Guitarra Portuguesa

    Autor Mensagem
    nandoduh
    Veterano
    # out/05


    Salve, salve, amigos músicos.

    Eu estou prestes a ganhar uma Guitarra Portuguesa, vinda direta de nossos amigos lusitanos. Esou muito ancioso por recebê-la em meus braços e acalentar suas doces cordas.
    Enquanto isso, já estou juntando o máximo de informação à respeito dela.

    Porém, uma coisa me deixa bastante encucado: será que os Luthiers locais saberão lidar com ela? Alguém de POA, ou de algum outro canto do RS conhece alguém qualificado?

    Se alguém puder me indicar algum método, livro, cd (fado, choro, ou qualquer outro genero em que ela é usada), por favor, o faça.

    Muito Obrigado.

    GAMA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Boa eu já andei pesquisando na rede e sei que a afinação é meio bucha pra tocar mas o som é delicioso

    GAMA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    em todo caso de uma olhada neste link.
    www.fernandezmusic.com/Portuguese_Guitar_Methods.html

    nandoduh
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu jah achei esse site via Google antes. Me resta achar esse livro p/ vender. A afinação é bem estranha se comparada à dos violões e guitarras tradicionais. Eu li por aí que sua afinação é parecida com às das cítara... O que é bem estranho, visto que a guitarra portuguesa é um instrumento recente (deve ter pouco mais que um século de existência) e a cítara é "milenar" e sua afinação caiu em um tanto de desuso...

    Valeu pela info...

    GAMA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ai vai mais uma o Tuco Marcondes que é um guitarrista de SP diga-se de passagem excelente, usa uma guitarra portuguesa mais pelo imbre pois a afinação dela é bem ligada ao fado e não tem muito de acompanhamneto com acordes.
    Eu usaria com uma afinação D ou E cebolão ou aberto acho que fucionaria
    Vamos trocar mais idéias a respeito?

    nandoduh
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pois é, cara.
    Na realidade, eu acabei de ganhar a guitarra portuguesa. TO tendo um problemão para me adaptar com ela. Sem contar que na minha pressa e anciedade de afinar a guita, eu arrebentei 4 cordas. Tive que encomendar encordamente pela internet. Muito foda.

    Eu não tenho nada de fado aqui em ksa, e não tenho achado nada na internet pra baixar, então nem sei como usar direito esse instrumento.
    Tocando um pouco eu jah me dei conta que o negócio dele é arpegio e não acompanhamento com acordes.

    Eu não queria mudar a afinação dele (deixá-la na tradicional ou no D)... Queria preservar a afinação. Vc sabe me dizer como e porque essa afinação facilita para tocar o fado? Nâo sei nada de sua base teórica.
    Será que essa afinação atrapalharia para tocar outros estilos?

    Vc tem MSN, Gama? gostaria muito de trocar mais idéias a respeito, sim!

    GAMA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ok, na internet eu achei alguns sites com o histórico da GTR portuguesa vou tentar acha-los de novo.
    Em que afinação ela veio ou esta?
    O fado em geral tem os violões e as vezes acordeão e a gtr portuguesa fico mais ou menos como o nosso bandolin no Choro; com os solos, contrapontos, e floreios. procure o site do Madredeus acho que acharemos mais informações lá.
    O msn é ricbaptista@msn.com esteja a vontade

    nandoduh
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara, a Guitarra veio toda desafinada. Eu tentei deixar na afinação que eu achei na internet. No site da academia guitarra portuguesa e fado.
    é D A B E A B (da última corda pra primeira).

    Queria ouvir um solo de guitarra portuguesa. Não achei nenhuma técnica que sugerisse velocidade o suficiente para um solo. Talvez eu tenho que fabricar uma daquelas palhetas especificas que os sites falam ("Unhas").
    Tem um som lindo a guitarra, e olha que eu soh estou usando 3 pares de cordas (hehehe, foram as únicas cordas que continuaram em pares depois da minha sessão de arrebenta corda durante a afinação - segunda feira vão chegar meu encordamento, aí vou ver o q uma guitarra portguesa realmente é capaz).

