Cordas: Mudar afinação pode fazê-las estourar?

    Autor Mensagem
    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: .:Anonimato:.


    Pessoal, já estou inconformado!! É terceira vez que eu afino meu violão para baixo e ao retornar à afinação padrão uma das corda arrebenta. Duas mizinhas já se foram desta maneira, e uma sol. Como e porquê acontece esse fenômeno?! Tem jeito de evitá-lo?!


    Detalhes Técnicos:
    Corda _ Marca _ Tempo de uso


    G - D'Addario - Meses
    1e - D'Addario - Idem
    2e - São Gonçalo - 1 mês ou 2 de uso


    Grato desde já.

    jaime_plucky
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mas um caso para o padre quevedo.

    Mas talvez seja poruqe quando vc voltar a afinaçao original, voce sempre da um passada, e acaba apertando de mais.
    Se nao for isso, leve seu proximo encoardamento para ser benzido.

    =P

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mas talvez seja poruqe quando vc voltar a afinaçao original, voce sempre da um passada, e acaba apertando de mais.

    Não, filho, isso não tem nada a ver. Eu quase sempre uso o afinador, e a corda nem chega a chegar a sua afinação padrão, estoura antes disso.

    =(

    b1gh4nd
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    cara, vai ver que a corda ta é muito suja mermo. ai vc afina ela pra um tom mais alto e como ela ta muito desgastada... ja era. esse negocio de ficar mexendo muito na afinação e foda... o ideal é ter outro violão com ouitra afinação pra vc tocar as musicas e tal...

    maggie
    Veterana
    # mai/06
    · votar


    acho que dá um desgaste sim
    só não é tão dramático assim, deve diminuir um pouco a vida útil da corda -- mas nada demais

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    b1gh4nd
    maggie

    Aí é que está! Eu achava que isso aconteceria só entre as D'Addario. Mas, no entanto, foi a mesma coisa com as São Gonçalo!

    Lembrem-se: São Gonçalo é uma das 3 lendárias marcas que não enferrujam! Ou seja, a corda está perfeitinha, pelo menos em aparência!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Vamos ajudar, pessoal!

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    Cara, o problema pode ser tb nas tarraxas do seu violão.
    Cordas de aço ou de nylon.
    Se for aço, nunca volte elas todas pro tom original ao mesmo tempo...começe pela mizinha até a mizona, sempre dando um intervalo de tempo entre elas. Se for nylon, faça ao contrário:afrouxe-as ainda mais (desafine mesmo) e depois venha afinando uma a uma a começar pela mizinha.
    Abraços.

    maggie
    Diminui muito pouco. A bem da verdade, as cordas estando bem tensionadas nas tarrachas (e as mesmas estando em "boa forma") até contribui para melhorar o timbre, pois a corda ganha mais elasticidade para bends.

    DaniBoyBz
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    cara eu disisti das cordas d'addario. comprei um encordamento novo pra testar e não deu nem um mês a corda Ré arrebentou. mas no teu caso procura mudar a tensão do teu encordamento, pode ser que fique mais adequado ao teu violão.... qual violão q vc tá usando?

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    DaniBoyBz
    cara eu disisti das cordas d'addario. comprei um encordamento novo pra testar e não deu nem um mês a corda Ré arrebentou.

    Eu estou usando algumas D'addário (a phospher bronze 0.10) e não tive problemas ainda.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    DaniBoyBz

    Um Eagle negro eletroacústico do tipo que o CifraClub promove!

    albertoellobo

    Eu sempre começo afinando pela Mizona até a mizinha... exatamente o contrário... fiz cocô?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Agora me irritei! Mais uma se foi! A G velha que eu tinha posto no lugar da G original que tinha arrebentado!

    Acho que vou fazer de acordo com o que esse rapaz b1gh4nd falou.

    Mas aí fica minha dúvida: toda vez que eu quiser tocar em uma afinação diferente, encordoamento novo? Não há bolso de pobre que resista!

    toni viguncio
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    eu devo tah com o mesmo encordamento gianini faz + d 6 meses jah...
    e vivo mudando afinação
    minhas cordas soh arrebentam por mto mto uso eu acho ^^

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    toni viguncio

    Então vc me recomenda as Gianinni?

    those_who_fight
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara acontecia a mesma coisa comigo no violão, vira e meche estourava a corda qd mudava de afinação...tenha certeza q esteja fixando correntamente as cordas lá na tarraxas, eu faço no mínino de 3(na mizona)a 5 voltas no pivo, qd apertar a tarraxa tomar o cuidado da corda não passar por cima do mesmo na hora de 'enrolar' no pivo...

    Haja um pouco de paciência, mas é isso, já vi em outros instrumentos q parece q o cara simplesmente enfiou a corda e já mal começou a apertar a tarraxa, corda pra lá, pra cá(até as vezes apertando umas tarraxas ao sentido contrário das outras hehe)além q esteticamente não fica bom...

    rbpaiva
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Use cordas Augustine(Regals ou Imperials), vc vai ver o seu violão falar alto e tem grande durabilidade...

    Abraços,

    rbpaiva

    b1gh4nd
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    po cara é foda essa compulção de querer tocar a música no tom certinho... rss.
    eu parei de me neurar com isso.
    eu curto pegar a viola pra tocar músicas do Los hermanos, mas acontece q os Manos gravaram todas as músicas deles em 1/2 abaixo (Eb).
    pra evitar essa paranóia eu passei a tocar ntudo no diapazão mesmo... eu fico com a melodia na cabeça e tento tirar no diapazão original sem precisar alterar a afinação... a não ser que a música seja mais compelxa ai vc vair ter q afinar na mesma afinação pra tirar tudinho...
    falow

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Eu sempre começo afinando pela Mizona até a mizinha... exatamente o contrário... fiz cocô?

    O que acotece em começar pela mizona é que vc vai ter sempre que tensionar excessivamnte e de uma vez só a mizinha, por ela ser a última. Quando começa pela mizinha, ao chegar na mizona ela já está uns tons abaixo de novo, devido ao braço ceder com a força das cordas mais pesadas, então, é só devolve-la aó Mi central e ela nem sofre muito, pois as demais cordas já estão "segurando" a tensão do braço por ela.... Bom eu faço isso e dá certo.

    Abraços!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    those_who_fight
    rbpaiva
    b1gh4nd

    Obrigado. Vou aplicar estas lições de vida!

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    Espero que as suas cordas parem de arrebentar...

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    Cara... que tal usar um encordamento hibrido nas que estão arrebentando?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    explique!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    Sim.... se vc usa um ecordamento 0.9, por exemplo, coloque uma coda mizinha 0.10 (só a mizinha), que é mais resistente que a 0.9 original.
    E substitua a corda Sol por uma Mizinha 0.12, pois essa corda é muito mais firme e não tem revestimento. Experiente... pode resolver seus problemas.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    Hum, Obrigado, man. Posso até tentar mas a grande verdade é que quando o assunto é espessura de cordas eu bóio!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Hum, Obrigado, man. Posso até tentar mas a grande verdade é que quando o assunto é espessura de cordas eu bóio!

    Quando vc for nas lojas de instrumentos, comece a observar que nas caixinhas dos encordamentos vêm escrito a expessura das cordas em milímetros. Se a que vc usa anda arrebentando demais, adquira uma com mais expessura.

    Vlw...
    Abraços!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    Thank you, Lobo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas: Mudar afinação pode fazê-las estourar?