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CaimDark Veterano |
# out/06
Novamente, cá estou eu com dúvida sobre a análise da harmonia de uma música. Baseio-me por esta cifra (mas não toco exatamente igual): http://www.cifraclub.com.br/cifras/legiao-urbana/ha-tempos-jjhz.html versão 2.
Essa música está em ré maior, com 3 AEM: Am7, F, C.
I AEM IV IV4 I
Intro:D Am7 G G4 D
Na música, quase toda, fica alternando entre D e Am7, I grau e AEM, e nas duas vezes que entra G Em, são os graus IV e IIm, respectivamente.
Até ai acho que tá tudo certo, minha dúvida é em relação a esses trechos:
D Am7 D Am7
Há tempos tive um sonho, não me lembro, não me lembro
F C F C
Tua tristeza é tão exata e hoje o dia é tão bonito
Nessa linha F C F C eu ainda considero que seja uma sequência de AEMs, isso está correto? Mas nessa parte:
"D Am7 F C
E há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade
F C
E há tempos são os jovens que adoecem
F C F
E há tempos o encanto está ausente, e há ferrugem nos sorrisos
C A
E só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção
D G
Meu amor, disciplina é liberdade"
Devico ao tempo em que a cadência C-F se repete, me dá a sensação de não ser mais AEM, e sim de ter havido uma modulação por AEM (F) para o tom dó maior, onde repetem-se os graus I e IV da nova tonalidade. Por fim, na partr "quem procura abrigo..." há uma modulação direta de volta para a tonalidade original, e a música termina em ré maior.
Mas não tenho certeza se essa minha análise está correta. Qualquer crítica\correção\ajuda será bem vinda.
Grato pela atenção!
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thifm Veterano |
# out/06
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CaimDark
Cara... acho que é por aih mesmo, tudo leva a crer que tenha havido uma modulação. Pelo menos eu também analisaria da forma que vc fez.
O Panucci que manja bem desses lances. Já já ele comenta aqui!! hehehe.
ABs
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CaimDark Veterano |
# out/06
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Pow galera, dêem uma força ae!
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albertoellobo Veterano |
# out/06
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CaimDark
Fala, Tito!
Cara, tou boiando nesse assunto aí....
PANNUCCIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!
Dá um help aqui pra gente.........................
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CaimDark Veterano |
# out/06
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Pow galera, ajuda ae...
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LeandroP Moderador |
# out/06
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O acorde Am7 é dórico. A frase sobre este Am7 tem 6a maior (F#), que é a 3a maior de D.
Primeira parte: D - Am7 - D - G4 - G --> V, IIm, V, I
Na parte do G e do Em é direto: I e VIm
A modulação ocorre na parte do C e F. Iº e IVº graus respectivamente.
O acorde A é apenas uma preparação pro acorde D.
D D4 D Am7 Am6(7)
e-----5-3-2--3-2------|----3-2-3--2-0-----|------------
B-----3~~~~~~~~~-3----|----1~~~~~~~~-1----|------------
G-----2~~~~~~~~~~~-2--|----0~~~~~~~~~~-0--|-repete 1x--
D---0-----------------|-------------------|------------
A---------------------|--0----------------|------------
E---------------------|-------------------|------------
G4/D G/D
e----8~~~~-7-------------------------------------------
B----8~~~~-8-------------------------------------------
G----0~~~~-0-------------------------------------------
D----0~~~~-0-------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
~~ = deixe soar
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CaimDark Veterano |
# out/06
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Na parte do G e do Em é direto: I e VIm
A modulação ocorre na parte do C e F. Iº e IVº graus respectivamente.
Blz, então C e F é modulação mesmo, valeu. Mas você tá dizendo que G e Em tb é modulação? Porque seria modulação, e não simplesmente os graus IV e IIm da tonalidade primitiva?
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LeandroP Moderador |
# out/06
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CaimDark
G e Em não são modulação.
G e Em, como eu disse antes, são o I e o VIm respectivamente.
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LeandroP Moderador |
# out/06
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CaimDark
Embora a sétima não esteja implícita, o acorde D nesta música é o V de G, modo mixolídio.
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CaimDark Veterano |
# out/06
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LeandroPanucci
Putz, então essa música tá em G? E eu jurava que tava em D :(
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Jabijirous Veterano |
# out/06
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esse é classico exemplo de modulaçao por acorde comum!! eu sempre falo isso aqui
D Am7 F C
V II/III I V
Am é II de sól e III de fa maior!! modulaçao por acorde comum!!
depois tem um A que é dominante secundario do D
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Richard Guitar Veterano |
# out/06
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qnd vc vé um acorde Maior e um Menor numa distancia de 2,5 tons, provavelmente será um dórico e um mixo
dois acordes menores com 1 tom de distancia , dorico e frigio.
dois acordes maiores com um 1 tom de distancia lidio e mixo.
uns macetezinhos.
mas nem sempre é isso... claro.
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LeandroP Moderador |
# out/06
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Richard Guitar
uns macetezinhos.
Funcionam quase sempre, pra não dizer sempre.
CaimDark
Gira em torno do D, por isso esta impressão, até o momento em que repousa no G. Ainda assim existe um G4 tensionando, antes de repousar no G.
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