mas valeu pelas dicas Nandhe. Obrigado mesmo!
    Abraço

    Pardal
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    compra um Yamaha c80 que tá 480 R$ e é muito bom.

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    Já leu o tópico abaixo?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/116300/

    Deve ajudar bastante!
    =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda pra comprar um violão