Como desempenar??

Autor Mensagem
eziquiel
Veterano
# mai/06


Eu to com um violão, mais ele ta empenado, alguem sabe algum jeito de eu desempenar ele...ele não tem tensor.....


obrigado....

Josh_Home
Veterano
# mai/06
· votar


Luthier velho... aí nem adianta.

Eu não conheço nenhum método caseiro para desempenar violão... fora que se você fizer merda, já era!

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/06
· votar


Dependendo do violão, o melhor é comprar outro.
Eu compraria outro, se não fosse um violão de valor significativamente alto.

Taka
Veterano
# mai/06
· votar


Eu perguntei outro dia... e um kra que consertava instrumento (não sei se o kra chegava a ser Luthier... porque acho que só fazia consertos básicos...) me disse que ele tinha uma máquina que desempenava o braço do violão usando calor, eu acho.... ele falou que ficava em uns 90 reais...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


eziquiel

Um bom luthier consegue desempenar sim, mas não é barato. Sai uns 100 reais. Dependendo do violão, compensa mais comprar outro.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, se o teu violão for "ruim", vc pode colocar um peso em cima do braço dele, tipo, uns 10 Kilos. Pode dar certo. Mas se o violão for bom, num faz isso não pq pode estragar e aí já era.

PS: Eu tenho um tonante e o braço dele tá muito empenado, aí eu tentei colocar uns livros bem pesados em cima do braço dele pra ver se desempenava, mas num aconteceu nada. Da próxima vez, eu vou colocar minha cama em cima do braço dele e deitar em cima da cama e vou deixar a noite inteira a cama comigo em cima da cama, sobre o braço do violão!!! Tenho certeza que vai funcionar!!!

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/06
· votar


Essa tal de máquina que usa calor pra desempenar deve lascar tudo com a madeira.
Depois deve ficar uma porcaria...

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Vinicius de Abreu
Essa tal de máquina que usa calor pra desempenar deve lascar tudo com a madeira.
Depois deve ficar uma porcaria...



Será?



Fermc
Da próxima vez, eu vou colocar minha cama em cima do braço dele e deitar em cima


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
HUAHAUHAUAHAUAHAUAUHUA
RSRSRRSRSRSRSRSRRSRSRR
(e todas as outras onomatopéias de risos)

Essa foi foda!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

E aí cara? Abandonou mesmo o outro fórum?

Aqui moderador manja mesmo.

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/06
· votar


Acredito que sim, Alberto.
Provavelmente a madeira nesse processo envolvendo calor pode dilatar, e isso pode comprometer a qualidade dela.

Eu, particularmente, não faria isso.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Vinicius de Abreu

Bom isso é verdade, mas...
Antes da madeira virar violão, ela passa por tratamento semelhante, não?
Exposição ao extremo calor e, posteriormente, ao frio, chocando-se termicamente a´sua composição. Deve ser razoavelmente seguro esse processo.

Taka
Veterano
# mai/06
· votar


Acho que não deve comprometer o violão... pelo menos não muito... se o processo é usado por um kra que trabalha em loja com uma máquina própria pra isso.... além do que é melhor ter um violão com um som um pouco inferior do que um com o braço todo empenado, o que acaba prejudicando a afinação de qualquer jeito...
Não sei como os luthiers fazem pra desempenar.... se usam esse processo ou algum outro... se usam um que não prejudica o instrumento, um tanto quanto melhor!!!

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Existe um equipamento que é tipo uma presilha niveladora, mas não usa calor, apenas a força... ela vai recondicionando o braço à sua posição original e depois, sim, que vem o processo de calor (bem mais leve), apenas para solidificar a nova (antiga) posição do braço do violão.

Taka
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

Vc sabe quanto tempo demorar mais ou menos pra desempenar utilizando esse processo de presilha?

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Cara, vou tentar entender isso como algo bom viu!!!!!

Pelo seu jeitinho "arrogante" até sei quem deve ser vc... já até imagino, infelizmente!!!!!

FeNtO
Veterano
# mai/06
· votar


e como fzr se mw violao tm alma??? tb tah empenado.. tem uma rachadura na mao, pode ser isso o motivo de estar empenado?? se eu tentar regular eme casa com a chave pode dar galho??

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Taka
Vc sabe quanto tempo demorar mais ou menos pra desempenar utilizando esse processo de presilha?

Dependendo da madeira e do grau de deslocamento do braço, às vezes leva meses sendo pressionado, mas o resultado é superior e mais confiável que o método do calor.

asda
Veterano
# mai/06
· votar


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
HUAHAUHAUAHAUAHAUAUHUA
RSRSRRSRSRSRSRSRRSRSRR
(e todas as outras onomatopéias de risos)



eeeeeeeee

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


FeNtO
como fzr se mw violao tm alma??? tb tah empenado.. tem uma rachadura na mao, pode ser isso o motivo de estar empenado?? se eu tentar regular eme casa com a chave pode dar galho??
A rachadura na mão não tem muita coisa a ver com o braço empenado, tem a ver com relaxamento por parte do dono mesmo (rsrs), mas isso pode ter contribuido para que o braço perca firmeza. Não seria aconselhável mexer no tirante do seu violão se vc não tem prática nisso... pode dar galho sim! Leva ele num luthier, brother!
Abraços!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


até sei quem deve ser vc...

Te dou um doce se descobrir quem sou eu.

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Vc é o ........... TONY BLANCO! :)

Péssima essa, rsrsrs...

