Como se lê partitura?

    Autor Mensagem
    fabiana fernandez
    Veterano
    # fev/06


    como se le partituras???

    asda
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    No site do cifra club tem tudo o que vc precisa...

    Dê uma olhada lá.

    cadastro1
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dê uma olhada lá. (2)
    ;)

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fabiana fernandez

    Olá, Fabi!
    Como vai, minha amiga?

    Boa pergunta a sua! Essa é uma das mais dificeis missões de quem está aprendendo música é dominar a leitura de uma partitura. Mas lembre-se: é essencial pra quem quer realmente aprender a musica saber partitura! Eu estou numa briga daquelas com a preguiça pra cair dentro dos estudos de partitura... um dia eu aprendo a ler isso. Se eu achar algum tutorial legal sobre partituras eu te passo pelo Orkut ou pelo MSN, tá bom?

    Beijão!

    banzatto
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Galerinha, eu tenho um livro mto bom sobre som! te da uma boa noção de partitura e ondas sonoras!
    Vou tentar escanear ele pra postar algumas coisas aqui! esse topico seria propício pra isso!

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    banzatto

    Boa ideia cara.

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Estudar duração de notas e compasso é um bom comeco..Procure na parte de guitarra..Fiz 1 tópico com relação a isso agora pouco se chama "Formação do compasso" Vale a pena :D

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Lá a galera conseguiu me ajudar com minhas duvidas! E acho que as suas também serão esclarecidas :)

    Bruno Geraidine
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pra isso se pagam os professores :)

    banzatto
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bruno Geraidine
    Membro# Enviado: 8/fev/06 21:37
    Quote

    pra isso se pagam os professores :)



    pra quem tem vontade de aprender não precisa de professor!
    =)

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pra quem tem vontade de aprender não precisa de professor!

    OH YEAH BABYYYYYYYY!

    Helder Bello
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fabiana fernandez

    "como se le partituras???" ... com os olhos. Hehehehehe, brincadeirinha.

    Bem ... existe uma infinidade de sites, exercícios, apostilas e etc que teoricamente "ensinam" como ler partitura. Garanto-lhe: não funcionarão. Não existe uma melhor maneira de aprender. Cada professor tem uma metodologia; cada aluno aprende melhor de um jeito. Eu acredito que a melhor maneira de criar-se uma intimidade com a pauta é a execução de peças simples; exercícios fáceis, enfim... Compre um desses métodos do Henrique Pinto; ou baixe da internet algum do Carcassi, Coste etc; e estude-os. Com certeza irá evoluir rapidamente.

    Enfim ....

    Abraços.

    busterchair
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    se alguém tiver uma apostila pra da upload eu agradeceria

    Raphael Osório
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A melhor maneira é contratando um professor.

    albertoellobo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    banzatto
    pra quem tem vontade de aprender não precisa de professor!

    Não, cara. Quem tem vontade de aprender e não tem professor, acaba aprendnedo errado o que poderia aprender corretamente. Professores e métodos e ensino existem para ajudar-nos no ensino. É preciso "aprender a aprender", saca?.

    has4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: has4
    · votar


    FAMILIARIZANDO-SE COM PARTITURAS

    Bom, para iniciar mesmo sugiro que consigam PARTITURAS MUSICAIS das MELODIAS de músicas conhecidas, e também, a mesma música baixada na internet para ser ouvida... assim, você vai observando as (BOLINHAS ou CABEÇA DE NOTAS) que estão na partitura, relacionadas àquela música...

    Com isto, você observará que as bolinhas sobem ou descem, sobre as linhas (5 linhas) e sobre os espaços (4 espaços), isto, é quando a bolinhas sobe = a altura da nota ou som subiu... quando as bolinhas descerem = a altura da nota ou som desceu... você então terá primeiramente esta noção.

    Depois, você terá de observar o seguinte: existem figurinhas de SOM e de SILÊNCIO (música = som + silêncio), cada figura representa um tempo que durará cada som ou silêncio.

