| Autor | Mensagem | 
| macaraio Veterano
 | # mar/06 
 
 galera tava dando uma olhada nessa escala cromatica no guitar pro 4, num entendi muito bem vcs poderiam me explicar melhor?
 
 
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| thifm Veterano
 | # mar/06 · votar
 
 Cromatica: notas sequenciais... por exemplo:
 
 Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si, Dó
 
 Simples!!
 
 
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| .:Anonimato:. Veterano
 | # mar/06 · votar
 
 E aí, entendeu?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mar/06 · votar
 
 Ou voltando
 
 Dó, Si, Sib, Lá, Láb, Sol, Solb, Fá, Mi, Mib, Ré, Réb, Dó
 
 capisco?
 
 
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| thifm Veterano
 | # mar/06 · votar
 
 LeandroPanucci
 Opa!! vc ainda vive, meu? Fazia tempo que não te via por aqui.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mar/06 · votar
 
 thifm
 
 mais firme que prego na areia :)
 
 
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| campero Veterano
 | # jun/06 · votar
 
 É uma escala completa formada por intervalos sucessivos de 1/2 tom.
 
 
 
 C           C#      D     D#     E      F      F#    G      G#     A     A#    B     C
 1/2tom     1/2    1/2    1/2   1/2   1/2    1/2   1/2     1/2   1/2   1/2  1/2
 
 
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| albertoellobo Veterano
 | # jun/06 · votar
 
 macaraio
 
 Fala Macaraio!
 Tu sumiu, brother!
 
 Veja só man, a escala cromática é diferente da diatónica pelos acidentes bemois e sustenidos.
 Imagine a escala Diatonica: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
 
 Na escala cromática, entrecada nota (tom) da dia tônica, vai existir um acidente (semiton), hora chamado de sustenido, hora de bemol, dependendo da direção que vc esteja indo. Apenas entre Mi e Fá e Si é Dó não há semitons.
 
 Escala Cromática: DO-Do#, RÉ-Ré#, MI, FÁ-Fà#, SOL-Sol#, LÁ-Lá#, SI. Isso na ordem crescente (do agudo pro grave).
 Na ordem Decrescente (grave pro agudo), fica a assim DO, SI-SIb, LÁ-LÁb, SOL-SOLb, FÁ, MI-MIb, RÉ-RÉb.
 
 # = Sustenido
 b =Bemol.
 
 Sacou?
 
 
 Abraços, Reginaldo!
 
 
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| TONY BLANCO Veterano
 | # jun/06 · votar
 
 É uma escala completa formada por intervalos sucessivos de 1/2 tom. ( Tá errado, são sucessivos de semitons
 
 
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| campero Veterano
 | # jun/06 · votar
 
 É uma escala completa formada por intervalos sucessivos de 1/2 tom. ( Tá errado, são sucessivos de semitons
 
 
 dae sim neh..se ligah nisso..eh a mesma coisa mew!!
 
 
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| macaraio Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 vlw pessoal pela explicação
 to fazendo aula de violão erudito to aprendendo
 bastante coisa.
 
 
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| Arpeggios From Heaven Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 duvida na escla cromatica
 
 nossa..... como alguem pode ter duvida nisso! hahahah
 
 bricandeira man!... mas n unca pensei que fosse ler isso na vida :D
 
 
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| macaraio Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 Arpeggios From Heaven
 rapaiz q epoca ruim eu não sabia quase nada de
 teoria.
 no momento to quebrando a cabeça com o tal da partitura e Tríades.
 
 
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| .:Anonimato:. Veterano
 | # jul/06 · Editado por: .:Anonimato:. · votar
 
 Escala Cromática: DO-Do#, RÉ-Ré#, MI, FÁ-Fà#, SOL-Sol#, LÁ-Lá#, SI. Isso na ordem crescente (do agudo pro grave).
 Na ordem Decrescente (grave pro agudo), fica a assim DO, SI-SIb, LÁ-LÁb, SOL-SOLb, FÁ, MI-MIb, RÉ-RÉb.
 
 Eu acho que inverteram as coisas aqui...
 
 
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| yuri ajala Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 né por nada naum.. mas q graça q tem essa escala, se ela põe todas notas juntas e em sequncia? ¬¬
 
 
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| Magueco Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 Apenas entre Mi e Fá e Si é Dó não há semitons.
 
 Q isso cara!!! Claro q há, vc se expressou mal, entre Mi e Fá há um semitom, essa é a questão, o espaço de Mi pra Fá e de Si pra Dó não é de um tom e sim de um semitom.
 
 
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| TONY BLANCO Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 Apenas entre Mi e Fá e Si é Dó não há semitons.
 
 
 albertoellobo
 
 Será que eu sou obrigado a chamar o Panucci? kkkk
 
 Lógico que existe tons e semi tons
 
 P.S: Quer dizer que na hora da contagem, quando chegar no E, temos que parar de contar?
 
 Abraços.
 
 
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| .:Anonimato:. Veterano
 | # jul/06 · votar
 
 TONY BLANCO
 
 Será que eu sou obrigado a chamar o Panucci? kkkk
 
 O cara já deve ter ficado louco de tanto estudar intervalos e responder as mesmas perguntas sempre...
 
 
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| james_the_bronson Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Pô, alguém sabe construir uma escala cromática, mas sem ser enarmonicamente???
 
 Explicando melhor: Lembro vagamente de ter lido uma vez que a escala cromática partiria de uma escala maior e cada alteração viria de uma tonalidade vizinha, algo assim. Desse modo, a construção não seria colocando apenas sustenidos ou apenas bemóis desenfreadamente...
 
 
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| dom de Deus Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Pô, alguém sabe construir uma escala cromática, mas sem ser enarmonicamente???
 impossivel!!
 
 pra ficar harmonica tem q fuji do padrão crómatico!
 
 pelo que pouco entendo é isso!!
 
 sou barrica verde , tou pegando esses lances de escalas e campo harmonico a pouco tempo!
 
 valeu té +
 
 
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| dom de Deus Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 vixi , fugir com J força as ideias rsrsr
 
 
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| james_the_bronson Veterano
 | # jul/09 · Editado por: james_the_bronson · votar
 
 dom de Deus
 impossivel!!
 
 pra ficar harmonica tem q fuji do padrão crómatico!
 
 pelo que pouco entendo é isso!!
 
 sou barrica verde , tou pegando esses lances de escalas e campo harmonico a pouco tempo!
 
 valeu té +
 
 
 
 A pergunta não tem absolutamente nada a ver com isso aí, mas valeu mesmo assim ^^ !!!
 
 O que eu perguntei não tem relação com ficar harmônico ou não. É só como vou construir a escala. Ou seja, muita gente pode simplesmente chegar e dizer que é: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B, C...
 
 Mas não é bem assim. Por mais que seja uma escala simétrica, você parte de uma tonalidade. No caso, C maior, e você faria uma "escala cromática de C". Daí parte da maior e acrescenta as notas cromáticas de acordo com tons vizinhos ou sei lá o quê. Esta é a dúvida, de onde vêm as notas cromáticas. E por que usar um C# em vez de um Db, ou vice-versa...
 
 Não tem a ver com som. Senão não teria muita preocupação já que é simétrica. Por isso pedi para não tratarem enarmonicamente...
 
 
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| MajorKong Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 james_the_bronson
 Eu também não entendo.
 
 E ainda êm uma dessas:
 
 
 
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