Análise harmônica de "Há tempos", Legião urbana

    Autor Mensagem
    CaimDark
    Veterano
    # out/06


    Novamente, cá estou eu com dúvida sobre a análise da harmonia de uma música. Baseio-me por esta cifra (mas não toco exatamente igual): http://www.cifraclub.com.br/cifras/legiao-urbana/ha-tempos-jjhz.html
    versão 2.

    Essa música está em ré maior, com 3 AEM: Am7, F, C.

    I AEM IV IV4 I
    Intro:D Am7 G G4 D

    Na música, quase toda, fica alternando entre D e Am7, I grau e AEM, e nas duas vezes que entra G Em, são os graus IV e IIm, respectivamente.
    Até ai acho que tá tudo certo, minha dúvida é em relação a esses trechos:

    D Am7 D Am7
    Há tempos tive um sonho, não me lembro, não me lembro
    F C F C
    Tua tristeza é tão exata e hoje o dia é tão bonito

    Nessa linha F C F C eu ainda considero que seja uma sequência de AEMs, isso está correto? Mas nessa parte:

    "D Am7 F C
    E há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade
    F C
    E há tempos são os jovens que adoecem
    F C F
    E há tempos o encanto está ausente, e há ferrugem nos sorrisos
    C A
    E só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção

    D G
    Meu amor, disciplina é liberdade"

    Devico ao tempo em que a cadência C-F se repete, me dá a sensação de não ser mais AEM, e sim de ter havido uma modulação por AEM (F) para o tom dó maior, onde repetem-se os graus I e IV da nova tonalidade. Por fim, na partr "quem procura abrigo..." há uma modulação direta de volta para a tonalidade original, e a música termina em ré maior.

    Mas não tenho certeza se essa minha análise está correta. Qualquer crítica\correção\ajuda será bem vinda.

    Grato pela atenção!

    thifm
    Veterano
    # out/06
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    CaimDark
    Cara... acho que é por aih mesmo, tudo leva a crer que tenha havido uma modulação. Pelo menos eu também analisaria da forma que vc fez.

    O Panucci que manja bem desses lances. Já já ele comenta aqui!! hehehe.

    ABs

    CaimDark
    Veterano
    # out/06
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    Pow galera, dêem uma força ae!

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
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    CaimDark

    Fala, Tito!

    Cara, tou boiando nesse assunto aí....



    PANNUCCIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!
    Dá um help aqui pra gente.........................

    CaimDark
    Veterano
    # out/06
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    Pow galera, ajuda ae...

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
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    O acorde Am7 é dórico. A frase sobre este Am7 tem 6a maior (F#), que é a 3a maior de D.

    Primeira parte: D - Am7 - D - G4 - G --> V, IIm, V, I

    Na parte do G e do Em é direto: I e VIm

    A modulação ocorre na parte do C e F. Iº e IVº graus respectivamente.

    O acorde A é apenas uma preparação pro acorde D.


    D D4 D Am7 Am6(7)

    e-----5-3-2--3-2------|----3-2-3--2-0-----|------------
    B-----3~~~~~~~~~-3----|----1~~~~~~~~-1----|------------
    G-----2~~~~~~~~~~~-2--|----0~~~~~~~~~~-0--|-repete 1x--
    D---0-----------------|-------------------|------------
    A---------------------|--0----------------|------------
    E---------------------|-------------------|------------


    G4/D G/D

    e----8~~~~-7-------------------------------------------
    B----8~~~~-8-------------------------------------------
    G----0~~~~-0-------------------------------------------
    D----0~~~~-0-------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    ~~ = deixe soar



    CaimDark
    Veterano
    # out/06
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    Na parte do G e do Em é direto: I e VIm

    A modulação ocorre na parte do C e F. Iº e IVº graus respectivamente.


    Blz, então C e F é modulação mesmo, valeu. Mas você tá dizendo que G e Em tb é modulação? Porque seria modulação, e não simplesmente os graus IV e IIm da tonalidade primitiva?

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
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    CaimDark

    G e Em não são modulação.

    G e Em, como eu disse antes, são o I e o VIm respectivamente.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
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    CaimDark

    Embora a sétima não esteja implícita, o acorde D nesta música é o V de G, modo mixolídio.

    CaimDark
    Veterano
    # out/06
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    LeandroPanucci
    Putz, então essa música tá em G? E eu jurava que tava em D :(

    Jabijirous
    Veterano
    # out/06
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    esse é classico exemplo de modulaçao por acorde comum!! eu sempre falo isso aqui

    D Am7 F C

    V II/III I V

    Am é II de sól e III de fa maior!! modulaçao por acorde comum!!


    depois tem um A que é dominante secundario do D

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/06
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    qnd vc vé um acorde Maior e um Menor numa distancia de 2,5 tons, provavelmente será um dórico e um mixo
    dois acordes menores com 1 tom de distancia , dorico e frigio.
    dois acordes maiores com um 1 tom de distancia lidio e mixo.

    uns macetezinhos.

    mas nem sempre é isso... claro.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
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    Richard Guitar
    uns macetezinhos.

    Funcionam quase sempre, pra não dizer sempre.

    CaimDark

    Gira em torno do D, por isso esta impressão, até o momento em que repousa no G. Ainda assim existe um G4 tensionando, antes de repousar no G.

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