Autor |
Mensagem |
strider Veterano |
# ago/03 · Editado por: strider
gente alguem pode me esplicar direito o que é empenar???
eu tenho um violao malaga(classico) ele veio com corda d nylon eu puis corda de aço e o vendedor falou que se colocasse cordal o braço nao empenava e nao descolava o cavalete. e então? alguem pode ajuda? grato!
|
Toddynho Veterano |
# ago/03
· votar
Empenar eh qdo o braço entorta pra frente devido à tensão exagerada das cordas (ou quando guardado incorretamente). Em istrumentos como guitarra, baixo e violão aço, existe um tensor que compensa a tensão das cordas e permite que se ajuste o empenamento do braço.
Esse negócio de usar cordal já me falaram mais em não sei direito como funciona...
|
Crono Veterano |
# ago/03
· votar
alguem pode me explicar o q eh tensor?
|
Metal bass Veterano |
# ago/03
· votar
Tensor é uma espécie de um ferro cilíndrico q fika dentro do braço, de ponta a ponta, aí quando enpenar vc manda no luthie daí ele vai gira um poko de nada, daí o braço vai ser regulado!
|
aratohendrix Veterano |
# ago/03
· votar
Eu uma vez eu afrouxei todas as cordas do meu violao, pra coloca aquele captadorzinho q fica no rastilho, naum deu nada (visivelmente)
falowz
|
Johnny Veterano |
# ago/03
· votar
Provavelmente o seu vilão não ficou mais de 2 horas sem encordamento né aratohendrix!?
|
Sversut Veterano |
# ago/03
· votar
Astrid> Esse negócio de aço em violão especícifo pra nylon é fria. Com o tempo empena o braço. Veja de uma estremidade à outra do braço se não está mais curvado do que o normal.
Tem aí vários tópicos sobre isso...
|
MKazan Veterano |
# ago/03
· votar
strider
bom, o q o vendedor disse está certo em partes.
colocando o cordal, realmente o cavalete não irá descolar do instrumento.
mas quanto ao braço empenar, se o seu violão não tiver tensor, é muito provável que o braço empene para a frente. se tiver tensor, talvez (provavelmente) vc terá q ajustar o tensor.
mais uma coisa. dependendo do material dos trastes, pode ser que com corda de aço, os trastes se desgastem bem mais cedo do q com cordas de nylon.
vá a um luthier e faça uma avaliação.
|
emmimenor Veterano |
# ago/03
· votar
Meu violão tinha o tal cordal, que eu chamo de suporte, o que acabou acontecendo foi que empenou o tampo, tive que trocar o tampo. Não coloquem aço em violão para nylon.
|