Escalas...Transposicaum em todos os tons ...Question...???

    Autor Mensagem
    kunst
    Veterano
    # set/05 · Editado por: kunst


    E aew pessoal blz ...
    Minha dúvida é com relação a escala solos e tons...

    eu tenho essa escala pentatonia de C maior
    C D# F G A# C
    Montei um padraum(desenho)


    e--------------------------------------|
    B--------------------------------------|
    G---------------------------5------- --|
    D-----------------8----5---------------|
    A---------6---9------------------------|
    E-----8--------------------------------|


    Eu poderia tranportar o desenho acima da escala Pentatonica de C maior para D Maior (Ré) aumentando um
    tom em toda a escala e assim chamá-la de Pentatonica de Ré maior ???

    Explicando melhor, eu tenho uma música no Tom D maior , mais eu lembro apenas dessa escala pentatonia em C maior se eu transporta-se o desenho que eu tenho da escala Pentatonica para D um tom acima da escala original de C teoricamente teria uma escala Pentatonica de D maior e poderia solar normalmente??? teria o mesmo efeito , uma escala de C tranposta em D , do que um escala de Fa ?? me expliquem que eu to boiando um pouco nisso...

    Valewzz....

    kunst
    Veterano
    # set/05
    · votar


    como eu ja vi muitos Shapes(Desenhos) onde facilmente poderia conseguir outros tons avancando ou voltando alguns tons no braço do violaum , acordes com pestana normalmente se faz assim , com escalas funciona da mesma maneira ?? na questaum do intervalos ficaria normal ????

    anonimo_83
    Veterano
    # set/05
    · votar


    kunst
    O seu raciocinio esta certo!

    Se temos um padrao de escala e queremos avançarmos um tom ou diminuir um tom basta que desloquemos cada nota na direção necessaria! Todas as notas deverao ser alteradas de posição!

    mas eu particularmente prefiro nao pensar dessa forma, prefiro pensar nas notas da escala qual sera transposta a escala inicial e assim criar novos shapes para fugir desses padroes horrorosos que os guitarristas insistem em criar!

    Abraços

    kunst
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Aew ...Balbino Junior valew , vo tentar analisar dessa maneira para não viciar nos shapes...eheheh , mais as vezes pra fazer alguns improvisos é mais facil lidar com shapes senão começa a bagunçar tudo... ate que meu cerebro fique coordenado com a velocidade da minha mão leva tempo, ate que a prática x teoria estejam esquilibradas , pra não ficar sempre ¨fritando¨ que nem loco em cima de alguns poucos shapes decorados...=pp

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas...Transposicaum em todos os tons ...Question...???