Autor |
Mensagem |
Tromeu Veterano |
# out/05
Toco guitarra a muito tempo, sempre com palheta. Recentemente adquiri um violão e tenho me dedicado ao estudo clássico. Meu dedilhado é satisfatório, tô conseguindo tocar vários estudos e peças simples. Só tem uma questão: eu toco com a carne e não com a unha. Puxo as cordas com a parte de baixo dos dedos. Isso é errado? Devo deixar a unha crescer? Por exemplo, conseguirei fazer técnica de tremolo sem as unhas salientes???
|
maggie Veterana |
# out/05
· votar
Não é errado, mas a unha grande ajuda!
Porém não é obrigatório, quem tem unhas mais fracas não consegue deixar elas grandes.. então é não tem jeito!
|
Tiago Metal Veterano |
# out/05
· votar
eu uso as unha grandes, acho bem melhor para tocar
|
anonimo_83 Veterano |
# out/05
· votar
Tromeu
Cara, se vc quer tocar violao, ainda mais violao erudito, o ideal é deixar as unhas de um tamanho que possa tirar som do violao! e um segredinho pra vc, na faculdade onde eu estudo, até os guitarristas tem unha grande para ajudar na tecnica de dedilhado e para que os fraseados feitos com a mao, mesmo na guitarra, soem mais brilhantes e mais definidos do que com as pontas do dedo sem unha!
Fica a seu critério, mas se quiser se dedicar ao violao mesmo nao tem outra escolha!
Abraços
|
YES Veterano |
# out/05
· votar
Comecei a estudar violão realmente a uns 4 meses, era da palheta e tá sendo difícil acostumar com as unhas ... meu carro não tem direção hidráulica, já devem ter percebido a merda que já me aconteceu :O
Mas vale a pena, para mim a execução das escalas é bem melhor com unhas do que com a ponta direta dos dedos.
|
Tiago Metal Veterano |
# out/05
· votar
YES
aaaah!, sério? deve ter doido
|
Lord Derfel Cadarn Veterano |
# out/05
· votar
muda o som ai acho que é questao de gosto, o inicio deixei a minha grande depois, descobri que mei negocio era guitarra e palhetas de 3 mm aiuhuiahu
|
YES Veterano |
# out/05
· votar
Cara, doeu, mas você tinha de ver o desespero da minha mulher no banco do lado, deve ter doído mais nela. :D
|
CaimDark Veterano |
# out/05
· votar
Não é realmente obrigatório, mas facilita e sai mais som.
|
LeandroP Moderador |
# out/05
· votar
Eu sei que o que eu vou escrever pode parecer uma besteira, mas com as unhas grandes você tem duas opições de timbre. Ora toca com o dedo, ora com a unha. O som da unha produz um ataque maior nas cordas, deixando o som mais estalado, com mais destaque. Os dedos tem menos ataque, produz um timbre mais nasal e dependendo da força empregada, o som sai sem a consoante, apenas a vogal, como se tivesse utilizando um pedal de volume. A mesma coisa existe na guitarra, onde essa diferença é mais gritante.
Muito músicos utilizam as duas técnicas, até mesmo pra valorizar a dinâmica.
|
Tromeu Veterano |
# out/05
· votar
Valeu a opinião de todos vocês. Me conveceram.
Duas opções de timbre é melhor que uma, apesar de que na maioria das vezes eu prefiro o som aveludado e com menos ataque da carne (daí talvez minha relutância em admitir o valor da unha).
Existe alguma técnica que só é viável com a unha?
Bom, de qualquer forma estou convencido: Vou parar de roer as unhas da mão direita!
|
anonimo_83 Veterano |
# out/05
· votar
Tromeu
A questao nao é tecnica cara, é mais de timbre mesmo, poderia dizer que o tremolo so se faz com unha, mas Matteo Carcassi ja fazia sem unha antes de Tarrega, acho que com unha vc ganha em relação ao timbre, volume e agilidade!
Abraços
|
Tromeu Veterano |
# out/05
· votar
Balbino Junior
acho que com unha vc ganha em relação ao timbre, volume e agilidade!
Então é isso, vou tentar. Vai demorar um pouco, mas acho que vai valer a pena.
Abraços.
|
Rafael neto Veterano |
# out/05
· votar
podemos dizer que a unha substitui a palheta..x]
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# out/05
· votar
Eu uso as unhas grandes.
|
Tromeu Veterano |
# out/05
· votar
Achei a seguinte informação no Programa I da "Arte do Violão" de F. Zanon:
"O inimitável virtuosismo de Llobet na gravação do estudo no 23 de Coste não seria possível sem o emprego das unhas". (p. 7 do arquivo pdf)
|
Botelho Veterano |
# out/05
· votar
por força de profissão, minha unha não pode ser grande. geralmente deixo com uns 2 mm, que já dá pra tocar. já tive unha maior mas acho que desse tamanho fica bom, já que dá para revezar entre tocar com a unha ou com a carne.
já para o banjo e pra viola caipira eu uso dedeiras de metal.
um amigo meu usa unhas postiças, mas aí eu já acho meio gay.
|