Devo deixar as unhas crescerem? (toco com a carne)

    Autor Mensagem
    Tromeu
    Veterano
    # out/05


    Toco guitarra a muito tempo, sempre com palheta. Recentemente adquiri um violão e tenho me dedicado ao estudo clássico. Meu dedilhado é satisfatório, tô conseguindo tocar vários estudos e peças simples. Só tem uma questão: eu toco com a carne e não com a unha. Puxo as cordas com a parte de baixo dos dedos. Isso é errado? Devo deixar a unha crescer? Por exemplo, conseguirei fazer técnica de tremolo sem as unhas salientes???

    maggie
    Veterana
    # out/05
    · votar


    Não é errado, mas a unha grande ajuda!
    Porém não é obrigatório, quem tem unhas mais fracas não consegue deixar elas grandes.. então é não tem jeito!

    Tiago Metal
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu uso as unha grandes, acho bem melhor para tocar

    anonimo_83
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tromeu
    Cara, se vc quer tocar violao, ainda mais violao erudito, o ideal é deixar as unhas de um tamanho que possa tirar som do violao! e um segredinho pra vc, na faculdade onde eu estudo, até os guitarristas tem unha grande para ajudar na tecnica de dedilhado e para que os fraseados feitos com a mao, mesmo na guitarra, soem mais brilhantes e mais definidos do que com as pontas do dedo sem unha!

    Fica a seu critério, mas se quiser se dedicar ao violao mesmo nao tem outra escolha!

    Abraços

    YES
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Comecei a estudar violão realmente a uns 4 meses, era da palheta e tá sendo difícil acostumar com as unhas ... meu carro não tem direção hidráulica, já devem ter percebido a merda que já me aconteceu :O
    Mas vale a pena, para mim a execução das escalas é bem melhor com unhas do que com a ponta direta dos dedos.

    Tiago Metal
    Veterano
    # out/05
    · votar


    YES
    aaaah!, sério? deve ter doido

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # out/05
    · votar


    muda o som ai acho que é questao de gosto, o inicio deixei a minha grande depois, descobri que mei negocio era guitarra e palhetas de 3 mm aiuhuiahu

    YES
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara, doeu, mas você tinha de ver o desespero da minha mulher no banco do lado, deve ter doído mais nela. :D

    CaimDark
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Não é realmente obrigatório, mas facilita e sai mais som.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Eu sei que o que eu vou escrever pode parecer uma besteira, mas com as unhas grandes você tem duas opições de timbre. Ora toca com o dedo, ora com a unha. O som da unha produz um ataque maior nas cordas, deixando o som mais estalado, com mais destaque. Os dedos tem menos ataque, produz um timbre mais nasal e dependendo da força empregada, o som sai sem a consoante, apenas a vogal, como se tivesse utilizando um pedal de volume. A mesma coisa existe na guitarra, onde essa diferença é mais gritante.

    Muito músicos utilizam as duas técnicas, até mesmo pra valorizar a dinâmica.

    Tromeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Valeu a opinião de todos vocês. Me conveceram.
    Duas opções de timbre é melhor que uma, apesar de que na maioria das vezes eu prefiro o som aveludado e com menos ataque da carne (daí talvez minha relutância em admitir o valor da unha).
    Existe alguma técnica que só é viável com a unha?
    Bom, de qualquer forma estou convencido: Vou parar de roer as unhas da mão direita!

    anonimo_83
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tromeu
    A questao nao é tecnica cara, é mais de timbre mesmo, poderia dizer que o tremolo so se faz com unha, mas Matteo Carcassi ja fazia sem unha antes de Tarrega, acho que com unha vc ganha em relação ao timbre, volume e agilidade!

    Abraços

    Tromeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Balbino Junior
    acho que com unha vc ganha em relação ao timbre, volume e agilidade!

    Então é isso, vou tentar. Vai demorar um pouco, mas acho que vai valer a pena.
    Abraços.

    Rafael neto
    Veterano
    # out/05
    · votar


    podemos dizer que a unha substitui a palheta..x]

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu uso as unhas grandes.

    Tromeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Achei a seguinte informação no Programa I da "Arte do Violão" de F. Zanon:
    "O inimitável virtuosismo de Llobet na gravação do estudo no 23 de Coste não seria possível sem o emprego das unhas". (p. 7 do arquivo pdf)

    Botelho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    por força de profissão, minha unha não pode ser grande. geralmente deixo com uns 2 mm, que já dá pra tocar. já tive unha maior mas acho que desse tamanho fica bom, já que dá para revezar entre tocar com a unha ou com a carne.

    já para o banjo e pra viola caipira eu uso dedeiras de metal.
    um amigo meu usa unhas postiças, mas aí eu já acho meio gay.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo deixar as unhas crescerem? (toco com a carne)