M**da de Violão Preto!!!

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# out/05 · Editado por: albertoellobo


Putz! Não existe nada pior do que um violão de cor Preta! Eles sujam à toa, ficam todo manchado de marcas de dedo, poeira e tudo mais que é impureza, e por mais que a gente tente limpar, ele nunca fica limpo!
Tenho um Eagle CH888 12 cordas preto, lindo de morrer, do kct, mas dá um trabalhão para limpar... :( Já decidi: meus próximos violões serão todos eles em cor natural. Dá muito menos trabalho pra conservar limpo.
Quem tem um violão preto aí? Como vocês fazem pra limpar ele, sem agredir a pintura?

Marcs
Veterano
# out/05
· votar


ahhh cara...
c vc naum quiser mais esse Eagle...dá ele pra mim...eu cuido dele numa boa...

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo

eu tenho um preto, e um branco, e os dois são sujos.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Marcs
ahhh cara...
c vc naum quiser mais esse Eagle...dá ele pra mim...eu cuido dele numa boa...

É ruim, hein!

Claudio Natureza
eu tenho um preto, e um branco, e os dois são sujos.
Putz! Um preto e um branco... tu gostas de violão que suja fácil, hein!

Johnny
Veterano
# out/05
· votar


Além do efeito estético a camada muito espessa de acabamento compromete bastante na sonoridade.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo

branco que eu quiz dizer é sunburst.

FMS
Veterano
# out/05
· votar


Putz, tava pensando em comprar um "baixolão" azul... será que terei o mesmo problema?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Johnny
Além do efeito estético a camada muito espessa de acabamento compromete bastante na sonoridade.
Como assim??? Eu tava desconfiado que isso acontecesse realmente... explica:

Johnny
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo

O bom desempenho da caixa acústica exige a menor quantidade de material possível. Por isso intrumentos melhores e mais caros são vedadeiras "casquinhas" leves e frágeis. O ideal é que um violão possua a menor quantidade de cola, madeira e acabamento possível, pois quanto maior a quantidade de material, por onde a onda se propaga antes de ser transmitida ao ar e com isso ser redefinida como som, maior será a perda de energia e consequentemente perda da amplitude oscilatória e maior dissipação de frequências baixas.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Johnny

então o ideal é sunburst? certo?

Johnny
Veterano
# out/05
· votar


Claudio Natureza

O ideal é na madeira pura sem nada por cima, mas neste caso compromete a preservação e a estética do instrumento. Então a melhor opção é uma goma laca bem fininha só por uma questão estética e para proteger da gordura e humidade das mãos e do corpo. Sunburst já é um acabamento tão pesado quanto o pintado em preto sólido.

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
Pena que dê tanto trabalho... mas acho violão preto muito bonito. Provavelmente ainda terei um dessa cor. Sunburst também acho bonito. Azul acho legal, mas não é meu favorito. Já violão branco puro acho feio mesmo.

albertoellobo
Veterano
# out/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


CaimDark
Pena que dê tanto trabalho... mas acho violão preto muito bonito.
Claro que são lindos! Mas o trabalho que dá pra limpar pé proporcional à sua beleza. Azul, dependendo dos detalhes de acabamento, até que é bonito também, mas se for aquele azul "chapadão" fica estranho. Um dia eu quase comprei um Condor azul, desenhado como se fosse uma calça jeans. Bacanão. Já os brancos paecem violão de cowboy e combina bem com botas e chapeus country, hehehehe. O sunbrust são bonitos pra caramba também. Eu tenho um que é show de bola

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Johnny
quanto maior a quantidade de material, por onde a onda se propaga antes de ser transmitida ao ar e com isso ser redefinida como som, maior será a perda de energia e consequentemente perda da amplitude oscilatória e maior dissipação de frequências baixas.
Na prática, isso quer dizer: Violões com muitas camadas de verniz no acabamento e madeiras muito expessas na caixa geralmente tem um grave "deficiente"?

albertoellobo
Veterano
# out/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Então a melhor opção é uma goma laca bem fininha
Putz! Os violões da Rozini são assim, com goma laca. Então, agora tá explicado o porque deles têr um "grave" superpoderoso.

