Corda de aço. Qual?

    Autor Mensagem
    TonyMad
    Veterano
    # ago/06


    To precisando trocar o encordoamento do meu violão. Ele ta com um conjunto de cordas de aço Canário (é, sei q é lixo, mas so vim saber isso recentemente). Qdo botei essas cordas, foi por recomendação de um primo meu q toca mto, mas acho q ele recomendou pq na cidade dele não devia ter mta opção, e eu nao sabia nada de violão. hehehe
    A corda ja tá a 5 anos (O.O) sem estourar nenhuma, mas ja ta caquetica. É, sei q tenho q trocar, mas não sabia antes, e sempre fiquei com preguiça.

    O grande problema é q não sei se as cordas são .09, .10, .... nem a tensão delas. Não achei a embalagem das cordas, mas lembro q era branca com o centro azul e o desenho de um canário no meio.

    Agora, qual corda eu boto?

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Esse

    Gabriel Messias
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad
    Aff 5 anos tah meio atrasado hehehe

    Procura cordas D'dario uso a nylon mto boa e aço deve ser mto boa boto fé neles! hehehe E tenta o 0.10 q eh mais usado e tal e deve ser essa do seu violão!

    Flow

    TonyMad
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Procura cordas D'dario uso a nylon mto boa e aço deve ser mto boa boto fé neles! hehehe E tenta o 0.10 q eh mais usado e tal e deve ser essa do seu violão!

    Eu ja usei D'addario de nylon. Mto boas mesmo. A duvida era mais pelos parametros da corda mesmo, devido ao medo de botar corda com tensão alta e envergar o braço e eu ter q pagar uma nota pra um luthier arrumar.

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    E tenta o 0.10 q eh mais usado e tal e deve ser essa do seu violão!
    Não faça isso, pode empenar...
    Se vc não sabe, leve a um luthier.

    Helder Bello
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu utilizo as Dean Markley. Procure por essa e por estas também: D'addario, Martin, Gibson.

    thifm
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Elixir, 0.10 se vc suar muito nas mãos. Dura, em média 3 vezes mais que as outras (testei e comprovei!).

    Custa, em média, 3 vezes mais que as outras tb.. hehehehe. Entre 60, 70 reais.

    Chacka 169
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    a melhor marca q tem eh a canario eh essa q vc comprou tah ateh hj continua compreando essa eu soh compro desssa vlw?
    segue meu conselho
    p
    a
    r
    t
    i
    u

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    Cara, geralmente a bitola das cordas Canário Aço são algo entre 0.9 e o 0.10 (0.95, se existisse essa numeração). então vc tem três opções:
    1 - Manter o encordamento Canário (um lixo como vc mesmo disse), comprando um igual;
    2 - Colocar encordamento 0.10 (o violão vai ficar mas "duro", a tensão será maior no braço e pode até empenar seu violão). Encordamentos dessa bitola eu uso D'addário, NIG e Gianinni.
    3 - Se vc achava seu violão duro com cordas Canário e quiser deixar ele mais macio, coloque encordamento 0.9. Eu uso D'addário e Gianinni com essas bitolas.

    Uma pergunta: Qual é a marca e modelo do seu violão? Ele tem tensor?

    Abraços!

    TonyMad
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Uma pergunta: Qual é a marca e modelo do seu violão? Ele tem tensor?

    Bom... Isso é uma coisa q vão me "xingar", como ja fizeram num topico anterior. É um Eagle DH-69. Ele veio com nylon. Depois de um tempo, pensei em colocar aço nele mas sempre fiquei receoso (é assim que escreve?). Esse primo meu falou q era tranquilo, e ele mesmo colocou essas Canário qdo fui na casa dele em Minas. Falou q deu uma olhada no violão e que aguentava tranquilo. Bom, como eu era altamente nilba, nem liguei e fiquei impressionado. Gostei mto do som q ficou e deixei.
    As cordas estão até hj, e o braço ta retinho. Então, nao quero arriscar uma bitola maior, ja q essa Canário não empenou o braço.
    Ja pensei em voltar pro nylon, mas prefiro o som do aço mesmo.

