empenar???

    Autor Mensagem
    strider
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: strider


    gente alguem pode me esplicar direito o que é empenar???
    eu tenho um violao malaga(classico) ele veio com corda d nylon eu puis corda de aço e o vendedor falou que se colocasse cordal o braço nao empenava e nao descolava o cavalete. e então? alguem pode ajuda? grato!

    Toddynho
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Empenar eh qdo o braço entorta pra frente devido à tensão exagerada das cordas (ou quando guardado incorretamente). Em istrumentos como guitarra, baixo e violão aço, existe um tensor que compensa a tensão das cordas e permite que se ajuste o empenamento do braço.

    Esse negócio de usar cordal já me falaram mais em não sei direito como funciona...

    Crono
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    alguem pode me explicar o q eh tensor?

    Metal bass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Tensor é uma espécie de um ferro cilíndrico q fika dentro do braço, de ponta a ponta, aí quando enpenar vc manda no luthie daí ele vai gira um poko de nada, daí o braço vai ser regulado!

    aratohendrix
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Eu uma vez eu afrouxei todas as cordas do meu violao, pra coloca aquele captadorzinho q fica no rastilho, naum deu nada (visivelmente)


    falowz

    Johnny
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Provavelmente o seu vilão não ficou mais de 2 horas sem encordamento né aratohendrix!?

    Sversut
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Astrid> Esse negócio de aço em violão especícifo pra nylon é fria. Com o tempo empena o braço. Veja de uma estremidade à outra do braço se não está mais curvado do que o normal.
    Tem aí vários tópicos sobre isso...

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    strider
    bom, o q o vendedor disse está certo em partes.
    colocando o cordal, realmente o cavalete não irá descolar do instrumento.
    mas quanto ao braço empenar, se o seu violão não tiver tensor, é muito provável que o braço empene para a frente. se tiver tensor, talvez (provavelmente) vc terá q ajustar o tensor.

    mais uma coisa. dependendo do material dos trastes, pode ser que com corda de aço, os trastes se desgastem bem mais cedo do q com cordas de nylon.

    vá a um luthier e faça uma avaliação.

    emmimenor
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Meu violão tinha o tal cordal, que eu chamo de suporte, o que acabou acontecendo foi que empenou o tampo, tive que trocar o tampo. Não coloquem aço em violão para nylon.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a empenar???