Neo Anderson
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
Eu particularmente gosto do violão do jeito clássico mesmo, cor de madeira natural....nao compraria um preto, branco, verde, seja que cor for....

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Neo Anderson
Pois é... mas eu já comprei. Ele é bonito, mas... como dá trabalho!

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
É... tô afinzão de um 12 cordas. Ví um 12 cordas Jumbo da Takamine maravilhoso... por que ele tem que custar 2400 reais meu deus?!?!?!?!?!?!??? hauhauauha. Mas por enquanto vou ficar só na vontade mesmo, provavelmente só vou comprar um no final de 2006 ou começo de 2007 que já não vou estar tão ruim no de 6 heheh. E acho que vou acabar indo de Eagle mesmo, e quem sabe preto!!!

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
E acho que vou acabar indo de Eagle mesmo, e quem sabe preto!!!
Cara, pode ir, na boa. É um baita violão. Tem um ótimo timbre e volume bem alto, além do grave não comprometer. Só que vc precisará ter paciência para limpar ele, pois o acabamento na cor preta suja muito mais fácil que os em cor natural. Pega ele, e depois que estiver "fera" no doze cordas, vai de Takamine e esculacha logo, hehehehehe.

Beto Munhoz
Veterano
# out/05
· votar


Um luthier me deu a seguinte dica para limpar violão preto: cera de polir automoveis. Segundo ele, o tipo de tinta usada na pintura dos violões preto, é similar à tinta automotiva.
Já tinha um violão folk Giannini (preto é claro) e agora comprei esse http://www.takamine.com/?fa=detail&mid=134&sid=66#

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Beto Munhoz
Cera de automóvel? Isso não danifica a madeira?

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
cara, vc é de SP?
Vai na Teodoro e procura por materiais específicos para limprar/ lustrar o violão. Eu não costumo usar essas coisas, mas tem material pra conservar a madeira, outro pras cordas. Esse tipo de coisa não se improvisa.

Qto à pintura interferir no som, realmente... se vc toca acusticamente, evite! Mas se vc, como eu, toca apenas amplificado em shows, bares, etc, a influência é pequena.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
cara, vc é de SP?
Não. Sou do RJ.

silvanasil
Veterano
# abr/07
· votar


eeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiii pessoas o polidor para automoveis tem que ser SEM abrasivo......senao acaba com seu viola.....tem uma marca boa..."from in shine" acho que é assim que escreve....vc passa um pouco deixa secar...depois da aquela polida fica tinindo....bjs

silvanasil
Veterano
# abr/07
· votar


haaa outro detalhe......este polidor eu uso em violões pretos....blz??

Mega
Veterano
# abr/07
· votar


devia ter um violão na cor "sujeira". :D
uheiuheiuheaiuhaeiuaeiuh

billy ramone
Veterano
# abr/07
· votar


silvanasil

Valew pela dica!

Mega

devia ter um violão na cor "sujeira". :D

o meu ficaria sempre limp, suj, sei-lá

tom_delonge182
Veterano
# abr/07
· votar


devia ter um violão na cor "sujeira". :D

hsuashuashausha

ROTTA
Veterano
# abr/07
· votar


albertoellobo
Dá muito menos trabalho pra conservar limpo.

Visualmente limpo, você quer dizer. Porque independente da cor, a sujeira vai acontecer. Você só não vai ver. Ou por acaso os violões de cor natural têm algum tratamento anti-sujeira? Não geram marcas de dedos?

Abraços.

TheChaosSpirit
Veterano
# abr/07
· votar


Marco Alan Rotta
Moderador # Enviado: 27/abr/07 10:25
Quote

albertoellobo
Dá muito menos trabalho pra conservar limpo.

Visualmente limpo, você quer dizer. Porque independente da cor, a sujeira vai acontecer. Você só não vai ver. Ou por acaso os violões de cor natural têm algum tratamento anti-sujeira? Não geram marcas de dedos?

Abraços.



para isso existe flanela :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a M**da de Violão Preto!!!