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    Bom... eu não gosto de mexer na orientação "sexual" do encordamento do violão(rsrsrs). Se ele foi feito pra nylon, sugiro que se use nylon e vice-versa. Mas o violão é teu, vc que sabe o que fazer com ele! Se vc falou que o braço está retinho... tomara que o cavalete tb agüente, os trastes não gastem antes do tempo e as tarrachas não percam a força e não começem a não-segurar a afinação (como pode ver, não é só o braço que sofre quando botamos cordas de aço em violão nylon). Mas cedo ou mais tarde seu violão terá problemas - e será por culpa das cordas de aço que vc instalou nele (claro, se não acontecer nenhum acidente com ele).

    Emfim, boa sorte.

    Abraços

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Meu, recomendo fortemente que você fique no nylon mesmo. E se você quiser arriscar deixar com aço, coloque a mais fina que puder. E pelamordedeus, não deixe um encordoamento por 5 ANOS!!! Isso estraga o violão, os dedos e os ouvidos!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    eu gosto das cordas D´Addario ... sao muito bacanas ... ,009 ... procura ...

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    não deixe um encordoamento por 5 ANOS!!! Isso estraga o violão, os dedos e os ouvidos!(2)

    TonyMad
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    albertoellobo e Bog

    Pois é. Eu sempre fui nilba em assunto de violão, saca? Tocava um pouco, mas nunca frequentei forum, nem tive professor pra me orientar nessas paradas mais especificas, por isso as cordas tão ha 5 anos.
    Alias, so comecei a conhecer mais de instrumentos qdo comecei a frequentar aqui ha uns 3 meses, qdo comecei a pesquisar pra comprar minha guitarra.
    Enfim.... Vou ver o q vou fazer. Se deixo aço ou volto pro nylon mesmo.

    Obrigado pelas dicas.

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    não deixe um encordoamento por 5 ANOS!!! Isso estraga o violão, os dedos e os ouvidos!
    Bom, o meu está só 1 ano e meio...

    Na Guitar, já está quase fazendo bodas de prata.

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    Cara... se esse violão fosse meu eu voltaria elepra nylon.
    E vc já tendo uma guitarra, nem vai necessitar tanto de um violão aço...

    Abraços


    asda

    Bom, o meu está só 1 ano e meio...
    Tem um violão dos meus violões que o encordamento já tem 8 meses e ainda está em muito bom estado.

    Na Guitar, já está quase fazendo bodas de prata.


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    HUAHAUHAAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUA
    RSRSRSRSSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS
    (e todas as onomatopéias de risos)

    O engraçado é que depois de um longo tempo com mesmo encordamento fica tão macio que dá pena de trocar...

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    albertoellobo
    O engraçado é que depois de um longo tempo com mesmo encordamento fica tão macio que dá pena de trocar...
    Pois é... e depois esperar pegar afinação é foda...

    Bom, uso encordamento preto, o som dura bem mais...

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    asda
    Bom, uso encordamento preto, o som dura bem mais...
    Eu uso encordemento preto apenas no violão flat elétrico, pois esse tipo de corda produzmenos chiado quando toco plugado.
    Nos acústicos eu uso cordas nylon cristal mesmo...
    E eu não tenho muuita paciência em esperar o encordamento adquirir afinação, por isso quase nunca troco encordamento com menos de 6 meses de uso.

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    albertoellobo
    E eu não tenho muuita paciência em esperar o encordamento adquirir afinação
    Por isso que eu não troco...

    Só troco quando estoura... Isso quando não dá pra remendar ou quando não tenho uma avulsa

    Helder Bello
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Minhas cordas duram, quando muito, uns dois meses. Daí, tenho que trocar.

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    asda
    Só troco quando estoura... Isso quando não dá pra remendar ou quando não tenho uma avulsa (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda de aço. Qual?