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Tenho fortes indícios pra acreditar que vc ou é o A100BLÉIA, ou o gago (tomara que não, pq se for, cara, vc é insuportavelmente chato!!!)

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

Não conheço!

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

Ele é de outro fórum!!! Eu tbm era, mas aí a gente saiu... Saímos um monte de uma vez.

Acho que eu não posso dizer o nome do outro fórum aqui, pareçe que foi sencurada essa pelavra, mas tipo que é um outro fórum que é o maior "concorrente" que o fcc tem. ELe e o fcc são os melhores fóruns do Brasil... Acho que vc já deve imaginar qual é!!! ;-)

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

Tou ligado.... o outro forum é o c i f r a s
saquei

vlw!

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Esse mesmo hehehehhehehehhe

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

Tem um monte de gente daqui que tem nick lá...

Pq vc saiu de lá, man?

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


albertoellobo

O administrador JurisCode (Carlos André), começou a distorcer um pouco as coisas sabe. Ele acha que a organização é tudo, se sobrar espaço pra conteúdo ótimo, se não, ótimo tbm. Ele não se importa nem um pouco se o fórum tem pessoas que manjam mesmo de música, ele acha que o fórum só precisa ser organizado!!! Só!!! E eu sou totalmente contra á isso.

Ele tbm trata os users (e a equipe dele tbm), como se não tivessem o menor valor. Tipo tem um tópico lá, que só pq um user falou pro outro que conheçia ele do EM&T lá, um moderador já foi e bloqueou o tópico e disse que se eles quisessem conversar pra usarem MP pra não ficar poluindo o fórum. Eu falei isso pra ele e ele disse que tem que ser assim mesmo... ¬¬ !!! Eu acho que falar pra dois caras que estão se formando na EM&T que os caras estão poluindo o fórum, é pura idiotisse, coisa de quem tem merda na cabeça. Nunca que se deve tratar pessoas importantes pro fórum, dessa maneira. Se a gente tivesse falando as coisas que estamos falando aqui, lá no fórum lá, eles ja bloqueariam e meteriam a boca na gente por estar desviando o assunto do tópico.

Por muitos motivos que me levaram a não concordar em quase nada com a Administração lá, eu resolvi sair. Lá só existe dois users que sabem realmente de música, que vc pode perguntar qualquer coisa que eles respondem. Mas só existe 1 user que toca muito bem na prática, tipo o ozielzinho. E o administrador acha que assim está ótimo.

Então como eu mesmo disse pra ele: "Eu não jogo em time perdedor, eu não aceito perder, eu não jogo pra perder nunca!!!". Por causa disso vim pra cá, pois esse é um time vencedor!!! O cifraclub tem bagunça e desorganização demais, mas em compensação o pessoal manja muito de música!!!!

;-)

albertoellobo
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

É isso ai, cara!
Eu concordo contigo em número, genero e grau! A Internet veio justamente para democratizar a informação e o direito de se expressar. E em se tratando de fórum isso é mais que imperativo!
Então... fórum existem aos milhares por ai na internet! Nós, usuários que os mantemos com nossos posts e comentários, gerando receita publicitárias e prestando serviços de propriedade intelectual - gratuitos - precisamos então ser respeitados também da mesma forma que respeitamos.
Confesso que a organização das musicas, lá no c-i-f-r-a-s, é mais pratica que as do cifraclub, isso é verdade, mas em termos de Fórum eles ainda precisam aprender bastante.
Me add no seu MSN, cara! albertoellobo@msn.com.br

Abraços

Juniooor
Veterano
# fev/07
· votar


Eu desempeno violões. Geralmente não é só o braço, é também o tampo. Aí, meu véi, a parada é Roots, mas ainda rola. Eu nunca peguei algum violão muuuito empenado, mas alguns com uma ação de + ou - um dedo na 12a casa.
O processo é lento.
Atenção no seguinte; os trastes! tão pela ord? alinhados? sem ondas? Provavelmente não. então o complicado (por que é melhor, ah, mas.. sei lá , é melhor) é tirar os trastes. Use um formão e fita crepe (eu uso folhas de Imbuia) para não machucar a madeira (pestana).
Se acha que vai ser treta, nem tente arrancá-los. Talvez só dar uma leve shapeada.
Belê... Vc precisa de alguns generais ou grampos de marceneiro e alguma guia, pode ser um puta tronco grosso e plano que seja estável (tipo viga caibro de telhado) ou alguma outra coisa tipo barra de alumínio, PLANA.
Bl. Fixe a guia sob o braço, e use os grampos bara fixar e deixar o braço reto, MAS cuidado com a força, Véio! eu já apertei um uma vez que marcou um sulco feio na parte de trás do braço que deu trabalho! Dependendo, eu uso borracha de camara de caminhão em tiras amarradas para fixar o braço (enrolada em volta ), mas haja braço ...
Fixou, né! só... Arranje um jeito de fixar o tampo (uso pedacos de madeira dura e grossa e bemm seca), o fundo, se for curvo, não fixe.
Ë bom isolar termicamente o corpo (com cobertor, folha de isopor).
Agora O que eu faço é deixá lo em um ambiente, Quente durante o dia e Frio à noite. Eu deixo no Meu sóton, De dia deva fzer uns 40 graus, e à noite uns 18, depende do clima.
Deixo tres dias e vejo como fica. até estabilizar.
Um dos violões (tonante) voltou , sei lá uns 15% no máximo, da situação anterior. Eu não sei se a longo prazo ele volta sózinho, mesmo sem cordas, a empenar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como desempenar??