    Já te adicionei no msn.

    nandoduh
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara, achei esse site aqui. Tem umas músicas no próprio site (não dá p/ baixar, mas dá pra escutar). Tem umas "guitarradas" muito iradas, dá pra sentir do que que esse instrumento é realmente capáz. Me deu mais vontade ainda de aprender a tocá-lo de vez.
    Uns solos e melodias lindas.
    Tchã! eahuheauheauea

    Greenwood
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nandoduh

    Cadê o site?

    Pedro Rodrigues
    Veterano
    # out/05
    · votar


    meus amigos!!! sou de Portugal ... conheço bem o Fado e todos os seus estilos!! olha tentem tirar do emule Carlos Paredes ou António Chaínho os melhores guitarristas portugueses!! Madredeus nao utiliza essa guitarra mas sim um Violão de 6 cordas e um outro de 8 cordas! mas tirem do emule Carlos Paredes! a guitarra portuguesa ja vem do sec. XV na altura dos descobrimentos portugueses!! e o Chorinho é um "filho" do fado e do Lundum ! pesquizem Carlos Paredes, António Chainho, Martinho d' Assunção ! abraço

    nandoduh
    Veterano
    # out/05
    · votar


    www.fado.biz
    Sou bem esperto, falo do site, mas não postei ele aqui né... Foi mal...

    nandoduh
    Veterano
    # out/05 · Editado por: nandoduh
    · votar


    Pedro Rodrigues
    Cara, tu pode nos dar uma explicada como que funciona a progessão de acordes no Fado? Existe alguma escala específica para o Fado, como há a Pentatônica com blue note para o Blues??

    GAMA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    OLá Pedro Rodrigues, existem por acaso metodos daquelke tipo desewnho de aodes parara guitarra Portuguesa?
    Onde podemos achar?

    nandoduh
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    GAMA
    Cara, você tb tem uma guitarra portuguesa?

    GAMA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Não, mas tenho muita curiuosidade pelo instrumento.
    Na verdade eu gosto de timbres ou seja o som característico do instrumento e da possibilidade de utiliza-lo em outras formas musicais que não as suas de origem. por ex: Cavaquinho em baladas, bandolim em rock/pop (que já é até normal), quem sabe a gtr portuguesa em baião ou choro.
    Há muito tempo atrás existia um grupo chamado " A Barca do Sol", que gravou alguns poucos discos e faziam um som meio renascentista na falta de melhor definição meio comomse o Jetro Tull cruzasse com o Alceu Valença e o Zé Ramalho.
    Eles utilizavam guitarra,violoncelo, flautas, violão, piano, percussão,cavaquinho e viola 10 cordas em musicas muito interessantes (pelo menos prá mim) e com letras de poesia concretista ou algo assim.
    Se conseguir ouça não sei se vc irá gostar mas é uma bela experiencia.

    nandoduh
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pelo que eu saiba Guitarra Portuguesa já é(foi) utilizado no choro.
    Eu também gosto de misturar timbres exóticos com ritmos diferentes, tenho uma "banda experimental" (na verdade não é um projeto de banda em si, são só vários amigos músicos que se unem p/ fazer jam sessions), e nós sempre levamos o maior número possível de timbres diferentes p/ nosso repertório instrumental. Gostamos muito de tocar em praças (estúdio é caro!!! hehehe) coma seguinte config: bandolin, bongô, violão e gaita/flauta/ocarina. Agora vou começar a levar minha guitarra pressas jams!
    Tentar criar um som diferente. Sempre isso em mente.

    GAMA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    É mesmo? eu vou procurar ouvir deve ser bem legal.
    To tentando comprar um charango mas tá caro mandar trazer se eu achar um de 2ª vai ser legal.
    Vc já experimentou?

    nandoduh
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Nunca experimentei, porém, trabalho num estúdio de gravação e por lá passam instrumentos e pessoas "estranhos". Me apareceu um sujeito cego que tocava charango, realmente uma lição de vida.
    É um instrumento interessante. Sou mais fã dos banjos e bandolins.

    The Floyd Rose Lord
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    se akguem quiser vender uma fala comigo, gosto de instrumentos diferentes de corda.

    CONNJAZZ INSTRUMENTOS
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Tudo bem pessoal ? Estou precisando de encordoamento para Guitarra Portuguesa de 12 cordas ( LISBOA ) , alguém poderia me ajudar onde compro aqui no Brasil ?
    Obrigado .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Portuguesa