Qual eh a diferenca sonora de um Folk pra um Jumbo?

    Autor Mensagem
    blinnk
    Veterano
    # out/06


    eu ja procurei nas busca mas naum axei o q eu quero especificamente...

    tipo q eu vo comprar um violao de aco, e to em duvida entre o ye203 (jumbo) e o ye206 (folk), ambos da hofma, e naum tem o jumbo aki na minha cidade pra mim testar, soh por encomenda.... e os dois suam praticamente o mesmo preco...

    dai eu queria saber qual eh a principal diferenca sonora deses dois formatos, pra qual estilo de musica cada modelo se adapta melhor, qual eh mais versatil, e q me falassem um pouco sobre eses 2 tipos

    obrigao

    (toco violao a uns 4 anos, e ja tenho um de nylon...)

    Sgt_ Pimenta
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu pergunto a diferença d um folk pra um cutway =] responde ai..

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    não sei

    Bog
    Veterano
    # out/06
    · votar


    blinnk

    Meu, primeiro, ambos os modelos que você citou são do tipo "Dreadnought". A diferença é no cutaway. Bom, a diferença de se ter cutaway é que - obviamente - fica mais fácil de alcançar as casas mais próximas da ponte. O contraponto é que existe uma pequena perda de volume, e na resposta dos graves. Quanto aos modelos, a regra é simples: violões grandes e gordos têm volume mais alto e mais resposta nos graves. Violões menores têm melhor resposta nos médios e agudos. E um cavaquinho ou ukulelê praticamente só tem resposta nos agudos, hehehe. Ah, e violões flat (aqueles estreitinhos) têm menos volume, mas são mais leves e confortáveis de se usar, principalmente de pé.

    Não se esqueça que o formato é apenas UM dos fatores que influencia nessa coisa de volume e resposta para frequências específicas. Outros fatores são a madeira (que também influencia muito no timbre), posição da boca, construção da parte interna (note como existem várias "ripas" coladas por dentro do violão) e etc. Ou seja, um violão feito de fibra de vidro pode ser gigantesco, que ainda vai continuar fazendo um sonzinho sem graça.

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # out/06 · Editado por: TheChaosSpirit
    · votar


    Cutway tem abertura lateral , facilita acesso as notas agudas :

    Folk são violões do estilo Dreadnought normalmente , tem som caracteristo , cordas aço 12 ou 6 cordas ... pode ser com cutway mais tradicional é sem , Os violões folk têm pouca cintura, a base quase reta e o casco meio oval. É muito usado para gravações em studio por ter um som mais encorpado.

    Ex. Martin D-28
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/7/6/1/271761.jpg

    Com Cutway
    Eagle 889NT
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/137368/

    Ovation :
    São violoes sinteticos na maioria das vezes tem som unico , são quase uma guitarra , topo não segue o desenho tradicional os buracos são em cima , acustica bem diferente e braço carbono na maoria das vezes com escala de ebano

    ex.Ovation 1778 LX
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/4/4/5/271445.jpg

    Ovation Viper
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/4/0/8/271408.jpg

    Jumbo violoes grandes como diz nome :
    Taylor 615-CE Jumbo Cutaway :
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/9/2/6/271926.jpg




    lembrao uma viuva negra , uma gibson les paul


    Classico são tamanho pequeno corda de nylon , classico de verdade nao tem tensor .... é heresia botar em classico tensor

    ex. meu Raimundo y aparicio 128
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/146677/


    Concerto são classico com Tamanho pouca coisa maior ,
    tambem nao tem tensor

    ex. Conde Hermanos AC23R
    http://www.condehermanos.com/ac23rcedro/front.jpg

    Flamengo são de nylon estilo classico , tamanho diferenciado e são propios para musica flamenga e espanhola

    Ex.
    Jose Ramirez FL2
    http://classicalguitar.co.uk/admin/guitarpics/ramirezfl2f.jpg
    http://images.misupply.com/products/original/Jose%20Ramirez/fl.jpg

    Resonator , 1928 , inicio das eletro acusticas .... os fabricantes de violoes folk entrão em pane ... dai um Pirado das ideias resolve fazer um Folk com um resonator e da certo ... Dobro e National forão os primeiros dizem ter um som muito muito foda e caracteristo ... tenho curiosidade de tocar em um

    ex.National 1928:
    http://www.vintagenationals.com/ducotenorface-national-guit.gif
    http://www.sprucetreemusic.com/natstyo_s3472.jpg


    pestana e rastilho de osso e uma boa regulagem ocasionao melhor timbre e volume de som e resonancia

    blinnk
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bog

    entedi cara, vlw..... mas eu naum sei direito o q seria os graves do violao....

    tipo, qual modelo teria um som mais limpo? bem metalico? pra qual estilo cada um se adapta melhor e qual seria mais versatil?

    eu vo ver se acho alguma loja q tenha o jumbo pra mim testar, mas ta foda achar, eh soh por encomenda, mas antes de encomendar eu queria testar os dois

    vlw!

    TiagoGonzales
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Amigo, o folk eh muito versátil, tem um som lindo, metálico (cordas de aço), limpo, eh um show de violão mas aí eh vc que sabe :)

    Bog
    Veterano
    # out/06
    · votar


    blinnk

    Bom, graves do violão são as frequências... graves! Heheh, elas ficam acentuadas em violões mais "gordos". Se você quer entender essa diferença, pense em uma mesma nota tocada em um violão (qualquer) e em um cavaquinho. Se a nota for meio grave, o cavaquinho vai ter uma resposta meio ruim, o som vai sair fraquinho, sem corpo. O violão vai conseguir uma resposta melhor para a mesma nota. Mas agora compare o mizão de um violão normal com a mesma nota em um baixo acústico. É a nota mais grave que o violào normal toca, mas está longe de ser a mais grave do baixo. E mesmo assim, o Mi do baixo será bem mais encorpado. Aliás, é por isso que contrabaixo acústico é aquele negócio imenso: para ter uma boa resposta nas notas ultragraves que ele toca (notas que nem existem no violão), ele precisa ter uma caixa de ressonância monstruosa!

    Quanto ao som ser "limpo", acho que vai depender muito mais da madeira do que do formato do violão. Você pode ter um som limpo com um violão jumbo triplo ou com um ukulele (aquele violãozinho hawaiiano). Mas se for de compensado, nào vai soar bem.

    Acho que violões em formato dreadnough (que você está chamando de "folk") e jumbo são igualmente versáteis, é uma questão de gosto pessoal mesmo.

    E som metálico MESMO você vai conseguir é com um violão ressonador. Sério, toque um e você vai ver o que é som metálico. Eu gosto bastante!

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Folk: Som mais versatil, pesado e metálico. Muito utilizado nas baladas pop/rock, na música folk em si, e no rock em geral (como as canções de Neil Young, por exemplo). Esses violões tem mais peso, mais médios e agudos e muito menos definição de timbres que um jumbo.

    Jumbo: Violões grandões, largos e arrendondados. Possuem um grave poderossímo, e uma boa separação entre médios e agudos (o som embola menos). Ideal para baladas blues, dedilhados, canções no estilo James Taylor, por exemplo, pois sua definição de timbre é bem presente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual eh a diferenca sonora de um Folk pra um Jumbo?