    ASSIM, ao menos, você vai se familiarizando com uma PARTITURA

    DEPOIS, você vai estudar sobre cada NOTAÇÃO...

    PROFESSOR (é bom sim! ProfessorA é muito melhor ainda;) Então, busque ajuda de quem sabe realmente e possa lhe ajudar indicando livros, métodos e outros... além de pessoalmente tirar suas dúvidas.

    COMPARO a aprender idiomas... você deve ouvir bastante para acostumar os ouvidos... então, ler partituras = (acompanhar vendo e observando) para acostumar-se com aqueles 'rabiscos' até entender que cada coisa tem um valor e significado.

    NÃO SE PREOCUPE ainda em executar INSTRUMENTO ainda, apenas PRATIQUE LEITURA... mais adiante você começará a praticar direto com o instrumento.

    NADA É TÃO FÁCIL se não houver dedicação! Instrumentos melódicos são um pouco mais fáceis, pois são soam apenas uma única nota por vez e você verá apenas uma linha 'daquelas bolinhas pretas e brancas descendo ou subindo', já as partituras para instrumentos harmônicos (que soam mais de um som/nota ao mesmo tempo = violão, teclado, etc) você verá várias bolinhas na vertical, subindo e descendo juntas... inicie com partituras p/ instrumento melódicos (ou seja, que tocam uma única nota ou som de uma única vez Ex.: flauta, sax, clarineta,e tc).


    PARA O MÚSICO que já toca de ouvido, tudo fica bem mais simples... agora, não pode ser preguiçoso, nada cai do céu na cabeça (kkk a não ser na cabeça de alguns físicos rs e na daquele cara que tava andando na calçada e caiu uma mulher na cabeça dele! Ele ainda virou herói rs) UIIII!

    Enfim, estude bastante dedicando-se... com o tempo estará acostumado e entendendo tudo... depois, estará dominando simples divisões e futuramente as mais complexas. BONS ESTUDOS!

    PROGRAMAS como o CAKEWALK podem lhe dar uma noção bem legal, vc baixa ele e abre nele mesmo músicas no formato MIDI, este formato lhe propicia ver em STAFF (em partituras) e enquanto toca a música vc vai acompanhando a partitura melódica da música e vai tendo uma noção... é uma janela que enquanto toca a música a partitura vai passando e em cada nota musical soada, a cabeça de nota na pentagrama (cinco linhas ou quatro espaços da patritura) fica numa cor de destaque, e assim você vai acompanhando nota a nota da melodia e vendo como é escrita por partitura. Ah... e vc ainda pode imprimir a partitura só da melodia...
    Legal, né?

    MÚSICOS de ESTÚDIO podem lhe ajudar a baixar o programa free no seu computador, e músicas no formato MIDI vc acha aos montes por aí!

    HAS BAND

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    banzatto
    pra quem tem vontade de aprender não precisa de professor!

    Não concordo... tem coisa que se vc aprender errado e não tiver alguém pra dar um toque de como é o jeito certo, vai dificultar mais ainda. Se fosse assim todo mundo seria auto-didata. Leitura musical é algo que eu acho importante ter alguém que já conheça pra pelo menos dar uns toques... mostrar na prática como é.

    fabiana fernandez
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    obrigado ae pela ajuda...eu acho que quem quer aprende aprende sozinho igual eu..

    aratohendrix
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    com professor a coisa é mais rapida, eu sou meio autodidata, mas se um amigo q é professor não me desse uns toques eu ainda tava achando q guitarra se resumia a powerchords rsss

    mas continuo estudando procurando material, se vc quer vc pode, pode ser mais demorado sem um professor, mas vc aprende

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    obrigado ae pela ajuda...eu acho que quem quer aprende aprende sozinho igual eu..

    É o como o aratohendrix disse... vc aprende sozinha sim... mas se vc tiver alguém pra perguntar - não precisa ser um professor, numa escola... pode ser um amigo que já saiba - vai agilizar bastante pra vc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se lê partitura?